sábado, 17 de novembro de 2018

José, um herói de escravo a governador - Aula bíblica 02: Primários


Ideias para o ensino: 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa. 




Você pode usar ramos de trigo seco para ilustrar sua história. Colar num pedaço de EVA ou qualquer papel, e um ficar reto e os outros 11 encurvados assim como foi o sonho. Você encontra em loja de armarinho.



Um dia José contou aos irmãos que tinha sonhado que eles estavam amarrados feixes de trigo no campo, e que os feixes dos Irmãos se inclinavam diante do feixe dele. Os irmãos de José, com muito ódio, disseram: Você acha que vai ser nosso rei?


Objetivo:
 Que o aluno compreenda que não deve desanimar,  diante das dificuldades, mas permanecer fiel a Deus. 



 Pré - aula:


 Momento do louvor 
 Cante:     

José no Egito Alessandra Samadello.

Vamos ler o que a Bíblia diz:
  


Para guarda no coração


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus sempre honra os que são fiéis a Ele. Assim como foi com José é conosco. Devemos ser obedientes e integro como José e obteremos vitória.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE



  Recurso visuais













  Mais recurso visuais



























 Diversas Atividades 



























BRINCADEIRA:
Faça a brincadeira de soprar balão, para ver quem estoura primeiro.
Converse com eles sobre o que aconteceu com o balão estourado. Acabou! não podemos mais brincar com ele, perdeu a utilidade. Mostre que precisamos controlar nossos desejos, porque depois é difícil consertar o que fizemos de errado.


 BRINCADEIRA

Vamos brincar de passa anel? Já que falamos que José ganhou um anel do Faraó.

As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança.Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas.

Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? O anel pode ser substituído por uma pedrinha.





Dinâmica:
 José temente a Deus
Material:
a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;

b) oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;

c) dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.

Condução:

a) o professor(a) deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;

b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;

c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;

d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.

Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;

b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;

c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;

d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);

e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;



Lembrancinhas:



Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. 
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom. 


Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração. 

 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus" 



                                                                Primário: Arquivo

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Escola bíblica aplicada
vilma-ensinarbrincando.blogspot.com
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
Evangelismo Infantil
http://fofurinhasdalilian.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
tiasdaescolinha.blogspot.com
missrosangelafeitosa.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Bíblia para crianças
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
CPAD


Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..




TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Querido(a) professor, Professora. Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.



Leia a Bíblia


Copia e salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte:adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário