PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Quando Ismael nasceu ele herda os direitos de filho legítimo de Abraão. Ele passa a ser o herdeiro de todos os bens de Abraão, o que garantiria a continuidade da sua descendência.
Agar era mulher, escrava, concubina e egípcia. Muitos judeus de origem etíope reivindicam o reconhecimento como descendentes de Abraão, baseados na passagem bíblica de Genesis 21.9, que cita Agar como a matriarca dos árabes. “Certo dia Ismael, o filho de Abraão e da egípcia Agar, estava brincando com Isaque, o filho de Sara.”
Em uma sociedade patriarcal, Agar era tido como propriedade e escrava de Sara e Abraão. Ela estava no mais baixo degrau da escala social da sua época. Era alguém desprezível e sem vida própria, jamais poderia sonhar com a sua liberdade. A sua vida começa mudar quando Sara a obriga deitar-se com Abraão para dar-lhes um filho.
O que seria benção tornou-se problema na vida. Agar se esqueceu da sua condição de escrava e passou a desprezar a sua senhora. A pergunta que fica para todos nós: Qual seria o final dessa história, se Agar permanecesse agindo como escrava, sendo totalmente submissa a Sara?
Não foi Sara quem começou o problema, mas Agar que mudou sua atitude quando soube que estava grávida. Ela não era esposa de Abraão, mas serva de Sara. O desprezo de Sara foi consequência da sua desobediência à sua senhora. Gênesis 16.5,6:
Aí Sarai disse a Abrão: – Por sua culpa Agar está me desprezando. Eu mesma a entreguei nos seus braços; e, agora que sabe que está grávida, ela fica me tratando com desprezo. Que o Senhor Deus julgue quem é culpado, se é você ou se sou eu! 6 Abrão respondeu: – Está bem. Agar é sua escrava, você manda nela. Faça com ela o que quiser. Aí Sarai começou a maltratá-la tanto, que ela fugiu.
O anjo do Senhor encontra-se com Agar no caminho e a ordena que volta e obedeça Sara (Gênesis 16.9) – “Então o Anjo do Senhor deu a seguinte ordem: – Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo.”
Agar volta para casa com uma promessa. A revolta de Agar e sua desobediência era resultado de uma vida sofrida, não foi ela quem desejou estar grávida de Abraão. Em toda a sua vida ela foi obrigada a fazer o que mandavam, enfim, ela estava tentando dar um basta àquela situação, fugindo para bem distante. Deus estava observando tudo. O anjo não condenou a atitude de Agar, apenas a orientou sobre o que fazer naquele momento.
Há coisas que acontecem contra nossa vontade, mas que faz parte dos planos de Deus. A gravidez de Sara era o passaporte para a sua liberdade. As palavras que ela ouviu do anjo do Senhor, fez com que voltasse para casa e fosse obediente até o nascimento do seu filho (Gênesis 16.10-12). Veja o que diz no verso 11: Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição. Abraão estava com 86 anos quando Ismael nasceu.
Aos 99 anos, o Senhor aparece a Abraão e muda o seu nome e o de Sara (antes era, Abrão e Sarai). Deus reafirma a sua promessa com o casal e garante que Ismael também seria abençoado, mas a aliança de Deus era seria com Isaque e não Ismael (Gênesis 17.1ss).
Quando Isaque está crescido, novamente Sara se mostra incomodada com a presença de Agar e Ismael e pede que Abraão os mande embora. Deus diz a Abraão que faça conforme o desejo de Sara e os despeça de sua casa. Enfim, a liberdade chegou para Agar e seu filho, mas de modo inesperado (Gênesis 17.14) – “No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba”.
Eu penso que não foi fácil para Agar voltar à casa de Sara e pedir perdão quando estava grávida. Nesse episódio descobrimos que Deus deseja nos abençoar, mas tudo tem um tempo estabelecido por Ele para que as coisas aconteçam.
Naquela época muitas crianças morriam nos primeiros meses de vida. Agar precisava de tempo para criar o seu filho em segurança, ensiná-lo a viver num ambiente controverso, enfrentar a rejeição com a cabeça erguida, estar preparado para liderar e ser o homem que Deus desejava que fosse.
Se Agar tivesse desobedecido a voz do anjo do Senhor, provavelmente Ismael teria sucumbido nos primeiros meses e ela poderia ter morrido com ele. Mas agora os dois estão vivos, com saúde e livres para seguir seus caminhos.
Agar não precisou fugir dessa vez e viver com medo de ser punida por sua decisão, agora ela é expulsa da casa de Abraão e se torna uma mulher livre sem ter que se preocupar com o seu passado. Ela partiu sem direção:
Gênesis 21.15,16 – “Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha 16 e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.”
Agar se esqueceu das promessas de Deus, ela se esqueceu do quanto era forte para vencer aquela situação. A alegria de estar livre durou muito pouco, logo que acabou a água ela se viu sozinha, sem proteção e sem ajuda. Imaginem essa mulher, anos atrás, grávida e com o mesmo sentimento de impotência.
Deus estava olhando por eles e não os deixaria morrer. O choro da criança, a sua atitude de desespero moveu o coração de Deus. Quando estamos desesperados e oramos ao Senhor com sinceridade, certamente seremos ouvidos (Gênesis 21.17): “Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está”.
O desespero de Agar e seu filho cessaram, a promessa de Deus estava em pé e seriam cumpridas integralmente. Deus envia um anjo para fortalecê-los e renovar suas promessas para Ismael. Gênesis 21.18 – Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.
Agar estava perto do poço, mas o seu desespero não lhe permitiu enxergá-lo. É o que acontece com a pessoa envolta em seus problemas, o desespero a cega e não deixa enxergar soluções tão próximas.
Trabalho manual: colar o anjo, as folhas na árvore e algodão na nuvem.
Triste
Assustado
Amado
Medo
Raiva
Aqui ficam algumas sugestões:
A mais básica é a criança lançar o cubo e a expressão que sair ela terá que identificar o sentimento correspondente, poderá também tentar reproduzir o sentimento usando a expressão facial ou corporal;
Poderá fazer as expressões ao espelho para melhor visualizar as mudanças que ocorrem no seu rosto quando tenta reproduzir diferentes emoções.
Quando confiamos em Deus, o fim da história será sempre melhor do que o seu começo. Eclesiastes 7.8a – “O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo…”
Agar está livre, Ismael cresce protegido por Deus, se casa e torna um grande líder.
Pra você!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
* A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Ore com sua turma por sua aula: Pergunte se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
A AULA VAI COMEÇAR!
TITULO DA LIÇÃO
Agar e o Nascimento de Ismael
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Ore com sua turma por sua aula: Pergunte se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Pequenos Atos - Deus cuida de mim
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos.
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos.
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Deus de Gerações - Radicais Kids (Legendado)
Aline Barros e Cia - Você é Especial (Legendado)
Deus é bom pra mim em libras - 3Palavrinhas - Volume2
Deus é tao bom 3 palavrinha volume 4
Agar e Ismael Sara Rodrigues
Ismael e Agar- Shirley Kaiser
Lauriete-(Chame Por Ele)
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
SUMÁRIO
Objetivo:
Relatar a fragilidade da fé de Abraão e as decisões que resultaram no nascimento de Ismael.Memorizando
"Pois o Senhor não abandonara o seu povo; Ele não deixará desamparados aqueles que são dele"(Salmos 94.14).
MUITO LEGAL PARA TRABALHAR O MEMORIZANDO
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 16.1-16
Gênesis 16.1-16
1 Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
2 E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
3 Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
4 E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
5 Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.
6 E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
7 E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
8 E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
9 Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
13 E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
14 Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
15 E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
16 E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
2 E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
3 Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
4 E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
5 Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.
6 E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
7 E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
8 E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
9 Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
11 Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.
12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
13 E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
14 Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
15 E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
16 E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.
Gênesis 21.14-21
14 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
15 E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
16 E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
17 E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18 Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
19 E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
20 E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
21 E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.
15 E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
16 E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
17 E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18 Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
19 E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
20 E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
21 E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Crescendo no conhecimento
Agar não era esposa de Abraão, mas concubina e escrava. Sara era estéril e desejava dar um filho a Abraão. Hagar foi uma espécie de mãe de aluguel. A criança nascida seria considerada filho da esposa e não da concubina. Esse costume era comum nas tribos.Quando Ismael nasceu ele herda os direitos de filho legítimo de Abraão. Ele passa a ser o herdeiro de todos os bens de Abraão, o que garantiria a continuidade da sua descendência.
Agar era mulher, escrava, concubina e egípcia. Muitos judeus de origem etíope reivindicam o reconhecimento como descendentes de Abraão, baseados na passagem bíblica de Genesis 21.9, que cita Agar como a matriarca dos árabes. “Certo dia Ismael, o filho de Abraão e da egípcia Agar, estava brincando com Isaque, o filho de Sara.”
Em uma sociedade patriarcal, Agar era tido como propriedade e escrava de Sara e Abraão. Ela estava no mais baixo degrau da escala social da sua época. Era alguém desprezível e sem vida própria, jamais poderia sonhar com a sua liberdade. A sua vida começa mudar quando Sara a obriga deitar-se com Abraão para dar-lhes um filho.
O que seria benção tornou-se problema na vida. Agar se esqueceu da sua condição de escrava e passou a desprezar a sua senhora. A pergunta que fica para todos nós: Qual seria o final dessa história, se Agar permanecesse agindo como escrava, sendo totalmente submissa a Sara?
Não foi Sara quem começou o problema, mas Agar que mudou sua atitude quando soube que estava grávida. Ela não era esposa de Abraão, mas serva de Sara. O desprezo de Sara foi consequência da sua desobediência à sua senhora. Gênesis 16.5,6:
Aí Sarai disse a Abrão: – Por sua culpa Agar está me desprezando. Eu mesma a entreguei nos seus braços; e, agora que sabe que está grávida, ela fica me tratando com desprezo. Que o Senhor Deus julgue quem é culpado, se é você ou se sou eu! 6 Abrão respondeu: – Está bem. Agar é sua escrava, você manda nela. Faça com ela o que quiser. Aí Sarai começou a maltratá-la tanto, que ela fugiu.
O anjo do Senhor encontra-se com Agar no caminho e a ordena que volta e obedeça Sara (Gênesis 16.9) – “Então o Anjo do Senhor deu a seguinte ordem: – Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo.”
Agar volta para casa com uma promessa. A revolta de Agar e sua desobediência era resultado de uma vida sofrida, não foi ela quem desejou estar grávida de Abraão. Em toda a sua vida ela foi obrigada a fazer o que mandavam, enfim, ela estava tentando dar um basta àquela situação, fugindo para bem distante. Deus estava observando tudo. O anjo não condenou a atitude de Agar, apenas a orientou sobre o que fazer naquele momento.
Há coisas que acontecem contra nossa vontade, mas que faz parte dos planos de Deus. A gravidez de Sara era o passaporte para a sua liberdade. As palavras que ela ouviu do anjo do Senhor, fez com que voltasse para casa e fosse obediente até o nascimento do seu filho (Gênesis 16.10-12). Veja o que diz no verso 11: Você está grávida, e terá um filho, e porá nele o nome de Ismael, pois o Senhor Deus ouviu o seu grito de aflição. Abraão estava com 86 anos quando Ismael nasceu.
Aos 99 anos, o Senhor aparece a Abraão e muda o seu nome e o de Sara (antes era, Abrão e Sarai). Deus reafirma a sua promessa com o casal e garante que Ismael também seria abençoado, mas a aliança de Deus era seria com Isaque e não Ismael (Gênesis 17.1ss).
Quando Isaque está crescido, novamente Sara se mostra incomodada com a presença de Agar e Ismael e pede que Abraão os mande embora. Deus diz a Abraão que faça conforme o desejo de Sara e os despeça de sua casa. Enfim, a liberdade chegou para Agar e seu filho, mas de modo inesperado (Gênesis 17.14) – “No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba”.
Eu penso que não foi fácil para Agar voltar à casa de Sara e pedir perdão quando estava grávida. Nesse episódio descobrimos que Deus deseja nos abençoar, mas tudo tem um tempo estabelecido por Ele para que as coisas aconteçam.
Naquela época muitas crianças morriam nos primeiros meses de vida. Agar precisava de tempo para criar o seu filho em segurança, ensiná-lo a viver num ambiente controverso, enfrentar a rejeição com a cabeça erguida, estar preparado para liderar e ser o homem que Deus desejava que fosse.
Se Agar tivesse desobedecido a voz do anjo do Senhor, provavelmente Ismael teria sucumbido nos primeiros meses e ela poderia ter morrido com ele. Mas agora os dois estão vivos, com saúde e livres para seguir seus caminhos.
Agar não precisou fugir dessa vez e viver com medo de ser punida por sua decisão, agora ela é expulsa da casa de Abraão e se torna uma mulher livre sem ter que se preocupar com o seu passado. Ela partiu sem direção:
Gênesis 21.15,16 – “Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha 16 e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.”
Agar se esqueceu das promessas de Deus, ela se esqueceu do quanto era forte para vencer aquela situação. A alegria de estar livre durou muito pouco, logo que acabou a água ela se viu sozinha, sem proteção e sem ajuda. Imaginem essa mulher, anos atrás, grávida e com o mesmo sentimento de impotência.
Deus estava olhando por eles e não os deixaria morrer. O choro da criança, a sua atitude de desespero moveu o coração de Deus. Quando estamos desesperados e oramos ao Senhor com sinceridade, certamente seremos ouvidos (Gênesis 21.17): “Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está”.
O desespero de Agar e seu filho cessaram, a promessa de Deus estava em pé e seriam cumpridas integralmente. Deus envia um anjo para fortalecê-los e renovar suas promessas para Ismael. Gênesis 21.18 – Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.
Agar estava perto do poço, mas o seu desespero não lhe permitiu enxergá-lo. É o que acontece com a pessoa envolta em seus problemas, o desespero a cega e não deixa enxergar soluções tão próximas.
Sugestões de recurso visual:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
Sugestões de recurso visual:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
Atividades
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Ovelhinhas de Cristo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
BRINCADEIRA
Cubo dos Sentimentos
Cubo dos Sentimentos
Agar e o nascimento de Ismael
Brincar com as emoções e os sentimentos das crianças…
Feliz
Triste
Assustado
Amado
Medo
Raiva
Ao brincar e expressar sentimentos e emoções percebemos como nos sentimos e como se sente o outro. Trabalhar a percepção facial/corporal e identificar o sentimento correspondente. Também pretende ajudar a criança a relatar situações vivenciais e organizar o pensamento em relação às suas emoções e sentimentos.
Aqui ficam algumas sugestões:
A mais básica é a criança lançar o cubo e a expressão que sair ela terá que identificar o sentimento correspondente, poderá também tentar reproduzir o sentimento usando a expressão facial ou corporal;
Poderá fazer as expressões ao espelho para melhor visualizar as mudanças que ocorrem no seu rosto quando tenta reproduzir diferentes emoções.
Aplicação da Lição
Sempre haverá uma solução perto de você. Quando Deus abriu seus olhos, Agar pode ver a solução (Gn 21.19) – “Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber.”Quando confiamos em Deus, o fim da história será sempre melhor do que o seu começo. Eclesiastes 7.8a – “O fim de uma coisa vale mais do que o seu começo…”
Agar está livre, Ismael cresce protegido por Deus, se casa e torna um grande líder.
ALUNO(A)
Fonte da lição de Juniores,CPAD
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Queridas tias e tios
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5).
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista CPAD - Juniores
Comentarista/Luciene Saviolle
Editor Thiago Santos
👉As imagens foram tiradas da net.
Créditos:
http://www.jesusnosama.com.br/
Adorador kids
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com/.
Supercoloring.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
escola-dominical-infantil.blogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
• Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
• Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
• Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
• Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
• 365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
• Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8[ Edição/2009
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
Professor(a). Que Deus abençoe o seu trabalho e bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário