domingo, 16 de maio de 2021

Aula Bíblica Primários – Lição 08: A Primeira Confusão de Línguas: Torre de Babel

    








BEM VINDOS!
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
  
Título da Lição:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*  Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
*  Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
*  Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.

Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos
!
Torre para o céu - Cristina Mel 




A Torre de Babel - Alessandra Samadello 



Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!


Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores



 

Objetivo: 
Que o aluno compreenda que o orgulho não agrada a Deus.


Ponto central: 
Deus não se agrada da soberba. Precisamos ser humildes.


Memória em ação
“O orgulhoso acaba sendo humilhado [...]” (Pv 29.23)


História Bíblica:

Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 
Gênesis 11. 1 - 9
1 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar.
2 Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.
4 Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
5 Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam;
6 e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.
7 Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.
8 Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade.
9 Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


  
Professores, nosso texto base das Sagradas Escrituras para esta lição encontra-se em Gênesis 11.1-9. É uma história muito interessante, cheia de curiosidades, até mesmo para nós adultos.

Você já deve ter imaginado como era a famosa “torre de Babel”, que o povo ergueu tão alta/suntuosa, não é mesmo?! Há um consenso na arqueologia bíblica de que ela provavelmente era similar a um zigurate, que em tradução livre significa “subir ao céu” e é “uma forma de templo, criada pelos sumérios. Mas também comum para os babilônios e assírios, pertinente à época do antigo vale da Mesopotâmia e construído na forma de pirâmides terraplanadas”, conforme explicação na Wikipédia.



[...] As pessoas nesta história construíram a torre como um monumento a sua própria grandeza, algo para ser visto por todo o mundo.

A torre de Babel foi uma grande conquista humana, uma maravilha do mundo. No entanto, era um monumento para engrandecer as pessoas, não a Deus. Podemos construir monumentos para nós mesmos (roupas caras, grandes mansões, templos, carros luxuosos, empregos importantes) a fim de chamar atenção para as nossas realizações. Estas coisas podem não estar erradas em si mesmas, mas quando as utilizamos para promover nossa identidade e valor, elas tomam o lugar de Deus em nossa vida. Somos livres para prosperar em muitas áreas, mas não para pensar em tomar o lugar de Deus. Quais torres você tem construído em sua vida? (Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.20-21).

Recursos visuais
· Papel canson marrom
· Canetinha preta (para detalhes)
· Cola
· Tesoura
Faça linhas incorretas no papel para parecer tijolo, depois faça tipo um cone com o papel e cole.

Aplicação: 
Que interessante foi o que Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai.




Exercício de fixação: 
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.
Você pode usar peças de lego para fazer sua torre e contar a história.
Ou usar copos plásticos.
Você pode usar tubos de papel higiênico para fazer a torre.
Foto retirada do site aunties bible. Ideia super linda para fazer sua torre de tubo de linha, ou mesmo tubo de chuva de confete que tem esse formato ou mesmo de isopor.





Recursos visuais



Pinte




https://auntiesbiblelessons.wordpress.com









http://homeschoolingmom2mags.blogspot.com.br/2012/09/the-tower-of-babel.html



Recursos visuais:


Mais recursos visuais:









Atividades:
Atividades para pintar.






















Atividade:
Pedir que as crianças se dividam em grupo e construam uma torre o mais alto que puder com copos descartáveis ou com peças de monta/desmonta ou até com caixinhas vazias encapadas. Depois questionar por que não deu certo....



Criança de jesus tem energia pra gastar



BRINCADEIRA
Você pode também construir uma torre com caixas encapadas. Arrumando 3 na horizontal e 3 na vertical, e depois vai tirando um por um, perde quem tirar uma e cair a torre.



BRINCADEIRAS:
Exercício de fixação: 
Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com peças de brinquedos, caixas de fósforo, latas, caixas de leite, rolo de papel (vazio), use a sua criatividade, o grupo, que mantiver sua torre em pé por mais tempo ganha o jogo.



Mande as crianças desenharem uma torre alta em pedações de papel de embrulho de mais ou menos 1,80m de comprimento. Usem lápis de cera para colorir os "tijolos" ou recorte saquinho de papel e cole para formar as torres.
Escreva as frases: " Construa com orgulho e tudo ao chão virá/Construa com humildade e muita graça você terá". Acrescente Provérbios 3.34 aos pôster.
Incentive as crianças a colocarem seus pôster no quarto para lembrarem de orar pedindo que Deus as ajude a se manterem humildes e dar ao Senhor o reconhecimento por todas as coisas boas que Ele faz.
OU DO JEITO QUE VOCÊ ACHAR MELHOR.






  Lembrancinhas:
Porta lápis ou encher de balas
ofantasticomundodapedagogia.blogspot.com.br




  Lembrancinhas:
Olha que gracinha você dar blocos de lego para eles brincarem em casa.




  Lembrancinhas:


Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 


Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.



👉Fontes Consultadas:
Créditos: Editora Responsável pela Revista Primários da cpad
livro: Zooclopedia- editora Shedd Kidshttp:
babel.html#ixzz2GwNvNAxM
livro: Mexa-se, que lá vem história - editora Vida Nova
espaço ministério infantil
http://2.bp.blogspot.com
Portal escola dominical
Atividades ei
historiasdasementinha.blogspot.comhttp://4.bp.blogspot.com
pequeninoscatedral.blogspot.com
tempoemcasa.blogspot.com.br
tiasdaescolinha.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
http://apascentarospequeninos.blogspot.com
Apascentar os Pequenino
cathia ajuda para professores da ebd
Ensino Infantil Num Clique
Escola Dominical Infantil
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 




Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!







Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Jesus é a Esperança!

Queridos professores, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.



Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário