sábado, 17 de novembro de 2018

Noé, o Herói de sua Família e dos Animais - Aula bíblica 01: Primários

 
Ideias para o ensino
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa. 


Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre e o tema que abordaremos é de suma importância, pois em meio a tantos “heróis” produzidos pela mídia, durante este trimestre você terá a oportunidade de conduzir a conhecer a realidade dos verdadeiros heróis, pessoas como eles, eu e você, cuja confiança foi depositada em Deus, por isso realizaram feitos que ajudaram sua família e sua nação.

Ore, apresente seus pequenos um a um a Deus, é Ele quem conhece o intimo de cada ser e te conduzirá nesta tão gloriosa missão – o ensino.
Deus abençoe seu ministério.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que Deus sempre cuida dos que O serve com fidelidade e alegria.



 Pré - aula:




 Momento do louvor 
 Cante: 
  Sandrinha - A Arca




Diante do Trono Crianças UM HOMEM LEGA




O dilúvio
Alessandra Samadello




Brincadeira para chamar a atenção sobre a arca de Noé.
Pegue gravuras com nomes de bichinhos e cada momento chame uma criança, ela pega uma gravura qualquer dentro da bolsinha e imitar o bichinho para as outras crianças descobrirem o que ela estava imitando. Para tornar o jogo interessante só vai afrente quem acerta, e para dar chance as outras criança só pode ir uma vez e depois a criança que acerta o bichinho pode escolher alguém que ainda não tenha ido a frente para brincar. 

Memória em ação:
 Salmos – Capítulo 1
1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores..

Vamos ler o que a Bíblia diz: 

 
  Gênesis – Capítulo 6. 5 - 22
5 Quando o SENHOR viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas,
6 ficou muito triste por haver feito os seres humanos. O SENHOR ficou tão triste e com o coração tão pesado,
7 que disse: – Vou fazer desaparecer da terra essa gente, que criei, e também todos os animais, os seres que se arrastam pelo chão e as aves, pois estou muito triste porque os criei.
8 Mas o SENHOR Deus aprovava o que Noé fazia.
9 Esta é a história de Noé. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus.
11 Para Deus todas as outras pessoas eram más, e havia violência por toda parte.
12 Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más.
13 Deus disse a Noé: – Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência.
14 Pegue madeira boa e construa para você uma grande barca. Faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora.
15 As medidas serão as seguintes: cento e trinta e três metros de comprimento por vinte e dois de largura por treze de altura.
16 Faça uma cobertura para a barca e deixe um espaço de meio metro entre os lados e a cobertura. Construa três andares na barca e ponha uma porta num dos lados.
17 Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá.
18 Mas com você eu vou fazer uma aliança. Portanto, entre na arca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras.
19 Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de seres que se arrastam pelo chão, a fim de conservá-los vivos.
21 Ajunte e leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer.
22 E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.

1 Depois o SENHOR Deus disse a Noé: – Entre na arca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo.
2 Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal puro e um casal de cada espécie de animal impuro.
3 Leve também sete casais de cada espécie de ave para que se conservem as espécies que existem na terra.
4 Pois daqui a sete dias eu vou fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites. Assim vou acabar com todos os seres vivos que criei.
5 E Noé fez tudo conforme o que o SENHOR Deus havia mandado.
6 Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio cobriram a terra.
7 A fim de escapar do dilúvio, ele entrou na barca junto com os seus filhos, a sua mulher e as suas noras.
8 Os animais puros e os impuros, os que se arrastam pelo chão e as aves
9 entraram com Noé na barca de dois em dois, macho e fêmea, como Deus havia mandado.
10 Sete dias depois, as águas do dilúvio começaram a cobrir a terra.
11 Nesse tempo Noé tinha seiscentos anos. No dia dezessete do segundo mês, se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram abertas as janelas do céu,
12 e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
13 Nesse mesmo dia Noé e a sua mulher entraram na arca junto com os seus filhos Sem, Cam e Jafé e as suas mulheres.
14 Com eles entraram animais de todas as espécies: os domésticos e os selvagens, os que se arrastam pelo chão e as aves.
15 Todos os animais entraram com Noé na arca, de dois em dois.
16 Entraram machos e fêmeas de cada espécie, de acordo com o que Deus havia mandado Noé fazer. Aí o SENHOR fechou a porta da arca.
17 O dilúvio durou quarenta dias. A água subiu e levantou a arca, e ela começou a boiar.
18 A água foi subindo, e a arca continuou a boiar.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE


HISTORIA ILUSTRADA









 Visuais















  Recursos visuais
Clicar nas imagens para ampliar e salvar
































  

 Diversas Atividades 




















































































































































































 Dinâmica do Coração Sujo:
Utilize um exemplo prático: Pegue uma metade de uma garrafa pet transparente e coloque água dentro dela e fala que Deus nos fez a sua semelhança e nos deu vida, mas o homem escolheu o pecado. Então pegue um vidrinho de iodo que havia enrolado em um papel preto e coloque algumas gotas na água enquanto fala do pecado que o homem escolheu: matar, roubar, falar palavrão, mentira, e pergunte para as crianças o que mais era o pecado? Então a água fica preta. Faça isto quando fala que Deus ia destruir a terra por causa do pecado do homem.


No final fala que Noé agradeceu a Deus e que a arca havia sido o seu lugar de salvação, fale que Jesus é o nosso lugar de salvação. Neste momento pegue um vidrinho que tenha desenhado um coração nele com papel color set vermelho, e com água sanitária dentro, e fale que Jesus derramou o seu sangue pelos nossos pecados. E enquanto fala de Jesus derrame a água sanitária na água suja de iodo, e fale do amor de Deus por nós, que Jesus morreu por nos amar, e somente Ele, pois nunca pecou, poderia nos tornar de novo a semelhança de Deus. A água então ficou limpa e fale que quando aceitamos Jesus podemos ter comunhão com Deus. Mas às vezes iremos pecar, mas temos que pedir sempre a Jesus o seu perdão, porque Deus quer que vençamos o pecado, para isto temos que orar sempre, ir a igreja, e ler a Bíblia todos os dias. Neste momento podemos então perguntar: Você gostaria de aceitar Jesus na sua vida? Você reconhece que precisa dEle? Então repita comigo esta oração: Senhor Jesus eu sei que sou pecador, e sei que o Senhor morreu na cruz pelos meus pecados. Perdoa os meus pecados, me limpa e me purifica de todo mal, pois quero o Senhor como o meu Senhor e salvador, eu te recebo e entrego a ti a minha vida. Em teu nome Jesus, amém!
Espero que esta sugestão seja uma benção na sua vida! Ore, se disponha, e Deus te usará para ganhar muitas almas para o Reino do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém!



Garrafa (com água sanitária) representando o sacrifício de Jesus, para limpar o coração sujo (água com iodo) que representa o pecado.



Brincadeira 
Seu Noé posso ir?
Material: Máscaras ou cartões com nomes de bichos, uma para cada criança.
Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.

Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala. Todas as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.

As crianças então perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho".
Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.
Combinamos que se o Noé dissesse "5 passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual imitando o seu próprio bicho.

A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.

Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se empolgue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.



Oração: Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecê-Lo, amá-Lo e honrá-Lo de todo o coração como Noé fez.

Para encerrar este momento cante a música toc-toc martelinho

  Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. 
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom. 


Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração. 

 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus" 



                                                   Primário: Arquivo


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
Evangelismo Infantil
caroldurand.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com
http://fofurinhasdalilian.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
tiasdaescolinha.blogspot.com
missrosangelafeitosa.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Bíblia para crianças
blogtiale.blogspot.com
CPAD



Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Querido(a) professor, Professora. Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.


Leia a Bíblia

Copia e salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário