segunda-feira, 20 de maio de 2019

Lição 08: Um cego volta a ver: O cego Bartimeu: Pré - aula, brincadeira, atividades, ilustrações, lembrancinhas... Jardim de Infância de 5 e 6 anos




Lição:




Título da lição:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula: 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. 

   Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Inicie a aula perguntando:

Quem sabe me dizer alguma coisa sobre uma pessoa cega?” [deixar que falem e direcionar para as dificuldades que ela encontra, auxiliares que usa: bengala, cão guia, alfabeto Braille.]
-Em seguida coloque uma venda nos olhos de um ou mais alunos para que andem na sala procurando algo sugerido pela turma ou pelo próprio prof. Para que assim percebam a dificuldade de ser cego.


Pré - aula:



Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Dvd Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus







LEIA A BÍBLIA em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2





Converso com Jesus - Cânticos para crianças - APEC






Converso com Jesus - Cânticos para crianças - APEC




Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.


Memória em ação:
Inicie a história:
É muito duro uma pessoa não enxergar como vocês puderam perceber. Na época de Jesus era mais difícil pois um cego era considerado uma pessoa inútil, que não conseguia fazer nada, que vivia da caridade dos outros pedindo esmolas e comida. Geralmente dormiam na rua sendo muitas vezes maltratado pelas pessoas.
Jesus e seus amigos discípulos estavam passando pela cidade de Jericó. Na beira do caminho estava um homem chamado Bartimeu. Ele era cego e estava pedindo esmolas. Quando ouviu a multidão barulhenta que passava, perguntou o que era aquilo e alguém lhe respondeu que era Jesus, o Nazareno.
Bartimeu então começou a gritar e a clamar: “- Jesus, Filho de Davi, tem pena de mim!” As pessoas que iam na frente o repreendiam mandando que se calasse, que ficasse quieto. Mas ele gritava ainda mais: “- Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Jesus então parou e mandou que lhe chamassem o cego. Eles chamaram e disseram a Bartimeu: “- Coragem, levante-se pois Jesus está te chamando. “Bartimeu então, jogou sua capa, levantou-se depressa e foi até Jesus. “- O que você quer que eu faça”, Jesus perguntou. Bartimeu respondeu: “-Senhor, eu quero ver de novo!” Então Jesus lhe disse: “- Recupera a tua vista, você está curado porque teve fé. Tua fé te salvou!” E Imediatamente Bartimeu começou a enxergar e passou a seguir Jesus pelo caminho, louvando a Deus. Todo o povo vendo o que acontecera com Bartimeu dava louvores a Deus.
Deus conhece o homem e o corpo do homem. Por isso pode curar qualquer coisa se for da sua vontade. Nesta história ele curou uma pessoa cega através de seu filho Jesus. Por isso quando alguém está doente e oramos para que ela sare, temos que ter fé como Bartimeu teve. O Senhor Jesus pode curar.
Use esta parte da aula para recapitular com as crianças tudo o que foi ensinado.
• Como era o nome do homem que era cego?
• Onde ele ficava?
• Quando ouviu o barulho da multidão o que ele fez?
• O que ele gritou?
• O que Jesus fez?
• Depois de curado para onde foi Bartimeu?


OU



 
 INTRODUÇÃO
Hoje vamos iniciar esta lição bíblica de maneira bem diferente. Acomode as crianças em semicírculo. Prepare uma colcha e uma canequinha com algumas moedinhas. Você estará fazendo o papel de Bartimeu, para a história ficar mais interessante. Quando for imitar Bartimeu, feche os olhos. Ou coloca óculos escuros.

Inicie a história assim: 
Coloque a colcha sobre os ombros, como se fosse uma capa e segure a canequinha e diante da turma ande dizendo:
- Uma esmola, uma esmolinha, por favor! (Faça uma voz diferenciada para Bartimeu e chacoalhe a caneca de moedas.)
Vamos conhecer na história de hoje um homem que não podia enxergar. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais escura, porque ele era cego!

Com a venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Peça que uma ou duas crianças o ajude (guie aquele que está de olhos vendados). Depois de três ou quatro alunos vendarem os olhos e outros se esconderem ou ajudarem, coloque-os sentados novamente e pergunte como cada um se sentiu no seu papel.) Como se chama a pessoa que não enxerga? Cega. Por que precisa de ajuda? Porque não enxerga onde vai pisar.
Hoje vamos ver a história de um cego.

Para contar essa historinha você vai precisar do material: 
- 1 bexiga 
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira) 
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto) 
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta) 
- 1 cadeira 
- 1 caneca ou similar 
Pronto! Eis o cego Bartimeu. 
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.

 


Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bartimeu, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.


OU....


USAR MOEDAS E UMA VASILHA TIPO LATA DE REFRIGERANTE OU OUTRO MATERIAL QUE EMITA BOM SOM PARA QUE TODOS OUÇAM QUANDO VOCÊ DEIXAR AS MOEDAS CAÍREM DENTRO DELA.

PEÇA PARA AS CRIANÇAS FECHAREM OS OLHOS POR UM POUCO DE TEMPO E SÓ ABRIREM QUANDO VOCÊ MANDAR.
SENTADO A BEIRA DA ESTRADA UM HOMEM PEDIA AJUDA A QUEM PASSAVA: " UMA ESMOLA POR FAVOR! AJUDE UM POBRE CEGO! ALGUÉM PODE ME DAR UMA MOEDA? NÃO POSSO VER!"

ENQUANTO VOCÊ FALA DEIXE CAIR UMA MOEDA NA LATINHA... PEÇA QUE AS CRIANÇAS ABRAM OS OLHOS..

CONVERSE COM ELAS SOBRE COMO DEVE SER DIFÍCIL SER CEGO E SÓ PODER OUVIR OS BARULHOS.
BARTIMEU ERA O SEU NOME...



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:  
  Lucas – Capítulo 18. 35 - 43
35 Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
36 E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.
37 Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.
38 Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39 E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
40 Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.
42 Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



SLIDES





FIGURA PARA  FLANELÓGRAFO?





  Recursos Visual









CAIXA:
Com esta pequena caixa de pop-up, um momento Bartimeu é cego e no próximo ele pode ver!
Quer transformar isso em uma atividade de oração: cobrir o resto da caixa com necessidades de oração e ter as crianças orar por algo na caixa de cada vez que pressionar -lo para baixo. Falar sobre como nós, muitas vezes fechar os olhos quando oramos, mas para Bartimeu, encontrando Jesus significava abrir os olhos para ver Deus.



Este é um ofício impressão de uma página, e você vai precisar de uma tesoura e cola também!
Adicione qualquer decoração adicional, pedidos ou cores de oração primeiro e depois ...
Corte as três formas para fora - incluindo a janela!
Dobre tudo, para a parte superior da caixa e tubo de todas as dobras ir com a tinta do lado de fora. não há necessidade de marcar primeiro ou hiper ser preciso, no entanto, uma vez que estas peças de deslizar dentro de um outro mau dobras poderia dificultar o mecanismo.
O mecanismo parece com isso quando dobrado, as duas abas finais devem ser dobradas.
Comece por fazer-se o tubo, este é colado com a aba no interior
Ponha cola na pequena faixa no meio do mecanismo. T
Este é então colada ao 'top' da caixa (por trás da escrita).Ideal, isso é colocado no meio e em linha reta!
Agora adicione um pouco de cola para a parte traseira de todas as guias e começar a construir a caixa.
Deslize o tubo no interior da caixa para que o mecanismo vem pelo meio. o tubo é um pouco menor do que a caixa de modo que este deve ser simples. adicionar um pouco de cola nas abas finais e cola-los para o exterior do tubo. Pode ser necessário para puxar o tubo ainda mais para baixo, para empurrá-lo ainda mais até pelo que esta.
Dê-lhe um segundo para secar antes de testar, em seguida, dar-lhe um empurrão!




Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer? 




 Atividades








ORGANIZE A CENA CORRETAMENTE




Brincadeira
- Desenho às cegas
Colar um papel pardo ou cartolina na parede.
Chamar 2 crianças de cada vez no mural (olhos vendados) para desenhar um objeto a pedido do Professor.
-Vai ser divertido para as crianças verem depois como elas desenharam sem poder enxergar, e também será divertido para os coleguinhas que estarão assistindo.

Brincadeira
- Sacola às cegas
Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas.
A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.

Brincadeira
- Abraçando balões
Todas as crianças devem estar vendadas. Soltar balões pela sala e elas deverão encontrar e abraçar o balão encontrado até estourar.
Dentro deve ter balinhas ou pirulito.
É preciso ter um bom espaço e verificar que não existam objetos/móveis que possam machucar as crianças - não deve ser feito com crianças muito pequenas que se assustam com o estouro do balão.

Brincadeira
- Sapatos perdidos
Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala.
Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos.
No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.




 
Lembrancinhas:


    
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


 Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.




    
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

Revista jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2019: Tema: O meu amigo Jesus é poderoso - Cpad






Jardim de infância, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas... Arquivo




 No próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.


Fontes consultadas:
Ebdanimada.com.br
tiaalinealcantara.blogspot.com
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica:
Novo Testamento Livro 1 - Editora Shedd Kids
https://blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
A água da vida Jesus
Criança e Educação Bíblica
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ebi blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Pequeninosdejesusblogspot.com
Ministério Bíblico Infantil.
Revista Cpad


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Jardim de infância, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...







 Escola Bíblica Infantil




Jardim de Infância de 5 e 6 anos - Histórias Bíblicas, brincadeiras, dinâmicas, quebra de gelo e mais....Arquivo



 Crianças - Completo - Com Vários temas Bíblico - De todas as idades



 Oficina Criativa a arte de fazer brinquedos


 Moldes de meninas e meninos da net


ARQUIVO DO BLOG



 Músicas para Crianças







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019 



  Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2019: Tema: Família, um presente do meu amigo - Cpad




LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018 


 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4° Trimestre 2018: Tema: A casa do meu amigo - Cpad


 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 3° Trimestre 2018: Tema: Amigos de Deus no Novo Testamento - Cpad



 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 2° Trimestre 2018: Tema: Amigos de Deus no Antigo Testamento - Cpad


 Revista Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 1° Trimestre 2018: Tema: Família, um presente do meu Amigo - Cpad 







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 


 Lições Bíblicas JARDIM DA INFÂNCIA - de 5 e 6 anos - 2º Trimestre de 2016 - CPAD


 Jardim de Infância: O meu amigo guarda e cuida do seu povo de 5 e 6 anos 3º Trimestre. 2016: CPAD


► Jardim de Infância de 5 e 6 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD. Tema: A casa do meu amigo







► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


Ovelhinhas de Cristo. 


 Noticias.Com

► Escola Bíblica Dominical
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário


 Brincadeiras para unir pais e filhos


► Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil 


 Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


 Oficina a arte de fazer brinquedos



 Oficina a arte de fazer brinquedos






--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!



























JESUS FAZ A VIDA MELHOR


Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo. 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23


LEIA A BÍBLIA!
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

Um comentário:

  1. QUERO AGRADECER A DEUS POR TER ME ENVIADO VCS PARA ME AJUDAREM NO MINISTERIO INFANTIL.OBRIGADA QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO CADA UM DE VCS E TODO O MINISTERIO EM NOME DE JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir