INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Exemplo básico de plano de aula.
Momento do louvor
A criação do mundo-Gisele Paiva
Muito Bom/A Criação-Minha Vida É Uma Viagem
2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
6 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
7 Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.
8 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.
10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.
11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
14 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.
20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
21 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.
24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.
25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
Criança de jesus tem energia pra gastar
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Pra você!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus criou os céus e a terra
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Autor da Criação – Cd Crianças Diante do Trono_ vol. 1
Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus? Crianças Diante do Trono
Aline Barros - Melô da Criação
Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus? Crianças Diante do Trono
Aline Barros - Melô da Criação
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
Objetivo:
Apresentar a Deus como criador do universo e os fatos que decorreram nos primeiros dias da criação. Memorizando:
"31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom"
(Gênesis 1. 31a)
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 1. 1-31
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.Gênesis 1. 1-31
2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.
6 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.
7 Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.
8 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.
9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.
10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.
11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.
14 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.
15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.
16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.
17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,
18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.
20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.
21 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
22 E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.
23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.
24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.
25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Recursos visuais
1º DIA
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.
2º DIA
Já no segundo dia, Deus separou a água e fez o céu.
Vamos olhar para o céu! (Procure uma janela ou vá ao ar livre com as crianças e olhem para o céu. Como o céu é alto e grande.
(Faça uma nuvem com plumante cola um pedaço de papelão e coloca um elástico e prega no teto. As águas de TNT azul.)
3º DIA
No terceiro dia, Deus fez a parte seca e a chamou de terra. A parte com água Deus chamou de mares. Na terra, Deus mandou que brotassem árvores, flores e frutas.
E Deus viu que tudo ficou bom... Viva! Quem gosta de comer as frutas gostosas que Deus fez?
4º DIA
No quarto dia, Deus fez o grande sol para iluminar o dia, e a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Como Ele é bom.
5º DIA
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. Como os peixes nadam? E como os pássaros fazem no céu? Muito bem!
6º DIA
Foi no sexto dia que Deus criou os animais para viverem na terra. Vamos dizer o nome de alguns animais...
E foi no sexto dia que Deus fez algo muito especial, que será?
Deus fez o homem e a mulher. Adão e Eva.
Deus viu o que havia feito e ficou feliz. Ele disse: tudo ficou muito bom!
7º DIA
Deus criou tudo em seis dias. Então, no sétimo, Ele descansou...Conclusão
Depois que Deus criou o homem, Ele deu um lindo jardim para o homem morar e cuidar de tudo que havia criado.
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.
(Faça um retângulo branco e preto para simbolizar dia e noite. Apague as luzes e ligue - Quando Deus falou: - HAJA LUZ!)
2º DIA
Já no segundo dia, Deus separou a água e fez o céu.
Vamos olhar para o céu! (Procure uma janela ou vá ao ar livre com as crianças e olhem para o céu. Como o céu é alto e grande.
(Faça uma nuvem com plumante cola um pedaço de papelão e coloca um elástico e prega no teto. As águas de TNT azul.)
3º DIA
No terceiro dia, Deus fez a parte seca e a chamou de terra. A parte com água Deus chamou de mares. Na terra, Deus mandou que brotassem árvores, flores e frutas.
E Deus viu que tudo ficou bom... Viva! Quem gosta de comer as frutas gostosas que Deus fez?
No quarto dia, Deus fez o grande sol para iluminar o dia, e a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Como Ele é bom.
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. Como os peixes nadam? E como os pássaros fazem no céu? Muito bem!
Foi no sexto dia que Deus criou os animais para viverem na terra. Vamos dizer o nome de alguns animais...
E foi no sexto dia que Deus fez algo muito especial, que será?
Deus fez o homem e a mulher. Adão e Eva.
Deus viu o que havia feito e ficou feliz. Ele disse: tudo ficou muito bom!
Deus criou tudo em seis dias. Então, no sétimo, Ele descansou...Conclusão
Depois que Deus criou o homem, Ele deu um lindo jardim para o homem morar e cuidar de tudo que havia criado.
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Atividade: Sugestões:
DIVERSÃO EXTRA
Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação.
Faça um jogo sobre a Criação usando a bola. As crianças formarão um círculo e jogarão a bola umas para as outras. A criança da vez citará uma coisa de que gosta na criação de Deus antes de jogar a bola para um colega. As crianças maiores vão gostar de ser desafiadas a falar da criação na ordem em que aparece na Bíblia. Conte a brincadeira até que todas as crianças tenham tido a chance de falar de pelo menos um dia da criação.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
👉 Fontes consultadas:
Créditos -Revista Cpad - Juniores
recursosdeevangelismo.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
ensinandoospequeninos.blogspot.
Blogdaebi.blogspot.com
www.ebdanimada.com.br
roseebdinfantil.blogspot.com
blog: http://tiaruthinha.blogspot.com.br
Crianças Crescendo com Jesus:Adaliahelena.blogspot.com
semeandoasalvacao.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Boa tarde! Tudo bem?vcs tem aguma aula com o teme Jesus Cristo nosso modelo de viver.a imagem do Deus invisível
ResponderExcluirNÃO TEMOS. NO MOMENTO VOU PREPARAR ESTA AULA EM BREVE.
ResponderExcluir