segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 01: Paulo, o Apóstolo de Jesus

Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:

Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
👇👇
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
   
A AULA VAI COMEÇAR!

INICIANDO A AULA:
TITULO DA LIÇÃO
Paulo, o Apóstolo de Jesus
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
 Ore com sua turma por sua aula 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
 
Momento do louvor 
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos. 

  
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.  

👇👇
Jesus me Salva Cântico Para Salvação APEC



Plano de salvação dos Radicais Kids - Cinco Corações Oficial


Aline Nascimento | A CADA MOMENTO [Lyric Vídeo]



O Amor de Deus /Abdi Saddai



AMOR DE DEUS - Vaneyse - Clipe Oficial


O SABÃO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1


Não Há Ninguém Como Jesus - Levi da Luz



MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas - VOLUME 3



Eyshila - Fala comigo



Grande e Largo - 3 Palavrinhas -



Caminhando Vou para Canaã- 3 Palavrinhas - VOLUME 7



Minha pequenina luz: Cristina Mel


O coração do menino e da menina - corinho infantil 



O MEU CORAÇÃO É UMA CASINHA, NELE HABITA ALGUÉM MUITO ESPECIAL...

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.   
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.



Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores


APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento: 
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.

👇👇
Professor(a).  Saulo era um homem temente a Deus e gostava de servi-lo. Ele pensava que estava agradando a Deus com suas atitudes e zelo religioso. Ele era um grande estudioso da Escritura e certamente pensava que conhecia ao Senhor. Porém, quando Jesus chamou seu nome, ele não reconheceu a voz de Deus. É muito importante investirmos tempo e dedicação em nossa vida espiritual, para termos uma comunhão verdadeira com Deus e sermos capazes de reconhecer a sua voz. Por meio do encontro de Saulo com Jesus, Saulo ficou cego. Mas, podemos perceber que na cegueira, Saulo pôde se enxergar diante de Deus, como um homem pecador, que precisava de salvação. A partir daí sua vida mudou completamente.

Não temos muitas informações sobre a infância e a adolescência do apóstolo Paulo (que se chamava Saulo). Mas, o que sabemos é suficiente para notar que foi uma fase importante, marcada por aprendizado. Ele foi estudioso e amava a Deus. Vejamos como foi a vida de Saulo e como ele encontrou com Jesus. Após esse encontro o caminho de Saulo foi transformado para sempre.


👇👇
OBJETIVO
Apresentar a história da conversão do apóstolo Paulo a partir do encontro com o Senhor no caminho para Damasco. 


MEMORIZANDO
"Pedro respondeu: - Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo." (Atos 2.38).



Incentiva as crianças a ter momentos diários para falar com Deus.



👇👇
DINÂMICA PARA INTRODUZIR A HISTÓRIA:
A aula de hoje começa com uma brincadeira, para que depois as crianças assimilem a razão dela. Assim como Saulo, elas não enxergavam as outras crianças e tudo parecia confuso.
Moral da brincadeira: Quando estamos sem Jesus no coração, somos como Saulo, cegos nesse mundo. Não vemos as coisas ruins que fazemos e a nossa vida precisa da Luz que é Cristo. Mas quando convidamos Jesus para morar em nosso coração e nos perdoar os erros, não somos mais cegos e confusos, mas agora vemos a beleza da vida!
Brincadeira: Cabra Cega como Saulo



Professor(a). Precisará de:
 Lenço grande
 Espaço para a brincadeira
Após a brincadeira, que deve durar alguns minutos, use algum tipo de sino ou barulhinho para chamar as crianças para a história. Elas deverão ser orientadas a se sentar quando ouvirem o som do sino ou alarme.
Sorteie uma criança para ficar de olhos vendados. Diga ás outras crianças que elas terão de fugir, pois se alguma for pega, deverá tomar o lugar da criança vendada. Oriente-as para não empurrar, beliscar ou algo dessa natureza a criança com a venda. Elas podem chamar, brincar e rir, mas evite que as crianças gritem para que não atrapalhem as outras salas.

Enquanto as outras crianças se espalham aleatoriamente pela sala, conduza a criança com a venda pela mão, andando com ela. Tenha o cuidado de retirar qualquer objeto que a faça cair e se machucar. A criança que for pega será a próxima a ser vendada.


HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Atos 9. 1-31
1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
7 Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.

9 Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
17 Então, Ananias foi e, entrando na casa,
impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.


20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.

21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
23 E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.

24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,

25 Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.
26 E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.

27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

28 E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,

29 E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.

30 Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso.

31 Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.



👇👇
👇 
Sugestões de recurso visual:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.


👇
Sugestões:
Recursos visuais






👇
Sugestões:
Recursos visuais










👇
Sugestões:
Recursos visuais




👇
Recurso visual
Para auxiliar Prof. No momento da Palavra foi confeccionado o recurso visual abaixo:



👇
Sugestões:
Recursos visuais
OS JUDEUS TRAMANDO PEGAR PAULO


PAULO FUGINDO NUM CESTO


 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.














  

    








Trabalho manual:


ATIVIDADE INTERATIVA





Ovelhinhas de Cristo. 

Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3.23
           

Criança de jesus tem energia pra gastar
    

👇👇
Perguntas:
1- O que Saulo pediu ao sumo sacerdote?
Perseguir os cristãos

2- Para que cidade Saulo estava indo?
Damasco

3-Porque Saulo caiu do cavalo?
Uma luz do céu brilhou em volta de Saulo

4- O que Jesus disse a Saulo?
Saulo, Saulo por que você me persegue?

5- O que Jesus mandou Saulo fazer?
Mandou levantar e entrar na cidade.

6- O que Saulo percebeu quando se levantou do chão?
Que não podia enxergar.

7- Quem o a ajudou a chegar a Damasco?
Seus companheiros

8- Quantos dias Saulo ficou sem enxergar, sem comer e sem beber?
3 dias

9- Que discípulo foi ao encontro de Saulo?
Ananias.

10- O que Ananias fez com Saulo?
Colocou a mão sobre Saulo e disse que Jesus o mandou para curar as vistas dele e enche-lo do Espírito Santo.

11- O que caiu dos olhos de Saulo?
Caiu dos olhos algo como escamas e ele voltou a enxergar

12- O que aconteceu no final da História?
Saulo levantou-se e foi batizado e passou ali alguns dias com os discípulos em Damasco.

13- Quem Saulo era antes de conhecer Jesus?
Perseguidor dos Cristãos.

14- E depois que conheceu Jesus?
Tornou-se um cristão e viajou para muitos lugares para falar do amor de Deus para as pessoas.


Vídeo/ Histórias da Bíblia: A Conversão de Saulo (Infantil)

👇
Livro Sem Palavras
Cores que comunicam!
Atividade 1
 - Brincando com as cores
Esta brincadeira consiste do seguinte: Prof. Esconde as mãos coloridas dentro de uma caixa ou sacola. 
Cada cor representa uma ação que a criança executará. 
O branco a criança senta, o amarelo ela pula de alegria, o preto ela pega um amigo pela mão e sai correndo, o vermelho abraça três amigos e o verde caminha lentamente pela sala. 
Quando Prof. Mostrar a mão colorida ela deve seguir as instruções relativas á cor. 
É importante treinar as instruções com as crianças antes de começar a brincadeira. Pode-se começar lentamente e depois fazer mais rápido. Você pode relacionar as cores com as cores do Livro sem Palavras.
Como confeccionar:
Materiais: 
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador.

Passo a passo: 
Risque os moldes no E.V.A e corte-os.

A partir desta brincadeira você pode desenvolver várias atividades. 
Use a sua criatividade!!





LEMBRANCIHA
- Chaveiro
Cada cor deste chaveiro tem um significado para ajudar a criança a entender o plano de Deus em salvar o homem. 
Depois de trabalhar as cores abaixo, cada criança pode ganhar um chaveiro para lembrar sempre do Plano de Salvação.

Use o diagrama abaixo para utilizar as cores:
Como confeccionar:
Materiais: 
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador
Pistola de cola quente
Bastão de cola quente
Vazadores nº 3 e 11
Argola para chaveiro
Sutache dourado ou cordão (16 cm)

Passo a passo:
1) Risque os moldes no E.V.A e corte-os.
2) Com o vazador nº 11 faça dois círculos amarelos. Com o vazador nº 3 faça o furo em cada coração conforme indicação do molde acima.
3) Junte os corações na seguinte ordem: amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Passe o sutache pelos furos e passe por dentro da argola também. faça com que uma ponta de sutache se encontre com outra cerca de 3,5 cm dos corações. Passe um pouco de cola unindo-as e depois cole os círculos um de cada lado para reforçar.
Fonte: Professora Denize Eiras, do livro "Faça arte: fazer e criar é só começar", editora AD Santos.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus através do seu filho Jesus, que resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.


  
Apelo
Faça o apelo para que as crianças tenham a oportunidade de se entregarem a Cristo. Pergunte quem deseja ser obediente e ter seu coraçãozinho limpo de todo o pecado. Diga que Jesus pode limpar seus corações.

Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.


Oração
Pai Celestial, te agradecemos pela tua Palavra e pela vida do apóstolo Paulo, que foi um exemplo de como te servir.
Abre nossos corações para atender ao teu chamado e usa-nos para te servir com alegria e dedicação.
Em nome de Jesus, amém!













ALUNO(A)





Fonte e crédito da lição www.CPAD


Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 
 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo. 
Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.

       
       
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Alcançando crianças para Jesus

Sugestões aos professores:

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA


👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
👉
👇Fontes consultadas:
Créditos:
👉As imagens foram tiradas da net.
Créditos:
Créditos:
👉As imagens foram tiradas da net.
Créditos:
transmitindoa herança
tiasdaescolinha.blogspot.com
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
blogdaebi.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
https://trabalhinhos.blogspot.com/
tiasama.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

  
Queridas tias e tios
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.

Orai em todo tempo

                

 
   
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5).
  
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
 
"As imagens não assinadas coletadas na internet tem caráter ilustrativo, não há intenção de violar os direitos autorais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário