sábado, 10 de novembro de 2018

A capa de José: Aula bíblica 03: Berçário

 

Ideias para o ensino:
Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.

Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação. Monte o cantinho da história, oração, louvor. Depois mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças e distribua os instrumentos e figuras para o louvor levando as crianças para outro canto da sala.
Cante com alegria, movimente-se, distribua figuras de louvor, use alguns instrumentos musicais.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.


Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para meninas.
Providencie blocos para a criança empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.

Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.





 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.,


Objetivo da lição: 
Evidenciar o fato de que devemos sempre respeitar os outros e amar nossos irmãos.


 Louvor: 
Leve algum instrumento para as crianças tocarem e cante:
 Cante:


Turma do Cristãozinho - José no Egito - Uma linda história




No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas - Volume 4




Alessandra Samadello - O Sonho de José - DVD Infantil vol 2




Alessandra Samadello - José no Egito - DVD infantil vol 2 - 



Vamos ler o que a Bíblia diz:
  É hora do versículo: “[...] e fez-lhe uma túnica de várias cores” (Gênesis 37.3).

  Gênesis – Capítulo 37. 2 - 362 Esta é a história da família de Jacó. Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com os seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres do seu pai. E José contava ao pai as coisas erradas que os seus irmãos faziam.
3 Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos. Jacó mandou fazer para José uma túnica longa, de mangas compridas.
4 Os irmãos viam que o pai amava mais a José do que a eles e por isso tinham ódio dele e eram grosseiros quando falavam com ele.
5 Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele
6 porque ele disse assim: – Escutem, que eu vou contar o sonho que tive.
7 Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.
8 Então os irmãos perguntaram: – Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós? E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava.
9 Depois José sonhou outra vez e contou também esse sonho aos seus irmãos. Ele disse assim: – Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.
10 Quando José contou esse sonho ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e disse: – O que quer dizer esse sonho que você teve? Por acaso a sua mãe, os seus irmãos e eu vamos nos ajoelhar diante de você e encostar o rosto no chão?
11 Os irmãos de José tinham inveja dele, mas o seu pai ficou pensando no caso.
12 Um dia os irmãos de José levaram as ovelhas e as cabras do seu pai até os pastos que ficavam perto da cidade de Siquém.
13 Então Jacó disse a José: – Venha cá. Vou mandar você até Siquém, onde os seus irmãos estão cuidando das ovelhas e das cabras. – Estou pronto para ir – respondeu José.
14 Jacó disse: – Vá lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias. Então dali, do vale de Hebrom, Jacó mandou que José fosse até Siquém, e ele foi. Quando chegou lá,
15 ele foi andando pelo campo. Aí um homem o viu e perguntou: – O que você está procurando?
16 – Estou procurando os meus irmãos – respondeu José. – Eles estão por aí, em algum pasto, cuidando das ovelhas e das cabras. O senhor sabe aonde foram?
17 O homem respondeu: – Eles já foram embora daqui. Eu ouvi quando disseram que iam para Dotã. Aí José foi procurar os seus irmãos e os achou em Dotã.
18 Eles viram José de longe e, antes que chegasse perto, começaram a fazer planos para matá-lo.
19 Eles disseram: – Lá vem o sonhador!
20 Venham, vamos matá-lo agora. Depois jogaremos o corpo num poço seco e diremos que um animal selvagem o devorou. Assim, veremos no que vão dar os sonhos dele.
21 Quando Rúben ouviu isso, quis salvá-lo dos seus irmãos e disse: – Não vamos matá-lo.
22 Não derramem sangue. Vocês podem jogá-lo neste poço, aqui no deserto, mas não o machuquem. Rúben disse isso porque planejava salvá-lo dos irmãos e mandá-lo de volta ao pai.
23 Quando José chegou ao lugar onde os seus irmãos estavam, eles arrancaram dele a túnica longa, de mangas compridas, que ele estava vestindo.
24 Depois o pegaram e o jogaram no poço, que estava vazio e seco.

25 E sentaram-se para comer. De repente, viram que ia passando uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade e ia para o Egito. Os seus camelos estavam carregados de perfumes e de especiarias.
26 Aí Judá disse aos irmãos: – O que vamos ganhar se matarmos o nosso irmão e depois escondermos a sua morte?
27 Em vez de o matarmos, vamos vendê-lo a esses ismaelitas. Afinal de contas ele é nosso irmão, é do nosso sangue. Os irmãos concordaram.
28 Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito.
29 Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
30 Ele voltou para o lugar onde os seus irmãos estavam e disse: – O rapaz não está mais lá! E agora o que é que eu vou fazer?
31 Então os irmãos mataram um cabrito e com o sangue mancharam a túnica de José.
32 Depois levaram a túnica ao pai e disseram: – Achamos isso aí. Será que é a túnica do seu filho?
33 Jacó a reconheceu e disse: – Sim, é a túnica do meu filho! Certamente algum animal selvagem o despedaçou e devorou.
34 Então, em sinal de tristeza, Jacó rasgou as suas roupas e vestiu roupa de luto. E durante muito tempo ficou de luto pelo seu filho.
35 Todos os seus filhos e filhas tentaram consolá-lo, mas ele não quis ser consolado e disse: – Vou ficar de luto por meu filho até que vá me encontrar com ele no mundo dos mortos. E continuou de luto por seu filho José.
36 Enquanto isso, os midianitas venderam José a Potifar, oficial e capitão da guarda do rei do Egito.


Nesta lição, as crianças aprenderão, através da história de José e seus irmãos, que devemos amar nossos irmãos. Sabemos que, às vezes, há alguma desavença entre os irmãos que é principalmente causada pelo ciúme, como aconteceu com os irmãos de José. Embora os bebês não tenham consciência disso, eles querem a atenção dos pais só para si, não sabem dividir seus brinquedos... Portanto deve ser ensinado desde cedo aos pequenos que eles devem compartilhar seus brinquedos e amar seus irmãos principalmente. Na lição de hoje as crianças aprenderão que José perdoou seus irmãos, depois de muitos anos, por todas as coisas ruins que eles lhe fizeram.
 através deste site.Almeida Revista e 
Atualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE


  
Recurso visuais:




Mais recurso visuais





























  Atividade
Após realizar todas as atividades propostas no manual do professor e caso haja tempo, imprima a folha abaixo e distribua para as crianças desenharem um rosto para José: olhos, nariz e boca, utilizando o giz de cera. Em seguida, permita que pintem a túnica de José bem colorida. Diga que os irmãos devem viver unidos e se amarem.



Mais atividades


















ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Lanche:
Distribua um lanchinho gostoso e criativo para suas crianças.

Conclusão:

Deixe que as crianças brinquem livremente. 
Monte o centro do lar com berço, bonecos.

Deixe que as crianças brinquem à vontade sob sua visão até que cheguem os pais ou a pessoa responsável.

 
 Lembrete da Aula para os Pais:
– Escreva aos pais – Queridos pais, estudamos: 

   Gênesis – Capítulo 37. 2 - 36

 Deus abençoe. 
 
"POR ISSO... ORE!!!"
"MUITO AMOR!!!
Copia e salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com
                                         Para Continuar lendo Berçário

Nenhum comentário:

Postar um comentário