Ideias para o ensino
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Endereço e crédito na descrição dos vídeo:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.Autor Da Criação | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono
Alessandra Samadello - O Dia Em Que Deus Criou o Mundo
Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus?_Crianças Diante do Trono
Melô Da Criação – Cd Bom é Ser Criança vol.1_Aline Barros
Alessandra Samadello - O Dia Em Que Deus Criou o Mundo
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
As crianças precisam de aprender como e sobre o que devem orar. A oração e o ensino são muito importantes na nossa Escola dominical. Ali, as crianças podem aprender os princípios bíblicos sobre a oração e ver a oração demonstrada de forma bíblica.
Objetivo da lição:
Apresentar aos pequeninos a doutrina bíblica da criação, começando com o primeiro dia, quando Deus criou a luz e separou-a das trevas.
Para guardar no coração:
Para guardar no coração:
“[...] Que haja luz! E a luz começou a existir” (Gn 1.3).
1º DIA
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.
Feche os olhos e veja como era o mundo. (aguarde as crianças fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.)
Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. Vamos bater palmas...
Que bom que Deus fez o dia e a noite.
(Faça um retângulo branco e preto para simbolizar dia e noite. Apague as luzes e ligue - Quando Deus falou: - HAJA LUZ!)
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 1. 1 - 5
2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
3 Então Deus disse: – Que haja luz! E a luz começou a existir.
4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.
5 Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Esta é Clarinha. Durante o dia seus olhinhos estão abertos e a noite estão fechados. (Mostre a criança com olhos abertos e fechados, faça menino ou menina, como preferir.)
LIÇÃO:
O que você faz durante o dia, quando tudo está claro e nem precisa acender a luz?(Mostre o cartaz com as pessoas durante o dia). E durante a noite quando está escuro? (mostre agora o cartaz com as pessoas durante a noite).Você tem medo do escuro? Por que? (Deixe as crianças falarem, verifique aquelas que tem medo do escuro). Não precisamos ter medo do escuro, porque Deus cuida de nós. Ele está conosco durante o dia e durante a noite, Foi Ele quem criou tanto o dia, quanto a noite.
Quando Você estiver com medo, lembre-se que Deus é quem cuida de você! (Ore com as crianças, agradecendo o cuidado de Deus e por aquelas que revelaram ter medo do escuro). Por fim, repita com as crianças:
“No primeiro dia, Deus criou o dia e a noite.”
Recursos Visuais:
Autor Da Criação | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono
Para a lição deste Domingo você pode fazer a caixa da criação como reforço para o aprendizado dos seus alunos do maternal.
Enquanto seus alunos observam a caixa faça perguntas para reforçar o aprendizado.
O que você está vendo? (antes de ascender a lanterna)
E Deus disse: Haja Luz (acenda a lanterna) e agora o que você vê?
Vídeo:
Enquanto seus alunos observam a caixa faça perguntas para reforçar o aprendizado.
O que você está vendo? (antes de ascender a lanterna)
E Deus disse: Haja Luz (acenda a lanterna) e agora o que você vê?
Vídeo:
RECURSOS/ VISUAIS:
2 cartazes: Uma com Gravuras de Pessoas durante o dia, e outro com pessoas durante a noite.
2 cartazes: Uma com Gravuras de Pessoas durante o dia, e outro com pessoas durante a noite.
A criança de olhos abertos e fechados (em anexo)
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história melhor.
Oficina criativa
Atividade:
Algodão e giz de cera ou papel crepom picado branco e preto.
Cola
Colagem:
Cola
Colagem:
DIA – Algodão ou crepom branco picado;
NOITE- raspa de giz de cera ou grafite preto ou papel crepom picado.
NOITE- raspa de giz de cera ou grafite preto ou papel crepom picado.
OFICINA CRIATIVA
FAZER UM LIVRO.
ATIVIDADES E RECURSOS SOBRE CADA DIA DA CRIAÇÃO:DIA 1: DIA E NOITE
primeira página do livro da criação:
Adorei a ideia das crianças confeccionarem o seu próprio livro da criação. Esse é o primeiro dia!
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu que Quando eu oro, o Papai do Céu me protege, tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Atividade:
👉 Fontes consultadas:
Créditos: Revista-Cpad
-maternal-Telma Bueno
/// Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
ensinodominical.wordpress.com
jesus e as criancinhas
Apostila Ministério kids -Módulo 4 pág. 49
Apostila do curso de capacitação para ministros de crianças. Apec
tiateteministerioinfantil.blogspot.com
Apascentarospequeninos.blogspot.com.br
Ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de Cristo
Ebdanimada.com.br
Missaoinfantilsede
pequeninos de jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Ovelhinhas de Cristo.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
Perfil da criança
Duas características espirituais importantes da criança do maternal: Desenvolvem uma consciência sensível. Quando ensinadas a respeito do pecado, inquietam-se com ele e temem ofender a Deus, pois desejam agradá-lo em tudo. O professor deve ensinar sobre o perdão divino e as maneiras de se agradar ao Papai do céu.
Aceitam a Jesus como Salvador pessoal. Procure sempre introduzir na lição o ensino sobre o pecado, que nos separa de Deus, e o meio que Ele providenciou para nos salvar do pecado e unir-nos a Si: a morte e a ressurreição de seu Filho Jesus. Em seguida, faça o apelo (Marta Doreto).”
Subsídio Professor
“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças, em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não só é um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para o nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta. Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, não no tempo da atenção infantil” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 17,18).
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
Fonte: Soumae.org.
Atividade
• Atividade
Sente-se em círculo com as crianças. Converse com elas dizendo: “Quem pode ver o vento?” Nem eu nem você! Ainda assim, não precisamos ver o vento para sabermos que ele existe. Podemos reconhecê-lo porque o sentimos em nosso rosto e vemos as árvores balançando quando ele sopra. Não podemos, contudo, ver o vento. Também não podemos ver o Papai do céu, mas sabemos que Ele vive ao vermos tudo que Ele criou.”
Mostre o círculo sugerido na seção “Você vai precisar”. Diga que Deus tudo criou para o nosso bem.
Sente-se em círculo com as crianças. Converse com elas dizendo: “Quem pode ver o vento?” Nem eu nem você! Ainda assim, não precisamos ver o vento para sabermos que ele existe. Podemos reconhecê-lo porque o sentimos em nosso rosto e vemos as árvores balançando quando ele sopra. Não podemos, contudo, ver o vento. Também não podemos ver o Papai do céu, mas sabemos que Ele vive ao vermos tudo que Ele criou.”
Mostre o círculo sugerido na seção “Você vai precisar”. Diga que Deus tudo criou para o nosso bem.
Criança de jesus tem energia pra gastar
6 PASSOS PARA ORAR
Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Fazer em casa:
Final da aula:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu que Quando eu oro, o Papai do Céu me protege, tem aprendido isso muito bem. Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 1. 1 - 5
Para guardar no coração:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis 1. 1 - 5
Para guardar no coração:
“[...] Que haja luz! E a luz começou a existir” (Gn 1.3).
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
👉 Fontes consultadas:
Créditos: Revista-Cpad
-maternal-Telma Bueno
/// Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
ensinodominical.wordpress.com
jesus e as criancinhas
Apostila Ministério kids -Módulo 4 pág. 49
Apostila do curso de capacitação para ministros de crianças. Apec
tiateteministerioinfantil.blogspot.com
Apascentarospequeninos.blogspot.com.br
Ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de Cristo
Ebdanimada.com.br
Missaoinfantilsede
pequeninos de jesusblogspot.com
Adaliahelenablogspot.com.br
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais NecessidadesPouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
De todo o meu coração!!!
Crianças atenção!
Leia a bíblia!
Vamos lá!!!
As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo
Queridas tias e tios.
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Duas características espirituais importantes da criança do maternal: Desenvolvem uma consciência sensível. Quando ensinadas a respeito do pecado, inquietam-se com ele e temem ofender a Deus, pois desejam agradá-lo em tudo. O professor deve ensinar sobre o perdão divino e as maneiras de se agradar ao Papai do céu.
Aceitam a Jesus como Salvador pessoal. Procure sempre introduzir na lição o ensino sobre o pecado, que nos separa de Deus, e o meio que Ele providenciou para nos salvar do pecado e unir-nos a Si: a morte e a ressurreição de seu Filho Jesus. Em seguida, faça o apelo (Marta Doreto).”
Subsídio Professor
“O Mito do Período de Atenção
Existem muitas fórmulas para se chegar ao tempo de atenção das crianças, em termos de minutos. A mais comum consiste em utilizar a idade da criança mais um. Ou seja, uma criança de três anos teria um período máximo de atenção de quatro minutos. Isto não só é um mito, como também é um meio inútil de se raciocinar com relação à atenção. Em vez de refletirmos sobre a atenção infantil em termos de minutos, deveríamos considerá-la sob o prisma das tarefas. A tarefa que propomos está num nível de dificuldade apropriado para o nosso aluno? Ele a realiza até o fim? Com o nível de dificuldade adequado, uma criança pode, e frequentemente consegue, dar atenção à atividade proposta. Precisamos aprender a nos concentrar na atenção infantil, não no tempo da atenção infantil” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Maternal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 17,18).
*Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Marcos 10:14.
*Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente."Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!
Muito bom este blog, gosto muito desta parte de ensino, repasso isso aos meus filhos no ambiente do lar!
ResponderExcluirÉ MUITO IMPORTANTE O ENSINO NO LAR. EU QUANDO MEUS FILHOS PEQUENOS EU PASSAVA HORAS COM ELES BRINCANDO E CANTANDO OS LIVROS DA BIBLIA, ENSINANDO BRINCANDO, HOJE SÓ AGRADEÇO A DEUS PELO FILHOS MARAVILHOSOS QUE TENHO. DEUS TE ABENÇOE IRMÃO EDUARDO.
Excluir