segunda-feira, 14 de março de 2022

Aula Bíblica Primários – Lição 12: O encontro que mudou a vida de Saulo

     

  

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
    E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX... 
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Esse material é dirigido para professores, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor(a) para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
👇
Titulo da lição:
O Encontro que Mudou a Vida de Saulo
Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
- Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
  
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
 
   
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Podes Falar Senhor - Crianças diante  do trono


Eyshila - Fala comigo


É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil


Grande e Largo - 3 Palavrinhas -


Minha pequenina luz: Cristina Mel


O coração do menino e da menina - corinho infantil 


Deus é bom pra mim - 3 Palavrinhas


Deus É Tão Bom - 3Palavrinhas - Volume 4


O MEU CORAÇÃO É UMA CASINHA, NELE HABITA ALGUÉM MUITO ESPECIAL...


POR DENTRO, FORA, ALTO E BAIXO SEMPRE SOU FELIZ - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.   
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.


Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores

· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.

APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento: 
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.







OBJETIVO
Que o aluno entenda que um encontro verdadeiro com Jesus muda o nosso coração e a nossa história.


PONTO CENTRAL
O perdão de Deus está disponível a todos e pode transformar qualquer pessoa.


MEMÓRIA EM AÇÃO:
"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo."(2Coríntios 5.17)

MUITO LEGAL PARA TRABALHAR O MEMORIZANDO


Incentiva as crianças a ter momentos diários para falar com Deus.



HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:   
   Atos 9. 1-19
1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
7 Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.

9 Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
17 Então, Ananias foi e, entrando na casa,
impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
19 E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos.

Bíblia Almeida Corrigida Fiel.

 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
Clique nas imagens para Ampliar.










Recursos Visuais:




 
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.



 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". 
Pronto, agora é só imprimir.
Clique nas imagens para aumentar.











  

    








Trabalho manual:


Perguntas:
1- O que Saulo pediu ao sumo sacerdote?
Perseguir os cristãos


2- Para que cidade Saulo estava indo?
Damasco


3-Porque Saulo caiu do cavalo?
Uma luz do céu brilhou em volta de Saulo

4- O que Jesus disse a Saulo?
Saulo, Saulo por que você me persegue?


5- O que Jesus mandou Saulo fazer?
Mandou levantar e entrar na cidade.


6- O que Saulo percebeu quando se levantou do chão?
Que não podia enxergar.


7- Quem o a ajudou a chegar a Damasco?
Seus companheiros


8- Quantos dias Saulo ficou sem enxergar, sem comer e sem beber?
3 dias


9- Que discípulo foi ao encontro de Saulo?
Ananias.


10- O que Ananias fez com Saulo?
Colocou a mão sobre Saulo e disse que Jesus o mandou para curar as vistas dele e enche-lo do Espírito Santo.

11- O que caiu dos olhos de Saulo?
Caiu dos olhos algo como escamas e ele voltou a enxergar


12- O que aconteceu no final da História?
Saulo levantou-se e foi batizado e passou ali alguns dias com os discípulos em Damasco.


13- Quem Saulo era antes de conhecer Jesus?
Perseguidor dos Cristãos.


14- E depois que conheceu Jesus?
Tornou-se um cristão e viajou para muitos lugares para falar do amor de Deus para as pessoas.



Ovelhinhas de Cristo. 


  

Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3.23
           

Criança de jesus tem energia pra gastar
  

BRINCADEIRAS
Livro Sem Palavras
Cores que comunicam!
Atividade 1
 - Brincando com as cores
Esta brincadeira consiste do seguinte: Prof. Esconde as mãos coloridas dentro de uma caixa ou sacola. 
Cada cor representa uma ação que a criança executará. 
O branco a criança senta, o amarelo ela pula de alegria, o preto ela pega um amigo pela mão e sai correndo, o vermelho abraça três amigos e o verde caminha lentamente pela sala. 
Quando Prof. Mostrar a mão colorida ela deve seguir as instruções relativas á cor. 
É importante treinar as instruções com as crianças antes de começar a brincadeira. Pode-se começar lentamente e depois fazer mais rápido. Você pode relacionar as cores com as cores do Livro sem Palavras.
Como confeccionar:
Materiais: 
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador.

Passo a passo: 
Risque os moldes no E.V.A e corte-os.

A partir desta brincadeira você pode desenvolver várias atividades. 
Use a sua criatividade!!



LEMBRANCIHA
- Chaveiro
Cada cor deste chaveiro tem um significado para ajudar a criança a entender o plano de Deus em salvar o homem. 
Depois de trabalhar as cores abaixo, cada criança pode ganhar um chaveiro para lembrar sempre do Plano de Salvação.

Use o diagrama abaixo para utilizar as cores:
Como confeccionar:
Materiais: 
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador
Pistola de cola quente
Bastão de cola quente
Vazadores nº 3 e 11
Argola para chaveiro
Sutache dourado ou cordão (16 cm)

Passo a passo:
1) Risque os moldes no E.V.A e corte-os.
2) Com o vazador nº 11 faça dois círculos amarelos. Com o vazador nº 3 faça o furo em cada coração conforme indicação do molde acima.
3) Junte os corações na seguinte ordem: amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Passe o sutache pelos furos e passe por dentro da argola também. faça com que uma ponta de sutache se encontre com outra cerca de 3,5 cm dos corações. Passe um pouco de cola unindo-as e depois cole os círculos um de cada lado para reforçar.
Fonte: Professora Denize Eiras, do livro "Faça arte: fazer e criar é só começar", editora AD Santos.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus através do seu filho Jesus, que resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.


  
Apelo
Faça o apelo para que as crianças tenham a oportunidade de se entregarem a Cristo. Pergunte quem deseja ser obediente e ter seu coraçãozinho limpo de todo o pecado. Diga que Jesus pode limpar seus corações.

Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.


Oração
Pai Celestial, te agradecemos pela tua Palavra e pela vida do apóstolo Paulo, que foi um exemplo de como te servir.
Abre nossos corações para atender ao teu chamado e usa-nos para te servir com alegria e dedicação.
Em nome de Jesus, amém!









ALUNO(A)


Fonte da lição Primário/CPAD

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer sempre a Bíblia para ser feliz na terra.
 
  
      

Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


 
Hora do Lanche:
 
Aula Primarios Josias 013
Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Professores. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.


Ore com as crianças



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

 
 Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: 
Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.

 
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:   
  Atos 9. 1-19

Bíblia Almeida Corrigida Fiel.
 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.


  


CRIANÇAS ATENÇÃO!

Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!
Com todo o meu carinho... 
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!

Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
 
  
PROF.)
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
👉FontesConsultada:
Créditos: Editora Responsável - Revista Primários CPAD
Comentarista-Thiago Santos
Editora Paula Renata Santos
👇👇
👉As imagens foram tiradas da net.
Fontes Consultadas:
Créditos:
Tiasdaescolinha.blogspot.com
Escola-dominical-infantil
www.escoladominical.net
ministerioinfantilidb.blogspot.com
blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ensino infantil num clique
adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
  “Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!” 
(Ageu 2:4,5)
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
👆
👆

Nenhum comentário:

Postar um comentário