Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
PLANO DE AULA
Fonte e crédito/CPAD
Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seus filhos sem preocupação.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro prof. Recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo. Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para as crianças empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
– Providencie instrumentos de musicalização infantil.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
A AULA VAI COMEÇAR
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Jesus ajudou a Bartimeu
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?” Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Prepare as crianças para o louvor.
Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Cante com alegria
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante (com um chocalho):
Dvd Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus
LEIA A BÍBLIA em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2
Converso com Jesus - Cânticos para crianças - APEC
Converso com Jesus - Cânticos para crianças - APEC
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Bebês gostam de ouvir músicas.
Eles aprendem rápido.
Para estimular este momento você pode fazer uma caixa de instrumentos, cheias de chocalhos ou brinquedos que emitem algum som.Gazofilácio
👉 Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi]
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
Ore com Eles
Você pode sim ensiná-los à orar.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Bebês não conseguem dizer com clareza se não entenderam, por isso é muito importante que você se esforce para que o ensino seja excelente.
Objetivo
Para bebês até 11 mêses
Apresentar a história de Bartimeu.
Objetivo
Para bebês de 1 e 2anos
MOMENTO DO VERSÍCULO
"[...] O Senhor Deus me ajuda[...]". (Isaías 50.7).
👇
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:35 Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
36 E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.
37 Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.
38 Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39 E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
40 Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.
42 Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.
Brinque:
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal, fruta, família.
👇
Orem com as crianças:
Mostre uma figura de oração e ore agradecendo a Deus por todas as coisas junto com as crianças.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
INTRODUÇÃO
Hoje vamos iniciar esta lição bíblica de maneira bem diferente. Acomode as crianças em semicírculo. Prepare uma colcha e uma canequinha com algumas moedinhas. Você estará fazendo o papel de Bartimeu, para a história ficar mais interessante. Quando for imitar Bartimeu, feche os olhos. Ou coloca óculos escuros.
Hoje vamos iniciar esta lição bíblica de maneira bem diferente. Acomode as crianças em semicírculo. Prepare uma colcha e uma canequinha com algumas moedinhas. Você estará fazendo o papel de Bartimeu, para a história ficar mais interessante. Quando for imitar Bartimeu, feche os olhos. Ou coloca óculos escuros.
Inicie a história assim:
Coloque a colcha sobre os ombros, como se fosse uma capa e segure a canequinha e diante da turma ande dizendo:
- Uma esmola, uma esmolinha, por favor! (Faça uma voz diferenciada para Bartimeu e chacoalhe a caneca de moedas.)
Vamos conhecer na história de hoje um homem que não podia enxergar. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais escura, porque ele era cego!
Hoje vamos ver a história de um cego.
Para contar essa historinha você vai precisar do material:
- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar
Pronto! Eis o cego Bartimeu.
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.
- Uma esmola, uma esmolinha, por favor! (Faça uma voz diferenciada para Bartimeu e chacoalhe a caneca de moedas.)
Vamos conhecer na história de hoje um homem que não podia enxergar. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais escura, porque ele era cego!
Com a venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Peça que uma ou duas crianças o ajude (guie aquele que está de olhos vendados). Depois de três ou quatro alunos vendarem os olhos e outros se esconderem ou ajudarem, coloque-os sentados novamente e pergunte como cada um se sentiu no seu papel.) Como se chama a pessoa que não enxerga? Cega. Por que precisa de ajuda? Porque não enxerga onde vai pisar.
Hoje vamos ver a história de um cego.
Para contar essa historinha você vai precisar do material:
- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar
Pronto! Eis o cego Bartimeu.
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.
Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bartimeu, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.
OU....
USAR MOEDAS E UMA VASILHA TIPO LATA DE REFRIGERANTE OU OUTRO MATERIAL QUE EMITA BOM SOM PARA QUE TODOS OUÇAM QUANDO VOCÊ DEIXAR AS MOEDAS CAÍREM DENTRO DELA.
PEÇA PARA AS CRIANÇAS FECHAREM OS OLHOS POR UM POUCO DE TEMPO E SÓ ABRIREM QUANDO VOCÊ MANDAR.
SENTADO A BEIRA DA ESTRADA UM HOMEM PEDIA AJUDA A QUEM PASSAVA: " UMA ESMOLA POR FAVOR! AJUDE UM POBRE CEGO! ALGUÉM PODE ME DAR UMA MOEDA? NÃO POSSO VER!"
ENQUANTO VOCÊ FALA DEIXE CAIR UMA MOEDA NA LATINHA... PEÇA QUE AS CRIANÇAS ABRAM OS OLHOS..
CONVERSE COM ELAS SOBRE COMO DEVE SER DIFÍCIL SER CEGO E SÓ PODER OUVIR OS BARULHOS.
BARTIMEU ERA O SEU NOME...
👇
Sugestões:
Recursos visuais
Clique nas imagens para aumentar (+)
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar +.
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
👇
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal.....
Criança de jesus tem energia pra gastar
👇
BRINCADEIRA
SAPATOS PERDIDOS:
Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala. Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos. No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.
👇
Lição berçario CPAD.
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Brincar:
Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais ou a pessoa responsável.
Conclusão:
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.Obrigada, meu Deus, pela Bíblia e por suas lindas histórias. Obrigada, meu Deus, por amar o/a (nome da criança).
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsável] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsável] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula.
👇
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz: Lucas 18. 35-43
OU ASSIM
Trabalho manual com massinha:A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário.
Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Escola Bíblica Infantil
De todo o meu coração!!!
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
Vamos lá!!!
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Leia a Bíblia
Créditos lição. Editora da Revista Berçário-Cpad
-(Comentarista Tatiana da Costa Pereira)
-(Editora/Flavianne Vaz).
👉
Novo Testamento Livro 1 - Editora Shedd Kids
https://blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
https://br.pinterest.com/pin/543176405036893433/?lp=true
A água da vida Jesus
Criança e Educação Bíblica
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ebi blogspot.com
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
www.escoladominical.net/
Evangelismo Infantil
www.sementinhakids.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente."Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário