sábado, 10 de novembro de 2018

Deus me Fez! Aula bíblica 01: Maternal


Ideias para o ensino: 

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. 

Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.

Para esta aula, copie o molde abaixo, que traz um boneco com as partes do corpo separadas para que a criança coloque no lugar certo. Faça uma cópia para cada criança levar para casa.



– Providencie instrumentos musicais de bandinha para o momento de louvor.


– Separe algumas figuras da natureza para que a criança veja durante a lição.

– Providencie para que a criança sinta o cheiro: pó de café, limão, maçã, sabonete.

– Providencie para o lanche duas frutas para que a criança coma e sinta o gosto.

– Tenha brinquedos e livros para que a criança possa pegar.

– Faça um trenzinho com as crianças e ande pela sala.



  Pré - aula 


 Momento do louvor 
 Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.




QUEM FEZ - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1



Para Adorar Ao Senhor - Diante do trono





Turma do Cristãozinho - Se eu fosse um elefante-


Alessandra Samadello - O Boneco Adão



EU NÃO VIM DO MACACO NÃO | Nayanne For Kids




Para guardar no coração





.



Vamos ler o que a Bíblia diz:   
Salmos – Capítulo 139. 13 - 16
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE 


Ilustração


Deus me Fez!
Leve para a sala um boneco sem os olhos, nariz, boca...

 Mostre para as crianças o boneco que trouxe sem olho, nariz, boca, ouvidos, mãos , pés.
Converse com a criança. Diga: Deus nos criou. Deus fez cada um de nós.
Deus nos ama muito e fez nossos olhos para vermos todas as coisas lindas que Ele criou. (Mostre algumas figuras grandes da natureza). Com nossos olhos podemos ver o papai, a mamãe e todas as coisas. Deus nos fez assim. Pergunte: quem quer colocar o olho no lugar certo no rosto do boneco? Deixe que uma criança coloque o olho no boneco. E o nosso olho, onde está? Aponte. Continue dizendo que Deus nos ama tanto que fez nosso nariz para sentirmos todos os cheiros e para respirarmos. Deixe que a criança sinta o cheiro do pó de café, da maçã, do perfume, etc. Peça para uma criança colocar o nariz no boneco. Deus nos ama tanto que fez também uma boca para podermos comer, cantar, falar. Escolha uma criança para colocar a boca no boneco. Onde está nossa boca? Aponte. Deus nos ama muito e fez nossos ouvidos para escutarmos todos os sons: as vozes, os instrumentos, a mamãe falando, a professora ensinando, o passarinho cantando, etc. Escolha outra criança para colocar os ouvidos no boneco. Como é bom poder cantar, tocar um instrumento e ouvir, falar e o outro escutar, comer coisas gostosas e sentir os perfumes. Deus é muito bom pra nós. Deus nos fez assim porque nos ama. 


Repita o versículo bíblico com as crianças:
 Salmos – Capítulo 139. 13
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.


Recursos visuais para ensinar o refrão da música:
EU NÃO VIM DO MACACO NÃO | Nayanne For Kids







Atividade:
Trabalho manual:
Cada criança terá o seu boneco pra colar no lugar certo os olhos, o nariz, a boca, os ouvidos, as mãos, os pés. Ajude cada um com a cola e escreva o nome da criança no trabalho feito. Depois pendure os trabalhos num varal na sala de aula até que os pais cheguem para buscá-las.





Lembrancinha:





 Oração:
Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.

:
LANCHE
Providencie para o lanche duas frutas para que a criança coma e sinta o gosto.


Conclusão:




Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.


Prepare as crianças para a saída. 
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.


O texto bíblico da lição se encontra em: 
 Salmos – Capítulo 139. 13 - 16
Final da aula:
Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada.


Convide a todos para retornarem.


 Deus abençoe.



TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA



Leia a Bíblia
Copia e salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com



                                                                        Maternal: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário