PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG. 

Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.* Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:




Titulo da lição
A verdadeira alegria



Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Dudu e Mimi // Pai Abraão
Quando nasce uma criança- Crianças Diante do Trono
Abraão | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. 


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Obedecer é mais que importante. Diante do trono
Crianças Diante do Trono Abraão -
Quando nasce uma criança- Crianças Diante do Trono
A promessa de Abraão - Alessandra samadello
Abraão | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono

Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Gazofilácio

Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada prof. tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho.
Adália Helena.

Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.

Espaços do alvos
Mostrar a criança que somente o caminho de Deus conduz à plena felicidade.
Espaço da Bíblia.

(Salmos 1.1,3).

Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.

Incentiva as crianças a ter momentos diários para falar com Deus.

HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:

2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.



Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

SUGESTÕES
RECURSO VISUAL
Imagens para flanelógrafo
Vamos ler o que a Bíblia diz:

1 Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
2 Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
5 Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
6 E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.

2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
4 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.
7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.
8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.
9 E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
15 E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.

2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
3 E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
4 E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.
5 E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
6 E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.
7 Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.
8 E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.

Decoração da Sala
Criar entrada de uma tenda, drapeando tecido partir de um mastro prendendo-o forma de triângulo. Colocar alguns vasos panelas, talvez junto à um tapete, toalha ou cobertor enrolado como uma esteira de dormir. Colocar ovelhas ou cabritos de brinquedo ao redor da entrada.Professor(a). Pense em como Abraão ficou surpreso com a chegada dos três homens. Compartilhe como Deus muitas vezes funciona em tempos que não esperamos.
Compartilhe um tempo em que Deus trabalhou em sua vida de uma forma ou tempo inesperado.


VIVENCIANDO A HISTÓRIA
PERSONAGENS
Casal de adultos mais velhos com roupas dos tempos bíblicos para representar Abraão Sara.
Montagem do Cenário:
Montagem do Cenário:
Criar uma tenda, colocando duas cadeiras à distância de aproximadamente um metro uma da outra com os assentos virados para o lado de fora. Cobrir as cadeiras com um cobertor grande para dar ideia de uma tenda. Manter Sara escondida dentro da tenda de modo que as crianças não possam vê-la. Começar história com Abraão chegando à frente da sala, carregando uma bandeja com alimentos (pão, frutas, etc.).
Abraão: Bom-dia, crianças! Sejam bem-vindas ao meu lar. Aqui onde moramos, sempre oferecemos aos visitantes alguma coisa para comer. Vocês gostariam de um pedaço de fruta, pão ou biscoito? [Abraão convida as crianças a vir à frente e se sentar perto da sua tenda.] Eu gostaria de contar vocês respeito de alguns outros visitantes que recebemos outro dia.
Eram três homens. Certo dia, eu estava sentado aqui e, levantar os olhos, vi três homens ali, certa distância. [Mostrar onde os homens deviam estar.] Pedi que ficassem comigo um pouco comessem coisa, eles concordaram. Eu trouxe água para que lavassem os pés empoeirados. Minha esposa, Sara, os servos prepararam algum alimento, fiquei conversando com enquanto comiam.
Tivemos uma conversa bem interessante! Sabem, Sara somos idosos.
Abraão: Bom-dia, crianças! Sejam bem-vindas ao meu lar. Aqui onde moramos, sempre oferecemos aos visitantes alguma coisa para comer. Vocês gostariam de um pedaço de fruta, pão ou biscoito? [Abraão convida as crianças a vir à frente e se sentar perto da sua tenda.] Eu gostaria de contar vocês respeito de alguns outros visitantes que recebemos outro dia.
Eram três homens. Certo dia, eu estava sentado aqui e, levantar os olhos, vi três homens ali, certa distância. [Mostrar onde os homens deviam estar.] Pedi que ficassem comigo um pouco comessem coisa, eles concordaram. Eu trouxe água para que lavassem os pés empoeirados. Minha esposa, Sara, os servos prepararam algum alimento, fiquei conversando com enquanto comiam.
Tivemos uma conversa bem interessante! Sabem, Sara somos idosos.
Ela tem mais de 90 anos de idade. Nós não tínhamos filho. Mas um daqueles visitantes me disse que dentro de um ano Sara teria um filhinho.
Sara estava lá dentro da tenda ouvindo conversa, como está agora.
– Sara, venha aqui contar para as crianças o que aconteceu.
Sara [saindo do esconderijo, na tenda]: Oi, crianças! Como meu marido disse, eu dentro da tenda enquanto os visitantes estavam comendo, Abraão conversava com eles. Eu ouvi o homem dizer que dentro de um teria um bebê. Não aguentei; tive que dar risada. Olhem bem para mim! Já tenho mais de 90 anos! Sou muita velha para ganhar um bebê. Então, o homem perguntou por que estava rindo.
– Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? – ele perguntou.
Bem, eu parei de rir no mesmo instante, porque percebi que aquele homem devia ser o próprio Senhor. Se não fosse, como Ele poderia ler meus pensamentos?
Aconteceu que promessa de Deus se cumpriu, agora nós temos um lindo bebê. Demos o nome de Isaque, que quer dizer “ri”. Deus me fez rir, este bebê especial trouxe muita alegria ao nosso lar. Nós o amamos muito. Abraão louvamos Deus porque ele tem sido muito bom para nós.
Sara estava lá dentro da tenda ouvindo conversa, como está agora.
– Sara, venha aqui contar para as crianças o que aconteceu.
Sara [saindo do esconderijo, na tenda]: Oi, crianças! Como meu marido disse, eu dentro da tenda enquanto os visitantes estavam comendo, Abraão conversava com eles. Eu ouvi o homem dizer que dentro de um teria um bebê. Não aguentei; tive que dar risada. Olhem bem para mim! Já tenho mais de 90 anos! Sou muita velha para ganhar um bebê. Então, o homem perguntou por que estava rindo.
– Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? – ele perguntou.
Bem, eu parei de rir no mesmo instante, porque percebi que aquele homem devia ser o próprio Senhor. Se não fosse, como Ele poderia ler meus pensamentos?
Aconteceu que promessa de Deus se cumpriu, agora nós temos um lindo bebê. Demos o nome de Isaque, que quer dizer “ri”. Deus me fez rir, este bebê especial trouxe muita alegria ao nosso lar. Nós o amamos muito. Abraão louvamos Deus porque ele tem sido muito bom para nós.

Deus faz uma promessa a Abraão
Deus prometeu para Abraão que ele teria um filho.Passado alguns anos, Abraão estava sendo muito abençoado, mas ainda lhe faltava algo: ele não tinha filhos!
Como ele seria pai de multidões, como o próprio Deus havia dito, sendo que ele não tinha sequer um herdeiro?
Foi quando ele orou, pedindo por um milagre, já que a sua mulher, Sara, não podia ter filhos, e ambos eram muito velhos!
E tinha Abraão noventa e nove anos quando Deus apareceu a ele e novamente lhe disse que dele se multiplicaria muitas pessoas, e que ele seria o pai de muitas nações. E que a partir daquele dia seu nome e o de sua mulher mudaria, de Abrão para Abraão, e de Sarai para Sara.

Depois de algum tempo, três homens vieram conversar com Abraão, e lhe disseram que Sara engravidaria de um menino, como Deus havia dito.


No princípio, Sara desacreditou, e riu da possibilidade de ser mãe com aquela idade e sendo estéril, não podia engravidar.
Mas depois de nove meses daquela profecia, Sara engravidou e deu à luz a Isaque.
De Isaque então, deu-se o início de toda a descendência de Abraão.

Mas depois de nove meses daquela profecia, Sara engravidou e deu à luz a Isaque.
De Isaque então, deu-se o início de toda a descendência de Abraão.

As promessas de Deus são verdadeiras, e não importa o tempo, elas vão se cumprir. Mas temos que ter fé para receber as promessas de Deus!
Por isso é que temos que acreditar nas promessas de Deus para as nossas vidas, pois todas elas se cumprem.
Por isso é que temos que acreditar nas promessas de Deus para as nossas vidas, pois todas elas se cumprem.


Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.



Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como".
Pronto, agora é só imprimir.


Fonte e crédito da lição www.CPAD

Atividade:
O BEBÊ ESPECIAL DE SARA
Material:E.V.A. cor de pele ou, se preferir, use papel cartão da cor mais próxima de pele
Molde de corpinho de um bebê
TNT claro. Pode ser branco, azul, amarelo... (para fazer a fraldinha)
Fita crepe ou durex decorada para fechar a fraldinha
Caneta preta para desenhar o rostinho
Giz de cera vermelho para colorir as bochechinhas
Lã preta, marrom, amarela..... (para fazer o cabelinho)
Cola escolar ou cola para EVA
Tesoura

Riscar no TNT o molde da fraldinha e recortar uma para cada bebê. (Testar antes se o tamanho da fraldinha se adapta ao tamanho do bebê. O molde da fraldinha tem mais ou menos 11 cm de altura e o do bebê tem uns 19 cm de altura).
Fazer o cabelinho: corte uns 10 pedacinhos de lã de mais ou menos de 4 cm e amarre-os com a própria lã já quase na ponta dos cabelinhos. Se precisar é só cortar um pouco depois.

Deixe que a criança desenhe um rostinho no bebê com a caneta preta. E depois colorir as bochechas com o giz de cera. Tente não interferir muito no desenho. Apenas oriente. Deixe a criança mais livre. Não tem problema se sair um pouco tortinho. Acho que fica até mais interessante. Afinal, a tarefinha é para as crianças e não para os adultos.
Agora, ajude a colocar a fraldinha. Segure-a no lugar e dê um pedaço de fita crepe ou durex na mão da criança para que ela mesma coloque no fechamento da fraldinha.
Por último, coloque uma bolinha de cola no alto da cabecinha do bebê e dê o cabelinho na mão da criança para que ela mesma cole. Apenas oriente para que o cabelinho não fique de cabeça para baixo. A parte menor deve ficar para cima. Vai demorar um pouco para secar. Enquanto isso converse com as crianças, recapitulando a história, ou cante o verso para decorar. Não se esqueça de procurar manter a reverência. Converse baixinho para não atrapalhar quem ainda está trabalhando. Depois que a cola secar um pouco, apare o cabelinho para não cobrir o rosto do bebê Isaque.
Atividade.
Colar bolinhas de papel crepom na árvore

Ovelhinhas de Cristo. 


Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3.23

Colossenses 3.23






Criança de jesus tem energia pra gastar

Brincadeira:
Estátuas Musicais
Quando a música para, todos devem congelar e esperar até que a música comece novamente.
Isso ajudará a ensinar a importância de esperar pela hora certa.
E dar o chapéu para uma criança iniciar a marcha do chapéu, enquanto o louvor estiver tocando o chapéu vai sendo colocado na cabeça da criança da frente , quando o louvor parar a criança que estiver com o chapéu sai. Ganha aquele que terminar sem chapéu.
Isso ajudará a ensinar a importância de esperar pela hora certa.
Brincadeira:
Marcha do chapéu: Pegar um chapéu, colocar as crianças em roda uma de costas para a outra, colocar um louvor animado.
Sugestão a musica pai Abraão do vídeo acima.









ALUNO(A)





Fonte e crédito da lição www.CPAD

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. 
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.



* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ore com as crianças :
Obrigada, meu Deus, pela Bíblia e por suas lindas histórias. Obrigada, meu Deus, por amar o/a (nome da criança).


Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
Qualquer dúvida solicitem-me.
__Imprima e entregue para os pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembrar a historia em casa.
HISTÓRIA BIBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Vamos ler o que a Bíblia diz:







Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"


USE TAMBÉM SUA CRIATIVIDADE E BOA AULA!!

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Brincadeiras para unir pais e filhos

Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer

Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.



Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.

CRIANÇAS ATENÇÃO!






👉 Fonte Consultada:
Créditos lição/ Revista-CPAD
- Editora-Telma Bueno
- Comentarista Verônica Araújo
-Editora Responsável pela Revista de Maternal/CPAD.
👉Fontes Consultadas:
cathiarts.blogspot.com
Ebd infantil.
Ensinando os Pequeninos
manualidadesparajesus.blogspot.com.br
EBD ANIMADA
www.escoladominical.com.br
ensinoinfantilnumclique.com.br
www.escoladominical.net/forum
geraçao kides
Tias da escolinha
http://blogdaebi.blogspot.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.apec.net.br
http://www.cpad.com.br
www.escoladominical.com.br
caminhandocomamor.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal: Não é tão fácil mas aqui está como fazer. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 35-36).
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.


Vamos lá!!!


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
👇👇
Aos Pais!!! Recado de Deus

Jesus e as crianças
Jesus não veio a terra na idade adulta. Ela entrou no nosso mundo como criança, em Belém (Lucas 2:7). Jesus sabe o que é ser criança. Quando o autor do livro de Hebreus nos lembrou que “não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado (provado) em todas as cousas, a nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15), e estava incluindo as crianças . O Senhor sabe e se importa com os temores, necessidades, expectativas e desejos das crianças.
Os evangelhos mostram que Jesus gostava das crianças. Ele as encontrava em toda parte em suas viagens, elas ouviam Seus ensinamentos e viam os Seus milagres. Procuravam- e recebiam- a Sua atenção (Marcos 10:13-16). Em todos os relatos do Evangelho, a reação do Senhor a elas de aceitação e amor. Um olhar para as atitudes de Jesus durante esses encontros pode ajudar-nos a aprender como nos relacionar com as crianças em nossa vida. Para tirar o máximo proveito do exemplo do Senhor, leia as passagens que mostram Jesus em ação e tome tempo para meditar sobre cada ponto.
Ø Jesus respeitava as crianças (Mateus 18:10)
Ø Ele reservava tempo para dar atenção aos meninos e meninas e usou o comportamento deles para ilustrar Seus ensinos. (Mateus 7:9-11); Lucas 7:32;11:7).
Ø O Senhor Se identificou com as crianças (Mateus 18:5; Marcos 9:37).
Ø Jesus passou tempo com as crianças (Marcos 10:14)
Ø Ele as abençoou (Marcos 10:16).
Ø Ele as alimentou (Mateus 14:21)
Ø Ele as curou (Mateus 17:14-21; Marcos 5:22-24;35-43; João 4:46-54).
Ø Ele permitiu que elas O ajudassem (João 6:9-11)
Ø Ele recebeu com agrado os louvores das crianças, afirmando serem valiosos aos olhos de Deus (Mateus 21:15,16).
Ø Jesus elogiou a fé simples das crianças e aconselhou os adultos a imitarem-nas (Mateus 18:3, 4)
Ø O Senhor se preocupou com o bem-estar espiritual delas e veio prover a sua Salvação (Mateus 18:2, 10-14).
Ø Ele quer que compartilhemos as Suas Boas Novas com elas (Marcos 16:15).
Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças/elaborada com a APEC – Editora Hagn

Ministério Infantil IIGD Sede Sorocaba
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
👆
Nenhum comentário:
Postar um comentário