

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.

Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!











Momento do louvor
Cante:



* A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Quadro de frequência
Veja quem são os alunos presentes
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:

Titulo da lição:
Deus criou o mundo perfeito!



Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.



Movimente-se com as crianças, cante com alegria .



Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
A criação do mundo-Gisele PaivaAutor da Criação – Cd Crianças Diante do Trono_ vol. 1
Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus? Crianças Diante do Trono
Aline Barros - Melô da Criação
Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus? Crianças Diante do Trono
Aline Barros - Melô da Criação
Alessandra Samadello - O Dia Em Que Deus Criou o Mundo

* Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.

Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.

Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.



ALGUÉM SABE O QUE É DEUS?
A EXISTÊNCIA DE DEUS?
COMO ELE É?

Encher a bexiga e perguntar:
O que tem dentro da bexiga?
O AR POSSUI COR? E FORMA?
Dar a água com açúcar e perguntar:
QUAL É O SABOR DA ÁGUA?
A ÁGUA TEM COR?
O QUE SERÁ QUE TEM A ÁGUA?
COMO VOCÊS SABEM QUE É AÇÚCAR?
VOCÊS ESTÃO VENDO O AÇÚCAR?
Comentário: Assim como vocês sentem a água doce e não enxergam o açúcar, percebem que o balão está cheio, mas não enxergam o ar dentro dele, assim é com relação a Deus, não
o enxergamos, mas Ele existe e está presente em todas as coisas da criação.
Nos temos certeza que Ele existe, olhando as suas criações por toda a terra e universo. Ele é a Inteligência Suprema, a Causa Primária de todas as coisas, o criador de tudo.

OBJETIVO
Explicar aos alunos que Deus criou o mundo perfeito e o ser humano para viver em plena harmonia com Ele.
PONTO CENTRAL
Deus criou o mundo perfeito!
MEMÓRIA EM AÇÃO:
"Desde que Deus criou o mundo[...] o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente."

MUITO LEGAL PARA TRABALHAR O MEMORIZANDO

Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.

HISTÓRIA BÍBLICA:

1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.

Mostre a Bíblia, fale de sua importância.


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

SUGESTÕES:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.




SUGESTÕES
RECURSOS VISUAIS
1º DIARECURSOS VISUAIS
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.
(Faça um retângulo branco e preto para simbolizar dia e noite. Apague as luzes e ligue - Quando Deus falou: - HAJA LUZ!)
Já no segundo dia, Deus separou a água e fez o céu.
Vamos olhar para o céu! (Procure uma janela ou vá ao ar livre com as crianças e olhem para o céu. Como o céu é alto e grande.
3º DIA
No terceiro dia, Deus fez a parte seca e a chamou de terra. A parte com água Deus chamou de mares. Na terra, Deus mandou que brotassem árvores, flores e frutas.
E Deus viu que tudo ficou bom... Viva! Quem gosta de comer as frutas gostosas que Deus fez?
No quarto dia, Deus fez o grande sol para iluminar o dia, e a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Como Ele é bom.
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. Como os peixes nadam? E como os pássaros fazem no céu? Muito bem!
Foi no sexto dia que Deus criou os animais para viverem na terra. Vamos dizer o nome de alguns animais...
E foi no sexto dia que Deus fez algo muito especial, que será?
Deus fez o homem e a mulher. Adão e Eva.
Deus viu o que havia feito e ficou feliz. Ele disse: tudo ficou muito bom!
Deus criou tudo em seis dias. Então, no sétimo, Ele descansou...
Depois que Deus criou o homem, Ele deu um lindo jardim para o homem morar e cuidar de tudo que havia criado.

Recursos visuais











Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.



Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.

Fonte da lição Primário/CPAD
















Ovelhinhas de Cristo.


Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3.23


Colossenses 3.23




Criança de jesus tem energia pra gastar

DIVERSÃO EXTRA
Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação.
Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação.
Lembrancinha
Livrinho da criação
Para montar este livrinho, basta imprimir, recortar,furar onde tem uma marca na parte superior e colocar um grampo que pode ser comprado nas papelarias.

















ALUNO(A)









Fonte da lição Primário/CPAD

Agradeça a Deus porque Ele é bom, porque Ele nos ama. Mostre uma figura de crianças orando. Use palavras simples e rápidas. É importante que a criança veja você orando e agradecendo a Deus várias vezes.
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer sempre a Bíblia para ser feliz na terra.




Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.



* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
Qualquer dúvida solicitem-me.

HISTÓRIA BÍBLCA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:

Bíblia Almeida Corrigida Fiel.

Mostre a Bíblia, fale de sua importância.

" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"


Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!


Leia a Bíblia

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.





TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Pra você!!!

Com todo o meu carinho...

De todo o meu coração!!!


Vamos lá!!!

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor



Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.

Orai em todo tempo

Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.

Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)

👉Fontes Consultada:
Créditos: Editora Responsável - Revista Primários CPAD
Comentarista-Thiago Santos
Editora Paula Renata Santos
👇👇
👉As imagens foram tiradas da net.
👉Fontes Consultadas:
recursosdeevangelismo.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
ensinandoospequeninos.blogspot.
Blogdaebi.blogspot.com
www.ebdanimada.com.br
roseebdinfantil.blogspot.com
blog: http://tiaruthinha.blogspot.com.br
Crianças Crescendo com Jesus:
Adaliahelena.blogspot.com
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
semeandoasalvacao.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.

verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
👆
👆





Nenhum comentário:
Postar um comentário