Ideias para o ensino
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Jesus Pode Tudo - Minha Vida É Uma Viagem
Dvd Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada prof. tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho. Adália Helena.
Introdução:
Você gosta de ouvir música? É muito bom ouvir as músicas! Você pode ouvi as músicas porque Deus lhe deu dois ouvidos.
Desenvolvimento:
Eu também gosto de ouvir música. Gosto de ouvir o barulhinho da chuva caindo, do passarinho cantando, do vento soprando.
Sabe? Havia um homem que não podia ouvir nada disso. Ele era surdo. Não escutava nada. Seus amigos o levaram até Jesus e pediram:
– Senhor Jesus, ajuda nosso amigo. Jesus pôs as mãos nos ouvidos do homem e o curou.
Ziii...ziii.. o homem ouviu o vento soprando. Tiuiii.. tiuiii.. ele ouviu os passarinhos cantando. Ouviu o barulho das ondas batendo na praia. Ah! O homem pôde ouvir Jesus falar.
Você gosta de ouvir música? É muito bom ouvir as músicas! Você pode ouvi as músicas porque Deus lhe deu dois ouvidos.
Desenvolvimento:
Eu também gosto de ouvir música. Gosto de ouvir o barulhinho da chuva caindo, do passarinho cantando, do vento soprando.
Sabe? Havia um homem que não podia ouvir nada disso. Ele era surdo. Não escutava nada. Seus amigos o levaram até Jesus e pediram:
– Senhor Jesus, ajuda nosso amigo. Jesus pôs as mãos nos ouvidos do homem e o curou.
Ziii...ziii.. o homem ouviu o vento soprando. Tiuiii.. tiuiii.. ele ouviu os passarinhos cantando. Ouviu o barulho das ondas batendo na praia. Ah! O homem pôde ouvir Jesus falar.
- Deus ama vocês.
Conclusão e Aplicação:
Aquele homem não podia ouvir. Agradeça a Deus porque você tem dois ouvidos que servem para ouvir.
Oração:
Senhor, obrigado por ter me dado meus ouvidos para ouvir. Em nome de Jesus, Amém!
Conclusão e Aplicação:
Aquele homem não podia ouvir. Agradeça a Deus porque você tem dois ouvidos que servem para ouvir.
Oração:
Senhor, obrigado por ter me dado meus ouvidos para ouvir. Em nome de Jesus, Amém!
Memória em ação:
CONQUISTANDO A ATENÇÃO
Escolher entre as opções abaixo:
Opção A:
Opção A:
[Dizer:] Imaginem que eu não consigo falar e que preciso contar algumas coisas para vocês. Então vou fazer alguns gestos. Digam o que estou querendo dizer, se vocês me entenderem. [Fazer os gestos em silêncio.]
Sugestões:
Passar a mão no estômago = Estou com fome.
Formar um copo com a mão e levá-la à boca = Estou com sede.
Juntar as mãos sob a cabeça = Estou com sono.
Esfregar os olhos = Estou triste.
[Dizer:] Estes gestos foram fáceis. Agora quero ver se vocês conseguem fazer o mesmo. Vou dizer algumas frases e vocês devem tentar fazer mímicas para expressar o que falei:
Estou com vontade de passar as férias em uma fazenda.
Preciso conseguir um emprego melhor.
Fiquei triste porque meu amigo brigou comigo.
Meu pai trabalha todos os dias.
[Dizer:] Não foi muito fácil explicar o que eu disse usando apenas gestos, não é mesmo? Agora vou falar alguma coisa sem deixar sair som da minha boca. Quero ver quem vai conseguir entender. [Dizer algumas frases em velocidade normal, mas sem deixar sair som. Dar tempo para que as crianças tentem entender. Depois, perguntar:]
Foi fácil entender o que falei sem ouvir nenhuma palavra? Como vocês se sentiram quando tentaram se expressar por mímicas e não conseguiram? Existem pessoas que têm estas dificuldades. Elas não conseguem ouvir o que os outros falam e também não conseguem falar. Nossa história de hoje fala de um homem que era assim.
Opção B: [Pedir às crianças para ficarem bem quietinhas e tentarem escutar todos os sons possíveis durante uns 30 segundos. Depois pedir para que elas descrevam os sons que ouviram. Perguntar:] Vocês acham que é importante ouvir os sons? Por quê? Há algum som que é muito importante ouvir? Que sons são gostosos de ouvir? Há algum som que não devemos ouvir? Nossa história de hoje fala de um homem que não conseguia ouvir nada.
Sugestões:
Passar a mão no estômago = Estou com fome.
Formar um copo com a mão e levá-la à boca = Estou com sede.
Juntar as mãos sob a cabeça = Estou com sono.
Esfregar os olhos = Estou triste.
[Dizer:] Estes gestos foram fáceis. Agora quero ver se vocês conseguem fazer o mesmo. Vou dizer algumas frases e vocês devem tentar fazer mímicas para expressar o que falei:
Estou com vontade de passar as férias em uma fazenda.
Preciso conseguir um emprego melhor.
Fiquei triste porque meu amigo brigou comigo.
Meu pai trabalha todos os dias.
[Dizer:] Não foi muito fácil explicar o que eu disse usando apenas gestos, não é mesmo? Agora vou falar alguma coisa sem deixar sair som da minha boca. Quero ver quem vai conseguir entender. [Dizer algumas frases em velocidade normal, mas sem deixar sair som. Dar tempo para que as crianças tentem entender. Depois, perguntar:]
Foi fácil entender o que falei sem ouvir nenhuma palavra? Como vocês se sentiram quando tentaram se expressar por mímicas e não conseguiram? Existem pessoas que têm estas dificuldades. Elas não conseguem ouvir o que os outros falam e também não conseguem falar. Nossa história de hoje fala de um homem que era assim.
Opção B: [Pedir às crianças para ficarem bem quietinhas e tentarem escutar todos os sons possíveis durante uns 30 segundos. Depois pedir para que elas descrevam os sons que ouviram. Perguntar:] Vocês acham que é importante ouvir os sons? Por quê? Há algum som que é muito importante ouvir? Que sons são gostosos de ouvir? Há algum som que não devemos ouvir? Nossa história de hoje fala de um homem que não conseguia ouvir nada.
Marcos 7. 32 - 37
32 Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.
33 Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva;
34 depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te!
35 Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente.
36 Mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam.
37 Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Revisando e Contando aos Outros:
1. Fazer cópia do Boneco Que Fala (abaixo).
2. Colorir as figuras, colá-las em cartolina ou papel cartão e recortá-las.
3. Prender o “queixo” no rosto do menino colocando um colchete tipo “bailarina” no ponto indicado.
4. Desenhar uma orelha nas laterais de um saco de papel e usá-lo para guardar as perguntas.
1. Fazer cópia do Boneco Que Fala (abaixo).
2. Colorir as figuras, colá-las em cartolina ou papel cartão e recortá-las.
3. Prender o “queixo” no rosto do menino colocando um colchete tipo “bailarina” no ponto indicado.
4. Desenhar uma orelha nas laterais de um saco de papel e usá-lo para guardar as perguntas.
Lembrancinha:
Jardim de infância - 5 e 6 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo
👉 Jardim de Infância de 5 e 6 anos, Cpad: Tema: O Meu Amigo Jesus É Poderoso: Cpad - 3° trimestre 2021
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
👉Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista Cpad Jardim de infância.
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.com.br
Blog evangelizando criança.
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
Ebdanimada.com.br
blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
A água da vida Jesus
Criança e Educação Bíblica
www.sementinhakids.com
www.escoladominical.net
Pequeninosdejesusblogspot.com
Ministério Bíblico Infantil.
Revista Cpad
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Primário de 7 e 8 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinâmicas...Arquivo
Escola Bíblica Infantil
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Boliche com Embalagens de Shampoo
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
Escola Bíblica Infantil
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Boliche com Embalagens de Shampoo
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Ovelhinhas de Cristo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Leia a Bíblia
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Jesus é a Esperança!
Queridas tias e tios.
Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.
Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário