Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
,,
Titulo da lição:
Paulo em sua primeira viagem missionária
Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
- Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Comece a aula cantando
Caminhando Vou para Canaã- 3 Palavrinhas - VOLUME 7
Cristina Mel Lá Vem o Trem
TRABALHAI E ORAI - MISSÃO HARPA
NOSSA ESPERANÇA - Missão Harpa
OS GUERREIROS SE PREPARAM - MISSÃO HARPA
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
AMOR DE DEUS - Vaneyse - Clipe OficialCrianças Diante do Trono Missionariozinho
A FACE ADORADA DE JESUS - MISSÃO HARPA
* Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
HORA DA OFERTINHA,
Se você puder leve sua ofertinha também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças. Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
PLANO DE AULA
EI PROF.
👇
OBJETIVO
Que o aluno sinta chamado por Deus para fazer a sua obra.PONTO CENTRAL
Somos chamados por Deus para propagar o amor de Cristo!
MEMÓRIA EM AÇÃO:
"Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores..." (Mateus 28. 19a).👇
VAMOS DESCOBRIR
Veremos como ocorreu a vocação missionária na vida de Paulo. O Apóstolo foi motivado a sair da Antioquia, de onde ensinava, para pregar o Evangelho em outros lugares. Ele foi enviado como missionário por uma igreja e, por isso, tinha o compromisso de dar o relatório de suas atividades depois. O Apóstolo não viajou sozinho; Barnabé e João Marcos foram com ele. Você quer saber como foi esta viagem?
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Seguindo a rota da 1ª viagem
Objetivo:
Ilustrar e explanar a 1ª viagem missionária de Paulo seguindo a rota descrita no texto bíblico.
Material:
Palavras para digitar(ver procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de durex colorido vermelho
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar os nomes dos lugares: Antioquia da Síria, Selêucia, Ilha de Chipre, Salamina, Pafos, Perge, Panfília, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.
Recortar cada nome
Numerar de 01 a 11, observar a ordem acima
Digitar a expressão: Ponto de partida e chegada
No dia aula:
Antes dos alunos chegarem:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- No centro do círculo, organizem os nomes digitados no piso da sala, observando um mapa da 1ª viagem missionária de Paulo, para localizar cada cidade e formar a rota da viagem.
- Os nomes no piso vão ficar ligados com setas feitas de durex colorido vermelho, na direção que indica a ordem sequencial do roteiro da viagem.
No momento da aula:
- Orientem os alunos para que se sentem em círculo, conforme estão as cadeiras.
- Falem:
Na aula passada, Paulo e Barnabé tinham ido para Antioquia da Síria.
Na aula de hoje, vamos estudar sobre uma viajem mais longa que começa e termina neste lugar(apontem para Antioquia da Síria e coloquem a expressão “Ponto de partida e chegada” ao lado do nome da cidade).
Vocês estão vendo aqui no piso nomes de lugares pelos quais Paulo e Barnabé passaram.
Peçam para que os alunos leiam cada nome, observando a ordem numérica do roteiro da viajem.
- Apontem para cada nome, à medida que vocês falarem sobre o roteiro desta viagem.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
Ilustrar e explanar a 1ª viagem missionária de Paulo seguindo a rota descrita no texto bíblico.
Material:
Palavras para digitar(ver procedimento)
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de durex colorido vermelho
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar os nomes dos lugares: Antioquia da Síria, Selêucia, Ilha de Chipre, Salamina, Pafos, Perge, Panfília, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.
Recortar cada nome
Numerar de 01 a 11, observar a ordem acima
Digitar a expressão: Ponto de partida e chegada
No dia aula:
Antes dos alunos chegarem:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- No centro do círculo, organizem os nomes digitados no piso da sala, observando um mapa da 1ª viagem missionária de Paulo, para localizar cada cidade e formar a rota da viagem.
- Os nomes no piso vão ficar ligados com setas feitas de durex colorido vermelho, na direção que indica a ordem sequencial do roteiro da viagem.
No momento da aula:
- Orientem os alunos para que se sentem em círculo, conforme estão as cadeiras.
- Falem:
Na aula passada, Paulo e Barnabé tinham ido para Antioquia da Síria.
Na aula de hoje, vamos estudar sobre uma viajem mais longa que começa e termina neste lugar(apontem para Antioquia da Síria e coloquem a expressão “Ponto de partida e chegada” ao lado do nome da cidade).
Vocês estão vendo aqui no piso nomes de lugares pelos quais Paulo e Barnabé passaram.
Peçam para que os alunos leiam cada nome, observando a ordem numérica do roteiro da viajem.
- Apontem para cada nome, à medida que vocês falarem sobre o roteiro desta viagem.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
👇
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Atos 13. 1-5
1 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.Atos 13. 1-5
2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
5 E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.
👇
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).
👇
Sugestões:
Recursos visuais
👇
A Primeira Viagem Missionária de Paulo
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
👇👇
ATIVIDADE INTERATIVA
👇👇
Sugestões de atividades:
👇👇
Como posso fazer missões
Ovelhinhas de Cristo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
👇
Bricadeira
Bíblia - Mensagem do Amor de DeusCONCLUSÃO
O relato de Atos dos Apóstolos conta que a liderança da igreja em Antioquia estava servindo a Deus quando o Espírito Santo revelou que era o momento de enviar Paulo e Barnabé para o trabalho missionário. Os dois partiram com a bênção dos seus líderes para realizar a tarefa de pregar o Evangelho de Jesus. Ao final da viagem, voltaram à Antioquia para contar sobre o que Deus fez em cada cidade (At 14.27). Aprendemos com Paulo e Barnabé a importância de obedecer aos líderes e prestar conta da atividade ministerial. Que Deus continue despertando a chama missionária em sua Igreja nos dias atuais!PENSE NISSO
Verifique se nas últimas páginas da sua Bíblia tem algum mapa. Seria interessante se você conseguisse um para acompanhar os passos do Apóstolo. Atenção: O mapa precisa mostrar o território do século 1. Se você pegar um dos dias de hoje, o espaço territorial é o mesmo, mas os nomes dos lugares e as divisões serão diferentes. Anote esta dica e faça esta pesquisa.Fonte e crédito CPAD.
Fonte e crédito lição Bíblica CPAD.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Ore com as crianças
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
Qualquer dúvida solicitem-me.
Lembrete da Aula:
Imprima e entregue para os pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembrar a historia em casa.
A história bíblica está baseada no texto bíblico de:
Atos 13. 1-5
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
👉Fontes Consultadas:
Créditos: Editora Responsável - Revista Primários CPAD
Comentarista-Raquel Deolinda
👇👇
👉As imagens foram tiradas da net.
Fontes Consultadas:
Créditos:
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
blogdaebi.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
blogdaebi.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
transmitindoa herança
tiasdaescolinha.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
Classe Juniores EBD
https://trabalhinhos.blogspot.com/
tiasama.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
tiasdaescolinha.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
Classe Juniores EBD
https://trabalhinhos.blogspot.com/
tiasama.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5)
Alcançando crianças para Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário