PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
* Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA:
A AULA VAI COMEÇAR!
TITULO DA LIÇÃO
Abimeleque lidera Israel
Ore com sua turma por sua aula:
Pergunte se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Turma do Cristãozinho - Cuidado olhinho no que vê - YouTube
QUERIDAS TIAS E TIOS
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
Ore pelos irmãos em todos os País, especialmente pelos líderes.
A lição desta semana tem como título “Abimeleque Lidera Israel”. Nesta lição, seus alunos aprenderão uma importante lição a respeito de como Deus lida com a injustiça praticada pelos homens. A história desta semana conta que um dos filhos de Gideão resolveu seguir por caminhos tortuosos e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Ele era um homem ambicioso e orgulhoso. A maldade em seu coração era tão grande que ele decidiu matar os seus setenta irmãos. Mas Deus é justo e não permitiu que a sua maldade durasse por muito tempo (cf. Sl 9.8).
Os moradores de Siquém resolveram eleger Abimeleque como rei, porém sem a aprovação do Senhor ou mesmo pela consulta ao sumo sacerdote (cf. Jz 9.6). Depois de três anos, os siquemitas ficaram insatisfeitos com a liderança de Abimeleque e ocorreram algumas divisões entre o povo. Em resposta, o novo líder de Israel não teve compaixão dos seus compatriotas. Ele cercou a cidade de Siquém e, após o povo se esconder na fortaleza, pôs fogo nela de modo que morreram muitos siquemitas naquele dia. A ambição e a persistência de Abimeleque em fazer o mal resultou no sofrimento de muitas pessoas.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, observa-se que Abimeleque não soube aproveitar o exemplo que tinha em casa, isto é, o de seu pai Gideão, e decidiu seguir por caminhos tortuosos. A maldade e a ambição do seu coração fizeram com que ele matasse a maior parte de seus irmãos e trouxesse demasiada tristeza para sua família (Jz 9.5). Explique aos seus alunos que não podemos achar que somos melhores e mais importantes do que os nossos demais irmãos (cf. Tg 2.1-13). Para Deus, todos são igualmente importantes e amados. Devemos amar e respeitar os nossos irmãos para que sejamos abençoados e recompensados por Deus.Outra lição que pode e deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito à justiça divina. O mal que Abimeleque desejou e conspirou contra os seus irmãos, bem como a seus compatriotas, não ficou sem resposta. Deus fez com que as consequências de seus erros viessem sobre Abimeleque (cf. Gl 6.7). Por fim, ele morreu pelas mãos de uma mulher que lançou uma pedra de moinho sobre a sua cabeça. Deus é o justo Juiz e não permitirá que o domínio do mal prevaleça sobre a sorte dos justos (Sl 125.3). Ele está no controle de todas as coisas e, no tempo certo, pedirá conta de tudo o que os homens praticaram (Ec 12.14).
Fonte/Tag:ED, Escola Dominical, Juniores, Lições Bíblicas.
OBJETIVO
Advertir que Deus julga os males que são praticados e opera com justiça.MEMORIZANDO.
"Felizes os que não praticam o mal, os que andam nos caminhos de Deus!" (Salmos 119.3).
MUITO LEGAL PARA TRABALHAR O MEMORIZANDO
MANDE PARA SEUS ALUNOS, INTERAGINDO COM ELES SERÁ UMA BENÇÃO. (USE AS REDES SOCIAIS) .
LEITURA BÍBLICA SEMANAL
RODA DE CONVERSA
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: Entregue folhas de papel sulfite A4 aos alunos. Eles deverão dividir o espaço da folha ao meio com uma linha. Observe que a divisão deve ser feita com a folha na horizontal. Se preferir, você pode cortar as folhas ao meio e distribuí-las aos alunos. Peça que escrevam na parte da direita as características de Gideão e na esquerda as características de Abimeleque. Solicite aos alunos que observem as atitudes desses dois líderes e mostre qual foi o final deles em razão das suas atitudes.
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Juízes 9. 1-6, 22-57
Juízes 9. 1-6, 22-57
1 E Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo:
2 Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os cidadãos de Siquém: Qual é melhor para vós, que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, dominem sobre vós, ou que um homem sobre vós domine? Lembrai-vos também de que sou osso vosso e carne vossa.
3 Então os irmãos de sua mãe falaram acerca dele perante os ouvidos de todos os cidadãos de Siquém todas aquelas palavras; e o coração deles se inclinou a seguir Abimeleque, porque disseram: É nosso irmão.
4 E deram-lhe setenta peças de prata, da casa de Baal-Berite; e com elas alugou Abimeleque uns homens ociosos e levianos, que o seguiram.
5 E veio à casa de seu pai, a Ofra, e matou a seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra. Porém Jotão, filho menor de Jerubaal, ficou, porque se tinha escondido.
6 Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquém, e toda a casa de Milo; e foram, e constituíram a Abimeleque rei, junto ao carvalho alto que está perto de Siquém.
* 21 Então partiu Jotão, e fugiu e foi para Beer; e ali habitou por medo de Abimeleque, seu irmão.
22 Havendo, pois, Abimeleque dominado três anos sobre Israel,
23 Enviou Deus um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém; e estes se houveram aleivosamente contra Abimeleque;
24 Para que a violência feita aos setenta filhos de Jerubaal viesse, e o seu sangue caísse sobre Abimeleque, seu irmão, que os matara, e sobre os cidadãos de Siquém, que fortaleceram as mãos dele para matar a seus irmãos;
25 E os cidadãos de Siquém puseram contra ele quem lhe armasse emboscadas sobre os cumes dos montes; e a todo aquele que passava pelo caminho junto a eles o assaltavam; e contou-se isso a Abimeleque.
26 Veio também Gaal, filho de Ebede, com seus irmãos, e passaram a Siquém; e os cidadãos de Siquém confiaram nele.
27 E saíram ao campo, e vindimaram as suas vinhas, e pisaram as uvas, e fizeram festas; e foram à casa de seu deus, e comeram, e beberam, e amaldiçoaram a Abimeleque.
28 E disse Gaal, filho de Ebede: Quem é Abimeleque, e quem é Siquém, para que o sirvamos? Não é porventura filho de Jerubaal? E não é Zebul o seu mordomo? Servi antes aos homens de Hamor, pai de Siquém; pois, por que razão serviríamos nós a ele?
29 Ah! se este povo estivera na minha mão, eu expulsaria a Abimeleque. E diria a Abimeleque: Multiplica o teu exército, e sai.
30 E, ouvindo Zebul, o maioral da cidade, as palavras de Gaal, filho de Ebede, se acendeu a sua ira;
31 E enviou astutamente mensageiros a Abimeleque, dizendo: Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos vieram a Siquém, e eis que eles estão sublevando esta cidade contra ti.
32 Levanta-te, pois, de noite, tu e o povo que tiveres contigo, e põe emboscadas no campo.
33 E levanta-te pela manhã ao sair o sol, e dá de golpe sobre a cidade; e eis que, saindo contra ti, ele e o povo que tiver com ele, faze-lhe como puderes.
34 Levantou-se, pois, Abimeleque, e todo o povo que com ele havia, de noite, e puseram emboscadas a Siquém, com quatro tropas.
35 E Gaal, filho de Ebede, saiu, e pôs-se à entrada da porta da cidade; e Abimeleque, e todo o povo que com ele havia, se levantou das emboscadas.
36 E, vendo Gaal aquele povo, disse a Zebul: Eis que desce gente dos cumes dos montes. Zebul, ao contrário, lhe disse: As sombras dos montes vês como se fossem homens.
37 Porém Gaal ainda tornou a falar, e disse: Eis ali desce gente do meio da terra, e uma tropa vem do caminho do carvalho de Meonenim.
38 Então lhe disse Zebul: Onde está agora a tua boca, com a qual dizias: Quem é Abimeleque, para que o sirvamos? Não é este porventura o povo que desprezaste? Sai pois, peço-te, e peleja contra ele.
39 E saiu Gaal à vista dos cidadãos de Siquém, e pelejou contra Abimeleque.
40 E Abimeleque o perseguiu porquanto fugiu de diante dele; e muitos feridos caíram até à entrada da porta da cidade.
41 E Abimeleque ficou em Aruma. E Zebul expulsou a Gaal e a seus irmãos, para que não pudessem habitar em Siquém.
42 E sucedeu no dia seguinte que o povo saiu ao campo; disto foi avisado Abimeleque.
43 Então tomou o povo, e o repartiu em três tropas, e pôs emboscadas no campo; e olhou, e eis que o povo saía da cidade, e levantou-se contra ele, e o feriu.
44 Porque Abimeleque, e as tropas que com ele havia, romperam de improviso, e pararam à entrada da porta da cidade; e as outras duas tropas deram de improviso sobre todos quantos estavam no campo, e os feriram.
45 E Abimeleque pelejou contra a cidade todo aquele dia, e tomou a cidade, e matou o povo que nela havia; e assolou a cidade, e a semeou de sal.
46 O que ouvindo todos os cidadãos da torre de Siquém, entraram na fortaleza, na casa do deus Berite.
47 E contou-se a Abimeleque que todos os cidadãos da torre de Siquém se haviam congregado.
48 Subiu, pois, Abimeleque ao monte Salmom, ele e todo o povo que com ele havia; e Abimeleque tomou na sua mão um machado, e cortou um ramo de árvore, e o levantou, e pô-lo ao seu ombro, e disse ao povo, que com ele havia: O que me vistes fazer apressai-vos a fazê-lo assim como eu.
49 Assim, pois, cada um de todo o povo, também cortou o seu ramo e seguiu a Abimeleque; e pondo os ramos junto da fortaleza, queimaram-na a fogo com os que nela estavam, de modo que todos os da torre de Siquém morreram, uns mil homens e mulheres.
50 Então Abimeleque foi a Tebes e a sitiou, e a tomou.
51 Havia, porém, no meio da cidade uma torre forte; e todos os homens e mulheres, e todos os cidadãos da cidade se refugiaram nela, e fecharam após si as portas, e subiram ao eirado da torre.
52 E Abimeleque veio até à torre, e a combateu; e chegou-se até à porta da torre, para a incendiar.
53 Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque; e quebrou-lhe o crânio.
54 Então chamou logo ao moço, que levava as suas armas, e disse-lhe: Desembainha a tua espada, e mata-me; para que não se diga de mim: Uma mulher o matou. E o moço o atravessou e ele morreu.
55 Vendo, pois, os homens de Israel que Abimeleque já era morto, foram-se cada um para o seu lugar.
56 Assim Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando a seus setenta irmãos.
57 Como também todo o mal dos homens de Siquém fez tornar sobre a cabeça deles; e a maldição de Jotão, filho de Jerubaal, veio sobre eles.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
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REFLEXÃO
Abimeleque, filho ilegítimo de Gideão, nutria a rejeição imposta pela família de seu pai e de seus setenta irmãos. Foi criado longe de seu pai, mas acompanhava de longe a sua projeção no meio do povo que queria colocá-lo como rei de Israel. Abimeleque se tornou ambicioso e quando seu pai morreu requereu pela força ocupar o lugar que julgava ser seu por direito. Não se deteve diante dos impedimentos e conseguiu chegar onde queria. No entanto, para conseguir a sua vitória teve que eliminar todos os seus concorrentes. Nesse caso, os concorrentes eram seus irmãos, mas ele nem se importou. Utilizou de meios escusos para obter o que desejava.
Abimeleque foi fruto de uma relação proibida, não abençoada. Sofreu as consequências das atitudes erradas de seu pai. Foi rejeitado e em seu coração se desenvolveu a semente da inveja e da ambição desmedida. Tornou-se uma pessoa fria, mesquinha e má. Por isso foi considerada, de acordo com a parábola narrada por Jotão, seu irmão mais moço - único sobrevivente da chacina contra a vida de seus irmãos, como um espinheiro.
Dessa história se pode extrair grandes ensinamentos. Analisando sob a ótica psicológica, a parábola de Jotão nos possibilita um entendimento de que, assim como o fruto é resultado das peculiaridades da árvore da qual procede e que não há como ser diferente, assim também, no tocante a condição humana, cada um produz conforme a motivação que há em seu coração e estas motivações são decorrentes das experiências humanas que vão ao longo de uma existência inteira dando um formato a cada indivíduo.
Quando Jotão se referiu a seu irmão Abimeleque como espinheiro, estava comparando-o a uma árvore que não produz frutos bons, mas que ao contrário, oferecia perigo aos que se achegassem a ele. E isso ficou claro pelo que fizera a seus irmãos. Com isso ele tentava alertar o povo quanto ao erro que haviam cometido colocando-o como rei, na expectativa de que cumprisse com as promessas de campanha política que fizera para conseguir o apoio necessário para chegar onde pretendia e que de fato conseguiu. Três anos de governo foram o suficiente para o povo percebesse o erro que haviam cometido. Que atitude se poderia esperar de alguém sem o menor escrúpulo, disposto a qualquer coisa para obter vantagens? Nenhum compromisso, certamente tinha senão consigo mesmo.
Essa é a motivação, infelizmente, de muitos que estão ávidos pelo poder.
- Conhecer a história de Abimeleque e refletir sobre a conduta de pessoas que ocupam cargos de liderança e que deveriam servir de exemplo, no entanto, em alguns casos, motivados pelo orgulho, pela ambição, agem sem nenhum escrúpulos, sem medir as consequências de seus atos, atropelando quem estiver pela frente para chegar ao poder. Ao escolher um representante, há que se conhecer, primeiramente, as suas obras, o seu trabalho, aquilo que ele faz de concreto, e não apenas o que diz que vai fazer, porque muitos mentem. E quem mente, não tem compromisso com ninguém senão consigo mesmo.
Esse tipo de traje era reservado às funções sacerdotais e ele não tinha a permissão de Deus para usá-las (Jz. 8:24-27). Além disso, apesar de ter muitas esposas e com elas ter tido setenta filhos (Jz. 8:30), envolveu-se com uma concubina de Siquém com a qual teve um outro filho de nome Abimeleque (Jz. 8:31). Com essa atitude, ele abriu precedentes para que a prostituição voltasse a fazer parte da vida de seu povo, e não apenas a prostituição física como também a prostituição espiritual (Jz. 8:27) por meio da idolatria. Além, disso, não se deu conta de que seu filho ilegítimo nutria em seu coração uma ambição desmedida que trouxe consequências terríveis para a sua família. Após sua morte, tem início uma briga pelo poder. Essa é a história que vamos ver nesse estudo.
Perguntaram a oliveira se ela queria ser a escolhida, porém, ela estava muito ocupada produzindo o azeite tão usado por Deus e pelos homens. Foram então perguntar à figueira, mas esta também não quis porque estava ocupada produzindo seus frutos. Então foram até a videira, que também não quis porque estava muito ocupada na produção do vinho. Finalmente, todas as árvores se voltaram para o espinheiro e perguntaram se ele queria ser o rei. Ele disse que, se fosse feito rei, as convidaria para refugiarem-se debaixo de sua sombra, porém, se assim não o fizessem, lançaria fogo sobre todos os cedros do Líbano.
- Conhecer a história de Abimeleque e refletir sobre a conduta de pessoas que ocupam cargos de liderança e que deveriam servir de exemplo, no entanto, em alguns casos, motivados pelo orgulho, pela ambição, agem sem nenhum escrúpulos, sem medir as consequências de seus atos, atropelando quem estiver pela frente para chegar ao poder. Ao escolher um representante, há que se conhecer, primeiramente, as suas obras, o seu trabalho, aquilo que ele faz de concreto, e não apenas o que diz que vai fazer, porque muitos mentem. E quem mente, não tem compromisso com ninguém senão consigo mesmo.
INTRODUÇÃO
Gideão foi comissionado por Deus a exercer o mandato de juiz em um período em que os Israelitas estavam sendo subjugados pelos midianitas (Jz. 6.11-40). Exerceu o seu governo por um período de quarenta anos e nesse período teve paz. Foi um homem prudente e corajoso (Hb. 11:32) e por essa razão o povo quis colocá-lo na posição de soberano, mas ele recusou (Jz. 8:22-23). Ao final de sua trajetória como líder teve algumas atitudes contraditórias, porque embora tenha recusado as honrarias, a vaidade entrou em seu coração e começou a agir como se fosse um rei. Mandou fazer para si um manto (éfode- Ex.28:6) com mais de vinte quilos de ouro que despertou no povo a idolatria.Esse tipo de traje era reservado às funções sacerdotais e ele não tinha a permissão de Deus para usá-las (Jz. 8:24-27). Além disso, apesar de ter muitas esposas e com elas ter tido setenta filhos (Jz. 8:30), envolveu-se com uma concubina de Siquém com a qual teve um outro filho de nome Abimeleque (Jz. 8:31). Com essa atitude, ele abriu precedentes para que a prostituição voltasse a fazer parte da vida de seu povo, e não apenas a prostituição física como também a prostituição espiritual (Jz. 8:27) por meio da idolatria. Além, disso, não se deu conta de que seu filho ilegítimo nutria em seu coração uma ambição desmedida que trouxe consequências terríveis para a sua família. Após sua morte, tem início uma briga pelo poder. Essa é a história que vamos ver nesse estudo.
Procedimentos
Durante a narrativa utilizar como recurso elementos visuais que possibilite o imaginário da criança. Nesse caso, o importante é dar ao movimento a idéia de uma ação, como uma encenação. A entonação na fala é muito importante para liberar a imaginação.Contação de História
A Ambição de Abimeleque
Depois da morte de Gideão o povo sem liderança, começou a se prostituir e praticar idolatria (Jz. 8:33). Dos setenta filhos (Jz.8:30), nenhum, exceto Abimeleque, o filho ilegítimo (Jz.8:31), requereu o poder. Ele fora criado longe da família de seu pai e por isso, se sentia excluído, mas julgava-se no direito de lutar pela posição que fora de seu pai. Sabia que não teria apoio para colocar em prática o seu plano de ascensão ao poder senão em Siquém, onde morava a família de sua mãe. Assim, procura fazer uma aliança com esse povo.O Discurso em Siquém - Lançamento da Campanha
Em seu dicurso, Abimeleque ressaltou ao povo de Siquém, que melhor seria ele no poder do que os setenta filhos de seu pai. Fez apelo aos laços de sangue que os unia e lembrou que enquanto Gideão estivera no poder, nenhuma expressão tiveram, mas que agora, com ele na liderança, isso poderia ser mudado (Jz. 9:2). Essa eloqüente retórica os sensibilizou e decidiram apoiá-lo (Jz.9:3).O Financiamento da Campanha
Abimeleque precisava de recursos e então conseguiu o financiamento junto ao povo, que lhe deu setenta peças de pratas (Jz.9: 8). Esses valores eram provenientes de consagrações aos deuses pagãos, mas isso não importava a Abimeleque, homem sem o menor escrúpulo, disposto a fazer qualquer coisa pelo poder.A Eliminação dos Adversários
Com os recursos provenientes das doações, Abimeleque contratou homens inescrupulosos (Jz. 9:4) que participaram de uma chacina que eliminou de uma só vez, seus sessenta e nove irmãos (Jz.9:5). Ou seja, eliminou a concorrência. Porém, não percebeu que seu irmão Jotão havia escapado e fugido. Após esse lamentável episódio, o povo de Siquém o elegeu rei (Jz 9:6). A Parábola da Árvore
Jotão subiu ao Monte Gerizim, lugar onde foram proclamadas bênçãos sobre Israel, e lá de cima, amaldiçoou Siquém e Abimeleque. Clamou ao povo que lhe desse ouvido a respeito do que iria dizer. Usou uma parábola que dizia o seguinte. Certa vez, as árvores resolveram escolher um rei. Reuniram-se e para ungir a escolhida. Perguntaram a oliveira se ela queria ser a escolhida, porém, ela estava muito ocupada produzindo o azeite tão usado por Deus e pelos homens. Foram então perguntar à figueira, mas esta também não quis porque estava ocupada produzindo seus frutos. Então foram até a videira, que também não quis porque estava muito ocupada na produção do vinho. Finalmente, todas as árvores se voltaram para o espinheiro e perguntaram se ele queria ser o rei. Ele disse que, se fosse feito rei, as convidaria para refugiarem-se debaixo de sua sombra, porém, se assim não o fizessem, lançaria fogo sobre todos os cedros do Líbano.
A Mensagem Implícita
A mensagem que Jotão queria transmitir ao povo era que a árvore se conhece pelo fruto. Uma árvore boa produz frutos bons, porém, o que se espera de uma árvore como o espinheiro? Certamente cedo ou tarde os ferimentos causados por seus espinhos seriam notórios. Com esse recurso, queria levar o povo a refletir sobre a pessoa de Abimeleque. Se ele fora capaz de matar seus irmãos de forma tão hedionda, o que não faria com eles quando não fossem mais úteis? E quanto aos frutos de seu meio-irmão, alertava, não seriam semelhantes aos espinhos? Lembrou-lhes de tudo o que fizera Gideão ao povo e o quanto ingratos estavam sendo aliando-se a um homem sem escrúpulos, levando apenas em conta os laços de parentesco. Lembrou-lhes de que uma aliança dessa natureza certamente traria resultados desastrosos para ambas as partes. Dito isto, fugiu para Beer, temendo as investidas de Abimeleque (Jz. 9:7-21).A Conspiração de Gaal
Passados três anos, Deus permitiu que pairasse sobre o povo o espírito de divisão. Logo, começaram a insurgir levantes contra o governo de Abimeleque. Gaal, conquistou a simpatia do povo de Siquém, e começou lançar uma campanha em seu favor a fim de substituir Abimeleque no poder. A notícia dessa insurreição chegou até Abimeleque, deixando-o enfurecido. Pegou seus homens e partiu em direção a cidade de Siquém, cercando-a. O povo temeroso refugiou-se nas fortificações do templo pagão e então, Abimeleque subiu até os montes, trouxe galhos secos e colocou-os ao redor da fortificação e ateou fogo. Todos morreram (Jz. 9:22-33).Morte Desonrosa
Saindo de Siquém, Abimeleque e seus homens cercaram um vilarejo próximo, Tebes, e procederam de forma semelhante, pois também, lá havia rebeldes. O povo também, se refugiou nas fortificações do templo. Tal como fizera anteriormente, Abimeleque se preparava para atear fogo quando uma mulher de uma das torres lançou sobre ele uma mó (pedra) e ele teve seu crânio quebrado. Porém, embora ferido, não perdeu a consciência e, envergonhado da situação, pediu a um de seus soldados para atravessar-lhe uma espada no peito, para que se não dissesse que fora morto pelas mãos de uma mulher. Assim, se cumpre a justiça de Deus pela morte dos filhos de Gideão (Jz.9:50-56). Os culpados foram consumidos pela própria violência que havia em seus corações.https://cursobiblicoinfantil.blogspot.com ›
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
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Fonte e crédito da lição www.CPAD
1) Que atitudes e pensamentos atrapalham nosso relacionamento com o Senhor?
RESPOSTA LIVRE.
2 )Faça o rostinho feliz ou triste conforme a imagem e depois colorir.
3) Como ter um coração leal a Deus? Recortar e colar no coração.
Ovelhinhas de Cristo.
BRINCADEIRA
Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula ou do salão social de sua igreja; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito (quase uma linha) e tortuoso. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito.Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo estreito, sem desequilibrar e sair caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza de que não estamos sozinhos – Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva as coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.
ALUNO(A)
Fonte e crédito da lição www.CPAD
Ore com as crianças
Professor(a). Incentive os alunos a orarem uns pelos outros, ore também pela aula, pelos familiares e aniversariantes da semana.A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Professor(a). Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre. Ore com as crianças agradecendo.Agradeça a Deus com as crianças porque Jesus morreu por nossos pecados, mas ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo. E pode dar vida eterna para todos os que creem Nele.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Queridas tias e tios
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
Ageu 2:4-5.
👉 Fonte consultada
Créditos lições bíblicas -Revista CPAD - JunioresComentarista/Luciene Saviolle
Editor Thiago Santos
👉Fontes consultadas
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
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Escola Biblica Dominical Infantil
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Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
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Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
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Tenha uma ótima aula e que Deus abençoe a sua classe.
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