Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
PLANO DE AULA
Fonte e crédito/CPAD
👇
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, o nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula. Como são bebês ajude eles a colocar.
Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. Prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seus filhos sem preocupação.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro prof. Recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo. Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para as crianças empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
– Providencie instrumentos de musicalização infantil.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
A AULA VAI COMEÇAR
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Jesus ajudou um homem a ouvir e falar
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?” Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Prepare as crianças para o louvor.
Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Cante com alegria
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante (com um chocalho):
Os Milagres de Jesus Crianças Diante do Trono
Jesus Pode Tudo - Minha Vida É Uma Viagem
Jesus Pode Tudo - Minha Vida É Uma Viagem
Dvd Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Bebês gostam de ouvir músicas.
Eles aprendem rápido.
Para estimular este momento você pode fazer uma caixa de instrumentos, cheias de chocalhos ou brinquedos que emitem algum som.Gazofilácio
👉 Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi]
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
Prof. Você pode sim ensiná-los à orar.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Bebês não conseguem dizer com clareza se não entenderam, por isso é muito importante que você se esforce para que o ensino seja excelente.
Objetivo
Para bebês até 11 mêses
Ensinar que Jesus é poderoso.
Objetivo
Para bebês de 1 e 2anos
Explicar que Jesus é poderoso para fazer alguém ouvir e falar.
MOMENTO DO VERSÍCULO
"[...] Jesus Cristo te dá saúde [...]" (Atos 9.34 - ARC).👇
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:Marcos 7. 31-37
32 Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.
33 Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva;
34 depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te!
35 Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.
36 Mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam.
37 Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos.
Brinque:
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal, fruta, família.
👇
Orem com as crianças:
Mostre uma figura de oração e ore agradecendo a Deus por todas as coisas junto com as crianças.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
Introdução:
Você gosta de ouvir música? É muito bom ouvir as músicas! Você pode ouvi as músicas porque Deus lhe deu dois ouvidos.
Desenvolvimento:
Eu também gosto de ouvir música. Gosto de ouvir o barulhinho da chuva caindo, do passarinho cantando, do vento soprando.
Sabe? Havia um homem que não podia ouvir nada disso. Ele era surdo. Não escutava nada. Seus amigos o levaram até Jesus e pediram:
– Senhor Jesus, ajuda nosso amigo. Jesus pôs as mãos nos ouvidos do homem e o curou.
Ziii...ziii.. o homem ouviu o vento soprando. Tiuiii.. tiuiii.. ele ouviu os passarinhos cantando. Ouviu o barulho das ondas batendo na praia. Ah! O homem pôde ouvir Jesus falar.
Você gosta de ouvir música? É muito bom ouvir as músicas! Você pode ouvi as músicas porque Deus lhe deu dois ouvidos.
Desenvolvimento:
Eu também gosto de ouvir música. Gosto de ouvir o barulhinho da chuva caindo, do passarinho cantando, do vento soprando.
Sabe? Havia um homem que não podia ouvir nada disso. Ele era surdo. Não escutava nada. Seus amigos o levaram até Jesus e pediram:
– Senhor Jesus, ajuda nosso amigo. Jesus pôs as mãos nos ouvidos do homem e o curou.
Ziii...ziii.. o homem ouviu o vento soprando. Tiuiii.. tiuiii.. ele ouviu os passarinhos cantando. Ouviu o barulho das ondas batendo na praia. Ah! O homem pôde ouvir Jesus falar.
- Deus ama vocês.
Conclusão e Aplicação:
Aquele homem não podia ouvir. Agradeça a Deus porque você tem dois ouvidos que servem para ouvir.
Oração:
Senhor, obrigado por ter me dado meus ouvidos para ouvir. Em nome de Jesus, Amém!
Conclusão e Aplicação:
Aquele homem não podia ouvir. Agradeça a Deus porque você tem dois ouvidos que servem para ouvir.
Oração:
Senhor, obrigado por ter me dado meus ouvidos para ouvir. Em nome de Jesus, Amém!
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal.....
Criança de jesus tem energia pra gastar
👇👇
Revisando e Contando aos Outros:
1. Fazer cópia do Boneco Que Fala (abaixo).2. Colorir as figuras, colá-las em cartolina ou papel cartão e recortá-las.
3. Prender o “queixo” no rosto do menino colocando um colchete tipo “bailarina” no ponto indicado.
4. Desenhar uma orelha nas laterais de um saco de papel e usá-lo para guardar as perguntas.
👇👇
CONQUISTANDO A ATENÇÃO
Escolher entre as opções abaixo:
Opção A:
Opção A:
[Dizer:] Imaginem que eu não consigo falar e que preciso contar algumas coisas para vocês. Então vou fazer alguns gestos. Digam o que estou querendo dizer, se vocês me entenderem. [Fazer os gestos em silêncio.]
Sugestões:
Passar a mão no estômago = Estou com fome.
Formar um copo com a mão e levá-la à boca = Estou com sede.
Juntar as mãos sob a cabeça = Estou com sono.
Esfregar os olhos = Estou triste.
[Dizer:] Estes gestos foram fáceis. Agora quero ver se vocês conseguem fazer o mesmo. Vou dizer algumas frases e vocês devem tentar fazer mímicas para expressar o que falei:
Estou com vontade de passar as férias em uma fazenda.
Preciso conseguir um emprego melhor.
Fiquei triste porque meu amigo brigou comigo.
Meu pai trabalha todos os dias.
[Dizer:] Não foi muito fácil explicar o que eu disse usando apenas gestos, não é mesmo? Agora vou falar alguma coisa sem deixar sair som da minha boca. Quero ver quem vai conseguir entender. [Dizer algumas frases em velocidade normal, mas sem deixar sair som. Dar tempo para que as crianças tentem entender. Depois, perguntar:]
Foi fácil entender o que falei sem ouvir nenhuma palavra? Como vocês se sentiram quando tentaram se expressar por mímicas e não conseguiram? Existem pessoas que têm estas dificuldades. Elas não conseguem ouvir o que os outros falam e também não conseguem falar. Nossa história de hoje fala de um homem que era assim.
Opção B: [Pedir às crianças para ficarem bem quietinhas e tentarem escutar todos os sons possíveis durante uns 30 segundos. Depois pedir para que elas descrevam os sons que ouviram. Perguntar:] Vocês acham que é importante ouvir os sons? Por quê? Há algum som que é muito importante ouvir? Que sons são gostosos de ouvir? Há algum som que não devemos ouvir? Nossa história de hoje fala de um homem que não conseguia ouvir nada.
Sugestões:
Passar a mão no estômago = Estou com fome.
Formar um copo com a mão e levá-la à boca = Estou com sede.
Juntar as mãos sob a cabeça = Estou com sono.
Esfregar os olhos = Estou triste.
[Dizer:] Estes gestos foram fáceis. Agora quero ver se vocês conseguem fazer o mesmo. Vou dizer algumas frases e vocês devem tentar fazer mímicas para expressar o que falei:
Estou com vontade de passar as férias em uma fazenda.
Preciso conseguir um emprego melhor.
Fiquei triste porque meu amigo brigou comigo.
Meu pai trabalha todos os dias.
[Dizer:] Não foi muito fácil explicar o que eu disse usando apenas gestos, não é mesmo? Agora vou falar alguma coisa sem deixar sair som da minha boca. Quero ver quem vai conseguir entender. [Dizer algumas frases em velocidade normal, mas sem deixar sair som. Dar tempo para que as crianças tentem entender. Depois, perguntar:]
Foi fácil entender o que falei sem ouvir nenhuma palavra? Como vocês se sentiram quando tentaram se expressar por mímicas e não conseguiram? Existem pessoas que têm estas dificuldades. Elas não conseguem ouvir o que os outros falam e também não conseguem falar. Nossa história de hoje fala de um homem que era assim.
Opção B: [Pedir às crianças para ficarem bem quietinhas e tentarem escutar todos os sons possíveis durante uns 30 segundos. Depois pedir para que elas descrevam os sons que ouviram. Perguntar:] Vocês acham que é importante ouvir os sons? Por quê? Há algum som que é muito importante ouvir? Que sons são gostosos de ouvir? Há algum som que não devemos ouvir? Nossa história de hoje fala de um homem que não conseguia ouvir nada.
Lembrancinha:
Fonte e crédito da lição berçario/ www.CPAD
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Brincar:
Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais ou a pessoa responsável.
Conclusão:
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.Obrigada, meu Deus, pela Bíblia e por suas lindas histórias. Obrigada, meu Deus, por amar o/a (nome da criança).
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsável] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsável] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula.
👇
HISTÓRIA BIBLICA:
Marcos 7. 31-37
OU ASSIM
Trabalho manual com massinha:A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário.
Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Escola Bíblica Infantil
De todo o meu coração!!!
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
Vamos lá!!!
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Fontes consultadas:
Créditos lição. Editora da Revista Berçário-Cpad
-(Comentarista Tatiana da Costa Pereira)
-(Editora/Flavianne Vaz).
👉
Créditos lição. Editora da Revista Berçário-Cpad
-(Comentarista Tatiana da Costa Pereira)
-(Editora/Flavianne Vaz).
👉
apascentarospequeninos.blogspot.com/
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
Ebdanimada.com.br
blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
A água da vida Jesus
Criança e Educação Bíblica
www.sementinhakids.com
www.escoladominical.net
Ministério Bíblico Infantil.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
Ebdanimada.com.br
blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
A água da vida Jesus
Criança e Educação Bíblica
www.sementinhakids.com
www.escoladominical.net
Ministério Bíblico Infantil.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!
LEIA A BÍBLIA!
Vamos lá!!!
Vamos lá!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário