Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
PLANO DE AULA
Fonte e crédito/CPAD
Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seus filhos sem preocupação.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro prof. Recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo. Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para as crianças empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Aline Barros - Fico Feliz
– Providencie instrumentos de musicalização infantil.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
A AULA VAI COMEÇAR
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Jesus Estudou na Igreja
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?” Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Prepare as crianças para o louvor.
Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Cante com alegria
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante (com um chocalho):
SABEDORIA: Viviane Barreto
Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração
Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Crianças de todas as idades gostam de música.
* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Bebês gostam de ouvir músicas.
Eles aprendem rápido.
Para estimular este momento você pode fazer uma caixa de instrumentos, cheias de chocalhos ou brinquedos que emitem algum som.Gazofilácio
👉 Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi]
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Ore com Eles
Você pode sim ensiná-los à orar.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Quando orar seja breve e as palavras devem ser de fácil entendimento.
Ore de acordo com a faixa etária dos bebês.
Bebês não conseguem dizer com clareza se não entenderam, por isso é muito importante que você se esforce para que o ensino seja excelente.
Objetivo
Para bebês até 11 mêses
Mostrar que Jesus estudou a Palavra.
Objetivo
Para bebês de 1 e 2anos
Ensinar que a igreja é um lugar onde os bebês aprendem sobre o Papai do Céu.MOMENTO DO VERSÍCULO
"[...] Jesus ia crescendo também em sabedoria[...]" (Lucas 2.52).
A história bíblica está baseada no texto bíblico de:
41 Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
42 E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
43 E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
44 Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
45 E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
48 E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
49 E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
50 E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
51 E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
Relembrando as cidades de Jesus:
Nasceu em Belém - Foi morar em Nazaré.
Bonequinhos como visuais.
A maiorias das histórias são umas sequências, use sempre os mesmos bonequinhos como visuais. O que muda agora é que Jesus será um cone menor que Maria e José.
Jesus era uma criança normal como vocês.
Jesus era muito obediente a Deus e aos seus pais.
O verdadeiro pai de Jesus é o próprio Deus. Mas José cuidava de Jesus como se fosse seu próprio pai também.
José era carpinteiro. Trabalhava com madeira. E ensinou esta profissão a Jesus.
Como José e Maria eram servos obedientes a Deus, eles ensinaram a Jesus a Lei, que era a Palavra de Deus.
Jesus cresceu e tornou-se um garoto muito inteligente. Ele tinha mais conhecimento do qualquer outra criança de sua idade. Porque ele era o Filho de Deus. Ele sabia de coisas que nenhuma outra pessoa da terra conhecia. E cada dia que se passava Deus o abençoava cada vez mais.
Todos os judeus deveriam de ir a Jerusalém três vezes por ano para se comemorar as festas mais importantes.
Certa vez Jesus foi com seus pais a Jerusalém para comemorar a Páscoa. (Páscoa era a comemoração da saída do Egito no tempo do Faraó) Então foram eles, parentes e amigos.
Quando acabou a festa, todos foram para casa. Como Jesus já tinha doze anos, eles nem se preocuparam por não estarem vendo ele naquele momento. Poderia estar com algum parente ou amigo.
E após um dia inteiro de viagem, José e Maria foram procurar por Jesus. Como não o encontraram voltaram para Jerusalém.
Depois de três dias, encontraram Jesus sentado no Templo e conversando com os mestres da Lei sobre assuntos difíceis. José e Maria se admiraram com a inteligência e as respostas de Jesus, e todos que estavam por lá.
Maria se aproximou do menino e perguntou:
- Meu filho, porque você fez isso conosco? Estávamos preocupados com você. Procuramos por toda a parte.
Jesus lhe respondeu:
- Vocês não precisavam procurar em outros lugares, pois deveriam de saber que eu estava aqui no Templo, pois aqui é a casa de meu Pai.
Nasceu em Belém - Foi morar em Nazaré.
Bonequinhos como visuais.
A maiorias das histórias são umas sequências, use sempre os mesmos bonequinhos como visuais. O que muda agora é que Jesus será um cone menor que Maria e José.
Hora da história:
O Salvador também foi criança
Maria e José estavam morando com Jesus em Nazaré.
Foi nesta cidade que Jesus cresceu. Nas ruas desta cidade que Jesus brincou.
O Salvador também foi criança
Maria e José estavam morando com Jesus em Nazaré.
Foi nesta cidade que Jesus cresceu. Nas ruas desta cidade que Jesus brincou.
Jesus era muito obediente a Deus e aos seus pais.
O verdadeiro pai de Jesus é o próprio Deus. Mas José cuidava de Jesus como se fosse seu próprio pai também.
José era carpinteiro. Trabalhava com madeira. E ensinou esta profissão a Jesus.
Como José e Maria eram servos obedientes a Deus, eles ensinaram a Jesus a Lei, que era a Palavra de Deus.
Jesus cresceu e tornou-se um garoto muito inteligente. Ele tinha mais conhecimento do qualquer outra criança de sua idade. Porque ele era o Filho de Deus. Ele sabia de coisas que nenhuma outra pessoa da terra conhecia. E cada dia que se passava Deus o abençoava cada vez mais.
Todos os judeus deveriam de ir a Jerusalém três vezes por ano para se comemorar as festas mais importantes.
Certa vez Jesus foi com seus pais a Jerusalém para comemorar a Páscoa. (Páscoa era a comemoração da saída do Egito no tempo do Faraó) Então foram eles, parentes e amigos.
Quando acabou a festa, todos foram para casa. Como Jesus já tinha doze anos, eles nem se preocuparam por não estarem vendo ele naquele momento. Poderia estar com algum parente ou amigo.
E após um dia inteiro de viagem, José e Maria foram procurar por Jesus. Como não o encontraram voltaram para Jerusalém.
Depois de três dias, encontraram Jesus sentado no Templo e conversando com os mestres da Lei sobre assuntos difíceis. José e Maria se admiraram com a inteligência e as respostas de Jesus, e todos que estavam por lá.
Maria se aproximou do menino e perguntou:
- Meu filho, porque você fez isso conosco? Estávamos preocupados com você. Procuramos por toda a parte.
Jesus lhe respondeu:
- Vocês não precisavam procurar em outros lugares, pois deveriam de saber que eu estava aqui no Templo, pois aqui é a casa de meu Pai.
Hora de refletir e plantar a semente
Jesus veio com uma missão. Fazer a vontade de seu Pai, que o enviou até nós.
Só que Maria e José ainda não haviam entendido isso.
Jesus era criança igual a vocês. Tinha suas vontades. Mas sabia o que podia ou não fazer. Então ele sabia que para agradar o Pai Celestial, ele deveria ser obediente com seus pais aqui da terra. E foi muito obediente. Até ajudando seu pai no serviço.
E com isso a cada dia Deus o abençoava mais e mais.
Vocês não querem ser abençoados por Deus ? Comecem a ser como Jesus foi. Obedientes. Aos seus pais, avós, tios. Respeitar as pessoas mais velhas. Até um adolescente é mais velho que vocês e quando alguém dá autoridade a este jovem de fazer algo com vocês, devem obedecer. Por exemplo:Se vier um adolescente cuidar de vocês na sala em um culto ? Como irão agir? Ele não é mais criança, é maior que vocês. Devem respeitá-lo.
Orar pelas bênçãos concedidas e propósitos para obediência.
Só que Maria e José ainda não haviam entendido isso.
Jesus era criança igual a vocês. Tinha suas vontades. Mas sabia o que podia ou não fazer. Então ele sabia que para agradar o Pai Celestial, ele deveria ser obediente com seus pais aqui da terra. E foi muito obediente. Até ajudando seu pai no serviço.
E com isso a cada dia Deus o abençoava mais e mais.
Vocês não querem ser abençoados por Deus ? Comecem a ser como Jesus foi. Obedientes. Aos seus pais, avós, tios. Respeitar as pessoas mais velhas. Até um adolescente é mais velho que vocês e quando alguém dá autoridade a este jovem de fazer algo com vocês, devem obedecer. Por exemplo:Se vier um adolescente cuidar de vocês na sala em um culto ? Como irão agir? Ele não é mais criança, é maior que vocês. Devem respeitá-lo.
Orar pelas bênçãos concedidas e propósitos para obediência.
Brinque:
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal, fruta, família.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
Orem com as crianças:
Mostre uma figura de oração e ore agradecendo a Deus por todas as coisas junto com as crianças.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
Lição berçario CPAD.
👇
Clique nas imagens para aumentar.
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Atividade: Sugestões
Peça para que cada criança coloque a sua mão em cima de uma folha e passe um lápis contornando-a. Depois meça a altura de cada criança com uma fita métrica e escreva a sua altura na mão que a criança desenhou.
Atividade de desenhar as mãos e medi-la faz parte da interação da criança tornando a EBD atrativa e agradável, como a lição nos fala sobre gostar de estar na casa de Deus, é interessante até mesmo ao professor conhecer qual a altura de cada criança e suas características..
Atividades
Aplicação:
Jesus, desde criança amava estar na casa de Deus, ia lá para adorar ao Senhor e compartilhar da Palavra com os mestres e doutores. Nós também devemos amar a casa de Deus. Na casa de Deus encontramos com os irmãos, conversamos e falamos das coisas de Deus, ouvimos testemunhos, oramos e adoramos a Deus.
OU ASSIM
Trabalho manual com massinha:A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário.
Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.
Ideias:
– Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal.....
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Ore sempre com as crianças
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Brincar:
Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais ou a pessoa responsável.
Conclusão:
Deixe que as crianças brinquem livremente. Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Obrigada, meu Deus, pela Bíblia e por suas lindas histórias. Obrigada, meu Deus, por amar o/a (nome da criança).
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsavel] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais ou o responsavel] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
A história bíblica está baseada no texto bíblico de:
Lucas 2. 40-52
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Escola Bíblica Infantil
De todo o meu coração!!!
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21
Vamos lá!!!
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Leia a Bíblia
Créditos lição. Editora da Revista Berçário-Cpad
-(Comentarista Tatiana da Costa Pereira)
-(Editora/Flavianne Vaz).
👉Fontes Consultadas:
escritasdatiaju.blogspot.com
https://criancas-adoracao.webnode.com
ministerioinfantilalebohrerferreira.blogspot.com
http://pastoreandokids.blogspot.com.br
http://www.escoladominical.net/
http://jorgianecarvalho.blogspot.com.br/
http://www.apec.net.br/
http://www.quadrangularjatauba.com/visao/
Revista Ensinador cristão.
bogdaebi.blogspot.com/
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
Ensino infantil num clique
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.
evangelismoinfantil.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário