segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Aula Bíblica Maternal – Lição 06: Papai do Céu fez os animais e as pessoas

Ideias para o ensino
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. 
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Aula para Maternal 011
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
 
Pré-Aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeo:



 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Cante:

Autor da Criação - Diante do trono
AUTOR DA CRIAÇÃO
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
Olhe ao seu redor e preste atenção
Queremos cantar sobre a criação
Quem é que fez a natureza tão linda?
Quem será o autor da vida?
Eu sei muito bem, pois Ele mora em meu coração
Em meu coração.
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
No primeiro dia o Senhor ordenou:
"Que haja luz!" - foi o que Ele falou
Houve a separação entre a noite e o dia
As trevas de noite e a luz de dia
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era bom
A luz e as trevas, a noite e o dia
Deus criou no primeiro dia
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
No segundo dia, você sabe o que Deus criou?
Um firmamento lá no alto colocou
O céu azul colore o nosso dia
E vem pintado de nuvens branquinhas
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era bom
O céu azul, as nuvens branquinhas
Deus criou no segundo dia
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
No terceiro dia Deus criou os mares
A terra seca cheia de árvores
A grama verdinha cobriu o chão
E frutas gostosas; a laranja e o mamão
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era bom
A terra e o mar, a grama verdinha
Deus criou no terceiro dia
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
E no quarto dia Deus criou o sol
Fez a lua e as estrelinhas
O sol grandão pra o dia governar
E à lua branca, a noite clarear
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era bom
O sol, a lua e as estrelinhas
Deus criou no quarto dia
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
No quinto dia Deus encheu o mar
Com peixes grandes e pequenos a nadar
Fez os passarinhos a voar
E todas as aves gostam de cantar
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era bom
Peixes grandes e pequenos no mar
No quinto dia fez às aves, voar
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
No sexto dia Deus criou os bichinhos
Animais domésticos; os cães e os gatinhos
Os selváticos como o leão
E os répteis que arrastam no chão
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era bom
Aconteceu naquele mesmo dia
O maior milagre da criação
Do pó da terra Deus formou o homem
E a mulher, com Suas próprias mãos
Deus olhou e viu que tudo isso era bom
Era muito bom
Os animais e a primeira família
Deus criou no sexto dia
1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez
No sétimo dia Deus descansou
De todo o trabalho que realizou
Foi bom cantar essa canção
Deus é o autor da criação
Eu sei muito bem, pois ele mora em meu coração
Em meu coração

1, 2, 3, 4, 5, 6... em apenas seis dias Deus tudo fez


Todos os animais cantam



A CRIAÇÃO DO HOMEM Alessandra samadello


Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!

Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Você gosta de ler?
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.

Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores






   

Deus criou o Homem e a Mulher!!!


Objetivo da lição:
Apresentar a criação como uma das mais importantes obras de Deus, e por isso devemos adorá-lo e servi-lo.


Para guardar no coração: 
“Assim Deus criou os seres humanos [...] parecidos com Deus [...].” (Gn 1.27)

Elas precisam saber que são especiais! São imagem e semelhança do Senhor! A vida que existem em nós vem do sopro de Deus!!! O Espírito Santo habita em nós...
 

DINÂMICA

ENTREGUE A CADA CRIANÇA UM BONEQUINHO COM O BALÃO VAZIO!!! A MEDIDA QUE FORMOS ENSINANDO, VAMOS PEDIR QUE CADA CRIANÇAS VÁ ENCHENDO SEUS BALÕES... AS CRIANÇAS ENTENDERÃO
QUE ÉRAMOS VAZIOS E SEM VIDA! ATÉ QUE DEUS NOS SOPROU COM SEU PRÓPRIO SOPRO: A VIDA!!!



História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
    
Gênesis 1:24-31
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Mensagem ao professor(a)
“Por que Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem? Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança. Por isso, preferiu o Senhor, ali mesmo no Éden, dar início à profissão de oleiro, moldando um vaso para honra (Jr 18.1-17; 2 Co 4.7). Sim, Deus usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos alimentamos.

Após formar o homem do pó da terra e, nele, imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos. De maneira que, embora pó e cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1 Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).

Deus não criou o homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortalizável (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos. E, hoje, celebraríamos o seu sexto ou sétimo milênio de vida. Adão foi criado com uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantara no Éden (Gn 1.26; 2.15)” (Claudionor de Andrade, Lições Bíblicas CPAD).


RECURSOS VISUAIS







No primeiro dia Deus separou a escuridão da luz e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
No Segundo dia Deus disse: "Que haja mar e céu".
No Terceiro dia Deus disse: "Haja terra coma árvores frutíferas, montanhas e flores"
No Quarto dia Deus disse: "Que haja sol, lua e estrelas no céu".
No Quinto dia Deus disse:"Que haja peixes no mar e aves no céu"
No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens" (FEZ TAMBÉM O HOMEM E A MULHER...EXPLIQUE)
No Sétimo dia Deus viu que tudo que Ele tinha feito era bom , então Ele descansou.
Recursos visuais:  
No primeiro dia Deus separou a escuridão da luz e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
No Segundo dia Deus disse: "Que haja mar e céu".
No Terceiro dia Deus disse: "Haja terra com árvores frutíferas, montanhas e flores".
No Quarto dia Deus disse: "Que haja sol, lua e estrelas no céu".
No Quinto dia Deus disse:"Que haja peixes no mar e aves no céu".
No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens".
No Sétimo dia Deus viu que tudo que Ele tinha feito era bom , então Ele descansou.








 
 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.

 
Atividade
“Desenhe um coração numa folha de papel. 
Faça uma cópia para cada aluno. Coloque uma pequena vasilha com água em cada mesa, e distribua pedaços de papel crepom vermelho. Ensine as crianças a molhar o papel na água e passá-lo sobre o coração, tingindo-o de vermelho. (Recomendamos o uso de aventais.) Converse: O Papai do Céu fez você do jeito que você é. Ele fez cada parte do seu corpo. Dentro do seu peito, o Papai do Céu pôs um coração para você o amar. Você sente o seu coração cheio de amor pelo Papai do céu?” (Marta Doreto).




Atividades


Atividade
Vale a pena usar com as crianças e falar da importância de cada membro do nosso corpo. Você pode utilizar o desenho do menino para os meninos e da menina para as meninas. É muito divertido!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsJKrgR6VtjTN-CwyUQr32qEWg2yk_27_rLh9okwsqGU4X35J_7jjcbq0G0sY-Uru9Jv4MozGqgQuNIjd1sRup4yyDAqSInevRb4O1G20zg6QO2VbOsyC4f2JEbvHS-ya-YKYJwzDav1DT/s1600/3956279691_08c6550b0c_b.jpg  
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEim_HITH-QFOWe5nZunfhdeMceYzbKnZtL9ZKgHjfEvRMlC3tXwVEcvv3gZg3xkse7FKItUtzDBS7bUpWXV-hZ30fipc9d42LoQXrWmGKREcwCPYf6JfmLLxenP0jE5pzrgRq14LVAzHpRl/s1600/3956279469_e9da9639bf_b.jpg



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?

Cada criança recebe um pedaço de massinha de modelar para formar algo que Deus criou!


Atividades
Cachorro é um animal que possui pelo. então vc deve fazer uma colagem com material que lembre pelo, para que a criança possa associar. Exemplo: Papel Camurça marrom, ou preto, na cor que a criança quiser o cachorro dela.
O que mais chama a atenção no cavalo, e´a sua crina.Portanto pode-se fazer uma colagem de lá na crina do cavalo e o corpo dele por ser pintado com guache, como eles são muito pequenos, não tem problema nenhum se sair do traço .
O peixe é um animal que possui escamas pelo corpo e o material de artes que mais se aproxima são as apáras de lápis, portanto guarde em quantidade ao apontar seus lápis para que as crianças da igreja possam utilizá-las quando chegar o dia desta atividade.
Música para trabalhar os peixinhos:
O patinho é famoso por ser amarelinho. é o que mais chama a atenção da criança, sua cor alegre, por causa do clipe da Aline Barros, lembra??? Deixe que eles façam pintura a dedo. Consiste em molhar as pontas dos dedos no guache e pintar apenas com as pontas dos dedinhos. Fica lindo!!!


Sugestão de música pro patinho: 

O gatinho é outro animal de pêlos , portanto deve ser trabalhado com algo que seja macio de passar as mãos, eu sugiro uma colagem com retalhos de feltros. Pegue aquela sobra de outra coisa que você fez outra coisa, rsrsr. Deixe tamanhos menores que caibam dentro do corpo do gato, é lógico e ajude os pequenos na tarefa de colar.
O passarinho possui penas e deve ser feito nele uma colagem com aquelas pluminhas que vende em saquinhos. Para o pássaro nós vamos usar os saquinhos com plumas mescladas, de todas as cores, deixe que as crianças misturem bem as peninhas e colem à vontade, pois o mesmo não poderá ser feito na galinhas, já que não existe galinha de duas cores, rsrsrs.
A tartaruga pode receber forminhas de doces na cor marrom, ou verde, quanto menor , mais linda vai ficar a tartaruga.
Para a linda vaquinha podemos deixar separado papel preto já cortado para a criança colar nas manchas e o restante da vaquinha ela pode pintar de marrom. Que tal? Vai ficar muito mimosa sua vaquinha!
A galinha é um acontecimento! Eles amam colar peninhas ( plumas), só que dessa vez com uma única cor ! Não esqueça e para a cabeça e crista uma pinturinha com cola -colorida vai ficar muito diferente!!
Para a formiguinha, deixe pintar a formiga livremente com giz-de-cera apropriado para idade deles ( gizão) e dê valor a folha que é grande e bonita. Porque não colar papel glacê verde lustrado? Vai ficar muito vistoso!!

Música para a formiguinha: ( trabalhar a preguiça, não se esqueça!!!)
A abelhinha tão famosa e querida das crianças...foi "consagrada" pela Cristina Mel não é mesmo?? Vamos fazer uma pintura com a cor amarela nas partes amarelas e deixar porque o preto já estará assim na xerox.

Música para trabalhar a abelhinha:


O coelho é mais um mamífero e como tal, também possui o corpo coberto de pelos.
Pode-se fazer a colagem de algodão ou de lá mesmo. Vc que decide porque o material que você não usar aí, ficará para a ovelha, ok?
Se você não gostou da minha sugestão a Socep Baby disponibilizou essas orelhinhas e aí só cabe a vc fazer a maquiagem...

Sugestão de musiquinha para o coelhinho ( de quebra uma boa idéia pra Páscoa, rsrsr) Do Ministério Tia Quelly Silva!!!
Para a nossa querida amiga ovelhinha, vamos fazer o que eu disse na atividade anterior, ou a colagem com lã ou com algodão. Tem também a sugestão da editora:
Sugestão de música para ovelhinha:
Ovelhinha boazinha com a Fernanda Brum
Ovelha obediente com a Vaneyse
Ovelhinha Feliz com a Cristina Mel
Animais em dobradura para vc montar um zoológico no cantinho da sala.













Sugestões de atividades
Leve para a sala revistas velhas que as crianças possam recortar. Peça que elas recortem figuras de animais. Enquanto procuram e recortam as figuras, diga que precisamos cuidar bem dos animais. Depois elas deverão colar as figuras em uma folha de papel pardo. Escreva, na parte de cima da folha: “Deus criou os animais.



Brincadeira: 
Mova-se como os animais
Uma criança de cada vez joga o dado, e o animal que cair deve imitar e andar como o animal sorteado.
Segue modelo de dado só imprimir montar o dado para brincar.



Todos os animais cantam


Lembrancinha:
Segue modelo de animais que você poderá fazer no EVA ou no color set usando um cd usado ou ate mesmo para colocar no pirulito.

Segue as tag do versículo para colocar junto com a lembrancinha.




Criança de jesus tem energia pra gastar



Brincadeira
Outra ideia é trabalhar a música "Todos os animais cantam" com dedoches de animais, um para cada criança. Imite os sons dos bichos, mas deixe que as crianças participem, façam elas mesmas os sons, instigue a que elas imitem você. Se não tiver dedoches, use bichinhos de pelúcia ou mesmo recortes de animais colados em cartolina. Você pode esconder pela sala e pedir que cada criança encontre um animal, depois volte para o tapete ou cadeira, e brinque é muito divertido.

Todos os animais cantam




ORAÇÃO




6 PASSOS PARA ORAR


conclusão:
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.

- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).



Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.

Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 



 



   
 ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
 
 Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] Aprendeu, Papai do Céu fez os animais e as pessoas,
tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
    
Gênesis 1:24-31
No Sexto dia Deus disse:" Que haja animais domésticos e selvagens" (FEZ TAMBÉM O HOMEM E A MULHER...EXPLIQUE)




Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.




👉
Fontes consultadas:
Créditos: Revista-Cpad
Telma Bueno- Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
missionariatiaso.blogspot.com
Associação Cristã Pedagógica
Escola Biblica Dominical
Bloguinho da Vânia
ebiblicadominical.blogspot.com
Apascentarospequeninos.blogspot.com.br
Ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de Cristo
Missaoinfantilsede
Adaliahelenablogspot.com.br
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
Ovelhinhas de Cristo.
  
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23

Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Lembre-se...




Crianças atenção!
Leia a bíblia!

Vamos lá!!!

Ide....pregai o evangelho a toda criatura

As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo
Queridas tias e tios. 
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.



Perfil da criança
Duas características espirituais importantes da criança do maternal: Desenvolvem uma consciência sensível. Quando ensinadas a respeito do pecado, inquietam-se com ele e temem ofender a Deus, pois desejam agradá-lo em tudo. O professor deve ensinar sobre o perdão divino e as maneiras de se agradar ao Papai do céu.

Aceitam a Jesus como Salvador pessoal. Procure sempre introduzir na lição o ensino sobre o pecado, que nos separa de Deus, e o meio que Ele providenciou para nos salvar do pecado e unir-nos a Si: a morte e a ressurreição de seu Filho Jesus. Em seguida, faça o apelo (Marta Doreto).”



Subsídio Professor
“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças, em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não só é um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para o nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta. Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, não no tempo da atenção infantil” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 17,18).





*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário