segunda-feira, 24 de maio de 2021

Aula Bíblica Maternal – Lição 09: A História das sementinhas

       




 

Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus! 
  
Título da Lição:
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.

Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.


Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem. 
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Aula para Maternal 011
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
 Cante:

Aline Barros e Cia - A Sementinha (Legendado)




Cristina Mel Lá Vem o Trem - YouTube


Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.


Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Você gosta de ler?
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
 💙💚💛💜
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.

Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças


Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores

Pré-Aula:
Endereço e créditos na descrição dos vídeos:


Objetivo:
Que a criança se disponha a receber a palavra de Deus e a dar - lhe lugar na vida para que produza os devidos frutos.



Sugestão de vídeo:


Para guardar no coração:
Versículo:









História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Marcos  4. 1 -20
1 Voltou Jesus a ensinar à beira-mar. E reuniu-se numerosa multidão a ele, de modo que entrou num barco, onde se assentou, afastando-se da praia. E todo o povo estava à beira-mar, na praia.
2 Assim, lhes ensinava muitas coisas por parábolas, no decorrer do seu doutrinamento.
3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram.
5 Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.
6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.
7 Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto.
8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.
9 E acrescentou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas.
11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,
12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
13 Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?
14 O semeador semeia a palavra.
15 São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.
16 Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria.
17 Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
18 Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra,
19 mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.
20 Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. 
Explique e repita.



Recursos visuais:
Cenário

  
Material Utilizado:
01 Caixinha de Leite vazia;
01 Pistola de cola quente;
1/2 Folha de papel cartão verde;
02 Olhinhos
TNT Colorido;
01 Pedaço de papel amarelo (tipo madeira);
Pedaços de papelão;
Areia, pedra, matinho;
Pedações de E.V.A e
Marcador Permante.

Visão do Cenário (Montado em duas partes, com papelão e colado por cima o papel cartão).
Observe as pedras, o matinho e a areia, e o detalhe da árvore e dos passáros feitos de tnt, a mini-montanha, as nuvens feitos de e.v.a.
O Semeador: Foi feito de caixa de leite, apenas recorte ao redor da caixa e reduzi o tamanho dele a meia caixa de leite,
colei o papel madeira amarelo para disfarça a embalagem,
vesti a roupinha no próprio corpo, cole os olhos e fazer os detalhes das sobrancelhas e boca.
Também corte em quatro partes as abas da caixa,
dando o efeito de pés para fixar o boneco.

Visão de cima do cenário.
A primeira cena do semeador.



Maquetes











Recursos visuais:
 
       

 



 


 


 

 

 











  

1) Leve potinhos, algodão e sementes de feijão para que a criança coloque algodão, água e sementes de feijão, e ao longo das semanas que ela acompanhe os resultados.
2) Desenhe uma árvore para cada criança, deixe que ela pinte e cole bolinhas de papel crepom vermelho representando os frutos pela obediência à palavra de Deus (reforce o ensino dado à criança).
3) Use palito de sorvete e façam um coração para cada criança, escreva o versículo para que a criança leve para casa.
Aplicação 
Depois de aprender, chegou a hora da aplicação:
Hoje vamos fazer uma experiência muito legal.
Vamos plantar uma sementinha e cuidar para que ela
se transforme em uma linda plantinha.
Você vai precisar apenas de um copinho, um pedaço de algodão
e algumas sementes da plantinha que deseja plantar.
Se não tiver outra semente, você pode usar o feijão.
Siga as seguintes instruções:
1. Prepare um copinho que pode ser descartável ou mesmo um copinho de iogurte limpinho.
2. Forre com algodão e coloque um pouco de água.
3. Coloque as sementes sobre o algodão.
4. Coloque água todos os dias.
5. Os brotinhos nascem em até 5 dias.
6. Depois transfira a plantinha para a terra e continue cuidando dela.

Sugestão: 
Antes de transferir a plantinha para a terra, junte os amigos para que todos possam ver como estão suas plantinhas e conversar sobre o que sentiram ao cuidar de uma sementinha e vê-la crescer um pouquinho a cada dia. Quem não conseguiu ver a plantinha crescer, pode falar como se sentiu, o que acha que não deu certo, enfim, é o momento onde todos partilham a sua experiência.

Hora da Lembrancinha:
Eu segui a sugestões acima, e fiz com as minhas crianças e na semana seguinte entregar as plantinhas para elas. Elas ficaram impressionadas como cresceram rápido.





Atividades














 





DINÂMICA DA PARÁBOLA DO SEMEADOR


Eis passo a passo: aproveite para fazer essa Lembrancinha e também usar como Dinâmica na Classe.

Durante a aula, ao passar o ensinamento para a Classe, utilize
desses copinhos com "terra boa" e mostre para eles a importância de preservar a terra sempre boa para o plantio. Mostrar que somente com a terra preparada e adubada, é que temos condições para que a semente venha a crescer e dar frutos.

Levar um pacotinho de sementes (no caso tomate pois cresce rapidinho. Plantar ali na hora, dentro do copinho, e mostrar que com o tempo essa sementinha crescerá e dará frutos.
Lembrar a eles que assim é a Palavra de Deus nos nossos corações, que é preciso a semente, que é a Palavra de Deus, cair em "terra boa" e que esteja bem escondida para germinar (dar frutos).

"Escondi a tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti."
Essa mesma sementinha que foi plantada no copinho, ficará na Classe para que eles possam acompanhar o crescimento da mesma. No próximo domingo, quando acontecerá a segunda Parábola, ela já estará bem crescidinha...

Ao término da Aula, entregarei os copinhos para que todos eles possam também plantar e ver o crescimento de sua semente.
Eles deverão levar para casa e cuidar bem delas....





Criança de jesus tem energia pra gastar

  

 Lembrancinhas:


Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).

Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
VOCÊ JÁ OROU HOJE ?

Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.

Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 



 



   
 Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).

O texto bíblico da lição se encontra em: 
 Marcos  4. 1 -20
Para guardar no coração:
Versículo:










Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



👉 Fontes consultadas:Créditos: Revista-Cpad-maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
escoladominical.net
trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
ebdinfantil-dpimama.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
midibelem.blogspot.com
mensageirosmirins.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
www.materialgospel.com.br
cantinho das histórias bíblicas
apascentarospequeninos.blogspot
ensinoinfantilnumclique.com.br
www.pequeninospracristo.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)

SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.



Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
Ovelhinhas de Cristo.
  
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Com Jesus eu pulo de Alegria!!
C
olossenses 3,23

Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Lembre-se...



Crianças atenção!
Leia a bíblia!
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo

Vamos lá!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário