segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Aula Bíblica Jardim de Infância – Lição 12: Sai Água da Pedra para o Povo de Deus Beber

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
 
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
    
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:




· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


A Chuva Cai - Turma do Cristãozinho Volume 2


É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil com legenda)


MEU DEUS É TÃO GRANDE letra

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores

A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada prof. tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho. 
Adália Helena. 


 Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.


OBJETIVO: 
Os alunos deverão entender que foi Deus quem fez a água brotar da rocha; e saber que Deus é capaz de fazer o impossível pelos seus filhos.


 É HORA DO VERSÍCULO: 
“[...] Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7.37).
Quebra-gelo: 
Mostre às crianças um copo com água bem limpinha. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
A seguir, mostre um copo de água escurecida com café preparado para que fique escurecida. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
Converse um pouco sobre como é sentir sede. Pergunte quem já passou muita, muita sede? Compare o tempo que podemos passar sem água com o tempo que podemos ficar sem comida (só uns poucos dias). O que fazemos quando temos sede ou fome? A quem pedimos ajuda?
Na história bíblica verdadeira de hoje descobriremos o que aconteceu quando o povo de Deus estava com muita, muita sede mesmo.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: Peças de “lego” ou caixinhas de fósforo ou copos descartáveis;
Opção A - maquete (cenário com bonecos);
Opção B - cenário grande e roupas dos tempos bíblicos; Revisando: jarra com água;


COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Maquete
Encapar uma caixa de sapato, sem a tampa, com papel pedra. Forrar a mesa com TNT. Colocar a caixa de sapatos em pé sobre o TNT, com a parte fechada virada para as crianças. Fazer um furinho na caixa, há uns 10 cm da base. O furo deve ter a espessura da ponta de uma seringa sem a agulha. Esconder a seringa cheia de água, atrás da caixa. Esconder também um copo com água (se precisar encher a seringa novamente) e uma vasilhinha para recolher a água, no momento apropriado.


Cenário grande: 
Cobrir uma placa de papelão com papel pedra amassado, criando a impressão de uma rocha. Há uns 20 cm da base, fazer um furo na espessura de uma mangueira de banheira de bebê. Atrás da placa, colocar uma banheira de bebê (dessas que têm uma mangueira para sair a água). À frente da placa, colocar uma vasilha para recolher a água. Não é preciso ter muita água na banheira.

 · Receba seu aluno ou aluna com muito amor e alegria. Aquele ou aquela que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.

· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:

Êxodo 17. 1-7
1 Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber.

2 Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?

3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?

4 E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5 Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

7 E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?

 Bíblia Sagrada Online versão NVI
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Moisés fere a rocha - Vídeo

Recursos visuais:







Mais Visuais





 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.



Sugestões de atividades:
Clique nas imagens para aumentar.
Para colorir:






Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?


   
Criança de jesus tem energia pra gastar

Brincadeira: 
“Estátua Musical” e “Siga o Mestre”. 
As crianças movimentam-se pela sala ao som de uma música. Quando parar a música, as crianças ficam imóveis no lugar. O líder dá uma instrução, como correr até o canto da sala, desembainhar a espada, fazer polichinelo, bater continência, formar duplas, pular numa perna só. Se o líder tiver com a mão levantada as crianças obedecem, se tiver com a mão abaixada as crianças caem no chão. As crianças que perderem ficam uma rodada fora. Antes de começar, faça um ensaio.


APLICANDO: 
[Mostrar uma taça ou copo transparente. Dizer:] 
Quando estamos com sede, precisamos beber água. 
Aqui eu tenho um copo. Está bem limpinho. 
Será que só o copo pode matar minha sede? 
Dar tempo para as respostas.
 Claro que não. 
Preciso colocar água aqui e depois bebê-la. 
Quando não temos Jesus no coração somos como um copo vazio. Estamos perdidos, sem salvação. Jesus está chamando você e eu para bebermos a água pura da rocha. Nós não precisamos ir ao deserto. Podemos beber em nossa casa. Sabem como?
Mostrar a Bíblia.
A Bíblia diz: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.
Nós precisamos ir a Jesus. Quando lemos a Bíblia com sinceridade, estamos indo a Jesus. Se cremos nEle como nosso Salvador, é como se enchêssemos nosso copo com água. [Encher o copo com água.
Se alguém de vocês crê que Jesus foi ferido e morreu por causa do pecado de vocês, então venha aqui e eu vou dar água. 
Organizar uma fila com as crianças que querem demonstrar sua fé. 
Entregar uma tacinha de acrílico ou um copinho descartável com água para cada uma, dizendo a cada vez que Jesus disse: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.
Recolher as tacinhas e terminar esse momento com uma oração.



Lembrancinhas:

 

*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 

Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.


A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Ovelhinhas de Cristo. 


Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23


Leia a Bíblia


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica




Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.

 

* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
 
👉 Fontes Consultadas:
Créditos: Revista Cpad Jardim de infância.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Ensino Infantil Num Clique
Pequeninos de Jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
 
  
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário