segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Lição 5: A história de uma amiga - Rute: Pré - aula e subsidio - Maternal de 3 e 4 anos - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia.







Lição







Pré - aula:





Subsidio: 
Ideias para o ensino: 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.



Título da Lição:


Objetivo: Que os alunos salvos vivam de modo a atrair seus amigos para Cristo, e que os não salvos dedicam-se a recebe-lo como Salvador.


Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.



 Momento do louvor 
 Cante:



Cristina Mel Lá Vem o Trem





Para guardar no coração:

Para guardar no coração: "(...) O seu Deus será o meu Deus."  (Rute 1.16)



Frase do dia: Se a nossa vida, assim como a de Noemí, for um sermão vivente, as pessoas a nossa volta decidirão: O teu Deus é o meu Deus.



Vamos ler o que a Bíblia diz: 
  
Rute – Capítulo 1. 1 - 22
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.
2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
3 Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos,
4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6 Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
7 Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
19 Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?
20 Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
21 Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido?
22 Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada.


  Rute – Capítulo 2. 1 - 23
1 Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz.
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha!
3 Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.
4 Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe!
5 Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça?
6 Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe.
7 Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim, ela veio; desde pela manhã até agora está aqui, menos um pouco que esteve na choça.
8 Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas.
9 Estarás atenta ao campo que segarem e irás após elas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem? Quando tiveres sede, vai às vasilhas e bebe do que os servos tiraram.
10 Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira?
11 Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias.
12 O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.
13 Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas.
14 À hora de comer, Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e come do pão, e molha no vinho o teu bocado. Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu grãos tostados de cereais; ela comeu e se fartou, e ainda lhe sobejou.
15 Levantando-se ela para rebuscar, Boaz deu ordem aos seus servos, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher e não a censureis.
16 Tirai também dos molhos algumas espigas, e deixai-as, para que as apanhe, e não a repreendais.
17 Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada.
18 Tomou-o e veio à cidade; e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se tirou e deu a sua sogra.
19 Então, lhe disse a sogra: Onde colheste hoje? Onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente! E Rute contou a sua sogra onde havia trabalhado e disse: O nome do senhor, em cujo campo trabalhei, é Boaz.
20 Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores.
21 Continuou Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os meus servos ficarás, até que acabem toda a sega que tenho.
22 Disse Noemi a sua nora, Rute: Bom será, filha minha, que saias com as servas dele, para que, noutro campo, não te molestem.
23 Assim, passou ela à companhia das servas de Boaz, para colher, até que a sega da cevada e do trigo se acabou; e ficou com a sua sogra.


 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE



Ideias para o ensino:
Providencie guardanapos e uma tigela com palitos salgados (biscoito). As crianças ajudarão você a contar a história. As crianças devem se sentar ao redor da mesa. Ponha um guardanapo para cada criança. Coloque a tigela no centro da mesa com os palitos salgados (biscoito). Sempre que você acrescentar um personagem à história, os alunos pegam um palito e ficam segurando. Quando o personagem sair da história, os alunos colocam o palito no guardanapo ao lado deles na mesa. Quando a história terminar, deixe a turma se deliciar com os palitos salgados (biscoitos).



Você pode também contar a história com fantoches.





Recursos visuais:
Pode contar a história com figuras





Mais recursos visuais:




Mais recursos visuais:
Aula de Rute 001

Aula de Rute 002

Aula de Rute 003






Atividades





Mais atividades











Trabalho manual:






Lembrancinha da aula:
1 – Para fazer fantoches e contar a história em casa



Vamos fazer um cartão, deixá-lo bem bonito e entregar para um amigo(a) especial, demonstrando nossa amizade!!!




Lembrancinhas:





Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.





Aula de Rute 005
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.




 Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.





 DESPEDIDA

Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
despeça-se delas, desejando-lhes uma semana muito abençoada!!! 







Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.





 

 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus 
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.




DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!




Revista Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Vamos conhecer as histórias da Bíblia - Cpad



  Maternal: Arquivo




 Escola Bíblica Infantil









TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018



 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Confiar?


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Vamos ajudar? Cpad


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Vamos conhecer os milagres de Jesus? Cpad



 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Vamos Conhecer Jesus? Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2017 - Tema: Vamos Louvar? Cpad

 Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre 2017 - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad


 Maternal de 3 e 4 anos: 2º Trimestre 2017 - tema: Vamos orar? Cpad


 Maternal de 3 e 4 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD: tema:"Vamos conhecer as histórias da Bíblia".



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016


 Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - 2 Trimestre 2016: Vamos conhecer os milagres de Jesus

 Lições Bíblicas :Maternal de 3 e 4 anos 3º Trimestre 2016 - 
CPAD

 Maternal de 3 e 4 anos: 4º Trimestre 2016 - CPAD



 Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo







 Lições Bíblicas Infantil: 1º Trimestre 2019



► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




 Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - Vamos conhecer os milagres de Jesus



 Maternal de 3 e 4 anos histórias, brincadeiras e muito mais... Arquivo






 Músicas para Crianças


 Elias e a viúva





 Sugestão para enriquecer seu trabalho com crianças de 0 a 6 ano



 Músicas para Crianças


Ovelhinhas de Cristo.



 Imagens para Aulas de Berçário e Maternal – Berçário



  Crianças - Completo - Com Vários temas Bíblico - De todas as idades

 Oficina a arte de fazer brinquedos




Oficina Bíblica: Início da pregação 1ª parte
Oficina Bíblica: O Mistério de Jesus 2ª parte



 Para Crianças - Completo - Com Vários 
temas Bíblico - De todas as idades


 Família Cristã - 01

Família Cristã - 02
Família Cristã 03 - Temas completo

FOTOS
FORMAÇÃO CRISTÃ 1
FORMAÇÃO CRISTÃ - 2
FORMAÇÃO CRISTÃ - 3

Gincana Bíblica

Mulheres da Bíblia

 Personagens Bíblicos

Peças teatral adulto e infantil - Completo - Teatro Cristão
Pensamentos involuntários-Como se livrar deles?
SÍMBOLOS CRISTÃO



A Evangelização das Crianças 
Aula Bíblica Berçário – Dorcas
A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS
Atividades bíblicas exercícios da bíblia



Berçário de 0 a 2 anos
Brincadeiras para crianças

Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando
Brincadeiras
BRINQUEDO de ENCAIXE com PAPELÃO
BRINQUEDO ENCAIXE DE PALHAÇO

Como contar uma história bíblica para criança?


 Crianças - Completo - Com Vários temas Bíblico - De todas as idades




 Desenhos Bíblicos


DETETIVE DA BIBLIA – IDADE 7 A 12 ANOS

Dinâmicas para Crianças

Dinâmicas Infantis

DINÂMICAS

Dicas para berçárioDinâmica: Evangelizando crianças

Evangelismo - Aprendendo com os Bichinhos da Bíblia: A Mula

Estudos Bíblicos Para Crianças




Histórias infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 anos - 

Vamos conhecer os milagres de Jesus


01 - Transformando água em vinho 

02 - A GRANDE PESCARIA

03 - Os discípulos de Jesus

04 - Cura do servo do Centurião)

05 - Ressurreição do filho da viúva de Naim

06 - JESUS ACALMA A TEMPESTADE!

07 - A FILHA DE JAIRO

08 -MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

10 - Jesus anda por cima das águas

11 - Jesus Ressuscita Lázaro

12 - MEU EMPREGADO ESTÁ DOENTE (cura do servo do Centurião)

13 - O meu amigo cura a sogra de Pedro.


HISTORIAS BIBLICAS - ATIVIDADES


 JESUS ACALMA A TEMPESTADE!


História - Série Os Bichos da Bíblia

Histórias Bíblica infantil - Adequada para crianças de 3 e 4 

anos - Vamos conhecer os milagres de Jesus





História Bíblica - O MENINO E SEU LANCHE - MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

História Bíblica infantil: MEU EMPREGADO ESTÁ DOENTE (cura do servo do Centurião)

História Bíblica - Deus: O Criador!

História Bíblica Infantil - QUANDO JESUS ME ESCUTA? BARTIMEU

Histórias Evangelísticas: A Luva Lulu





JESUS VAI VOLTAR!A - história completa clique aqui.

História Bíblica Infantil - Simeão e Ana

História Bíblica infantil Jesus cura o cego Bartimeu

História Bíblica - Jesus anda por cima das águas

História Bíblica - RELEMBRANDO SOBRE JESUS

História infantil: A GRANDE PESCARIA (pesca maravilhosa

História Bíblica - Jesus Ressuscita Lázaro

História infantil - Jesus cura o filho de um oficial 

Eliseu ressuscita o filho da viúva sunamita

MOLDES E TRABALHOS EM EVA

Mensagens subliminares infantil



 Oficina a arte de fazer brinquedos


O Filho Pródigo; Infantil





Peça para o dia das crianças: O ladrão da alegria

Projeto amizade: Para crianças

Para Crianças - 01

Para Crianças - 2


 Recém-nascido: 18 cuidados essenciais


Slides: A Evangelização das Crianças 

Sugestão para enriquecer seu trabalho com crianças de 0 a 6 ano


 TEATRO CRISTÃO




  Quem será, pois, este menino?" Lucas 1:66b: Personagens Bíblicos



  Vídeos e Clipes Gospel Infantil - Músicas para Crianças
 MAIS CRIANCAS 1 

  MAIS CRIANÇAS 2

    Infantil - Tudo para Crianças de 0 a 3 anos

Poderá também gostar de:



 Bíblia expositiva: Novo testamento,
comentário expositivo



Calendário Profético

ESCOLA DOMINICAL

Lições Bíblicas

Artigos

O Controle da Mente nas Escolas dos EUA - Para os pais

FOTOS  








 Noticias.Com
► Escola Bíblica Dominical
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.





Fontes consultadas
minhaherançablogspot.com
escolinhadagraca.blogspot.com
ebdinfantil-dpimama.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.materialgospel.com.br
idibelem.blogspot.com
cantinho das histórias bíblicas
Escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.
O Bom samritano

apascentarospequeninos.blogspot
ensinoinfantilnumclique.com.br
www.pequeninospracristo.com
(Marta Doreto)
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal: Cpad
Ovelhinhas de Cristo. 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Com Jesus eu pulo de Alegria!!


Colossenses 3,23

LEIA A BÍBLIA!

Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário