segunda-feira, 20 de maio de 2019

Lição 08: Quando eu oro, o Papai do Céu me protege: Daniel na cova dos leões: Pré - aula, brincadeira, atividades, ilustrações, lembrancinhas... Maternal de 3 e 4 anos




Lição:





Título da Lição:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
  A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

  Ore com as crianças e peça a ajuda de Deus para ser como Daniel que amava a Deus de todo o coração.


Objetivo: Que o aluno compreenda que precisamos orar pedindo proteção e que Deus nos protege.



Incentivo Inicial: (Leve um leão de pelúcia ou uma figura de leão, para contar a história)


 Pré - aula:


 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Turma do Cristãozinho - Daniel na cova dos leões





Daniel Orou - Marilene Vieira




Igreja Batista Águas Cristalinas | EBF 2016: Fortes no Senhor - Música Tema: Daniel





Daniel na cova dos leões




Cristina Mel - Daniel e os leões (Com letra/legenda)




MINHA VIDA É UMA VIAGEM


 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.


Para guardar no coração:

Para guardar no coração: “O Senhor guardará você” [...] (Sl 127.7).



Ideias para a aula
“Pegue um guarda-chuva (verdadeiro). Pergunte às crianças: Quem já sentiu medo alguma vez? Medo de que? As respostas serão variadas: medo do escuro, de chuva, de trovão, de ficar em casa quando a mamãe vai trabalhar, de cachorro bravo, de ficar na creche, do papai brigar com a mamãe, do pai ou tio chegar bêbado, etc (nem todas vêm de famílias completamente salvas).

Dê atenção particular a cada resposta, e assegure-lhes: O Papai do Céu é forte e poderoso. Ele protege você de todas as coisas ruins e que dão medo.

Comece a “brincadeira do guarda-chuva” com um de seus auxiliares, e depois repita-a com algumas das crianças que se oferecerem espontaneamente.

A criança voluntária deve abrigar-se encolhida sob o guarda-chuva e atrás dele, como se fosse um escudo, enquanto as demais tentam atingi-la com bolinhas de papel ou isopor, aviõezinhos de papel, e borrifos de água (molhando a mão na vasilha de água).

Viu como a bolinha não acertou o Gabriel? Assim como o guarda-chuva o protegeu da bolinha, Deus protege você do trovão, do cachorro... Viu como o aviãozinho não atingiu a Juliana? Assim também Deus protege você das pessoas malvadas... Borrife água no guarda-chuva: Viu como o chuvisco não molhou a Priscila? Da mesma forma, Deus protege você das doenças, dos acidentes...” (Marta Doreto).
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
Daniel – Capítulo 6. 1 - 28
1 Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino a cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino;
2 e sobre eles, três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes sátrapas dessem conta, para que o rei não sofresse dano.
3 Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino.
4 Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
5 Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.
6 Então, estes presidentes e sátrapas foram juntos ao rei e lhe disseram: Ó rei Dario, vive eternamente!
7 Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabeleça um decreto e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
8 Agora, pois, ó rei, sanciona o interdito e assina a escritura, para que não seja mudada, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.
9 Por esta causa, o rei Dario assinou a escritura e o interdito.
10 Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.
11 Então, aqueles homens foram juntos, e, tendo achado a Daniel a orar e a suplicar, diante do seu Deus,
12 se apresentaram ao rei, e, a respeito do interdito real, lhe disseram: Não assinaste um interdito que, por espaço de trinta dias, todo homem que fizesse petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei e disse: Esta palavra é certa, segundo a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.
13 Então, responderam e disseram ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes, três vezes por dia, faz a sua oração.
14 Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Daniel; e, até ao pôr-do-sol, se empenhou por salvá-lo.
15 Então, aqueles homens foram juntos ao rei e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum interdito ou decreto que o rei sancione se pode mudar.
16 Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre.
17 Foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; selou-a o rei com o seu próprio anel e com o dos seus grandes, para que nada se mudasse a respeito de Daniel.
18 Então, o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
19 Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões.
20 Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21 Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive eternamente!
22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.
23 Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
24 Ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
25 Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada!
26 Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.
27 Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões.
28 Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.

 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE





Painel: Daniel na cova dos leões



Recursos visuais









Lembrancinhas:
LEÃO - ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO - RECICLAGEM


Todo feito de EVA, encape o rolo com EVA e os detalhes cole depois.Você pode dar também leões utilizados na história.



Lembrancinha:


Depois de montado cole, na parte de trás, um copo descartável e coloque doces.





Lembrancinhas:




Quantos querem pedir a Jesus que os ajude a ser sempre Seus amigos? Oremos agora pedindo isso.




  CONCLUSÃO: 


Perfil da criança
“Uma das necessidades básicas da criança de 3 e 4 anos é a segurança. E nada lhes suprirá mais perfeitamente esta carência que conhecer pessoalmente a Deus como o Pai amoroso, forte, protetor e provedor. Infelizmente, muitas criancinhas já vivem situações de risco, e sentem-se ameaçadas pela maldade de algum familiar ou pela violência do bairro onde moram. E mesmo aquelas que desfrutam da bênção de um lar saudável e de uma vida sem sustos não estão isentas de experimentar medo. Nesta idade, a sua imaginação é muito fértil, e os temores imaginários são-lhe tão perturbadores quanto os reais. Todas elas, pois, não importa onde e como vivam, precisam saber que Deus está ali, ao alcance da sua voz ou do seu pensamento, amando-as e protegendo-as” (Marta Doreto).




6 PASSOS PARA ORAR


 

Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 
 



 
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus 
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Revista maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Vamos orar - Cpad



                     Maternal: Arquivo





Fontes consultadas

Ebdanimada.com.br
Missaoinfantilsede

blogtialeblogspot.com
pequeninos de jesusblogspot.com
Escolinha biblica da garotadablogspot.com
Ensino num clique
(Marta Doreto)
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Cpad


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Vamos orar - Cpad



  Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia - Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Confiar?


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Vamos ajudar? Cpad





  Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Vamos conhecer os milagres de Jesus? Cpad



 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Conhecer Jesus? Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2017 - Tema: Vamos Louvar? Cpad


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad


 Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad


 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD: tema:"Vamos conhecer as histórias da Bíblia".



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016


 Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - 2 Trimestre 2016: Vamos conhecer os milagres de Jesus

 Lições Bíblicas :Maternal de 3 e 4 anos 3º Trimestre 2016 - 
CPAD

 Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD





 Escola Bíblica Infantil




 Maternal de 3 e 4 anos histórias, brincadeiras e muito mais... Arquivo  




  Crianças - Completo - Com Vários temas Bíblico - De todas as idades



  





PRA VOCÊ!!!
COM TODO O MEU CARINHO...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!

Lembre-se...
"Volte Sempre!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário