segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Aula Bíblica Juniores – Lição 02: Felizes os que confiam no Senhor

 

  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou o responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!


Titulo da lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Exemplo básico de plano de aula. 
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:



  

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno(a) ore, incentive suas crianças a orar na sala.

Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a e porque devemos.

Deus!


Os Que Confiam No Senhor - Marcos Góes



EU CUIDO DE TI - Amanda Wanessa

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)

Na lição desta semana seus alunos aprenderão que a confiança no Senhor é fundamental para lidar com a ansiedade. 
Fato é que a confiança em Deus é uma ferramenta poderosa para lidar com as preocupações da vida. Os discípulos vivenciaram dificuldades durante o período do ministério de Jesus que os deixaram muito ansiosos. Vez por outra, o Mestre os submetia a situações difíceis para testá-los ou mesmo para ensiná-los. Dentre as lições que Jesus ensinou estão o cuidado de Deus com relação às nossas necessidades materiais e a primazia do Reino de Deus na vida do crente (cf. Mt 6.19-34). O mesmo Deus que cuida da sua criação, espera receber a reverência e adoração devida ao seu nome. Ressaltar estes pontos em sala de aula é importante tendo em vista que o relacionamento com Deus é uma via de mão dupla. O Senhor almeja abençoar seus servos, mas também merece a consideração e fidelidade dos mesmos. Afinal de contas, não há outro Deus maior que o nosso Deus.

1. Deus supre as necessidades de seus servos. No Sermão da Montanha, Jesus ensinou várias verdades aos seus discípulos. Durante o exercício da pregação do evangelho, muitas preocupações surgiram na mente dos discípulos. Dentre as maiores preocupações estava aquela que diz respeito ao alimento e à vestimenta, necessidades básicas de sobrevivência para qualquer pessoa (cf. Mt 14.15,16; 6.31,32). Esta era uma dúvida que pairava sobre a mente dos discípulos: como iriam sobreviver apenas pela pregação do evangelho? Como poderiam acolher suas famílias e continuarem o serviço da pregação? Este era um projeto de Deus para a nova comunidade que surgiria futuramente: a igreja. Nela os discípulos de Jesus trabalhariam de maneira unificada e contribuiriam com o sustento um dos outros. Além disso, a obra ministerial seria sustentada pelos irmãos que tivessem condições de apoiar os missionários que estavam no campo (cf. At 2.44,45). De qualquer forma, era um chamado para viver pela fé, confiando na provisão do Senhor. Aproveite a ocasião para reforçar que Deus nos chama para ajudar no sustento da sua obra. Mostre com isso que as nossas ofertas devem ser doadas com amor tendo em vista o avanço do Reino de Deus.

2. A primazia do Reino de Deus na vida do crente. 
É importante enfatizar umas das principais lições que Jesus ensinou aos seus discípulos neste sermão. Buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça deve ser prioridade de todo cristão (Mt 6.33). Por mais importantes que sejam as outras necessidades, dedicar atenção à causa do Reino é um compromisso que todos os discípulos de Jesus devem estar dispostos a assegurar. Os que querem fazer parte do Reino precisam entender que Deus deve assumir o primeiro lugar em suas vidas. Acontece que muitos buscam apenas receber suas bênçãos, quando na verdade, o que mais importa é ter comunhão com o Deus da bênção. Ensine seus alunos que o Senhor deseja abençoá-los, mas também observa o compromisso deles com a sua santa Palavra.

Confiar em Deus é um grande desafio, ainda mais para aqueles que ainda estão aprendendo a dar os primeiros passos na fé. Seus alunos, certamente estão nesta etapa de aprendizado, e é fundamental que entendam a realidade de modo honesto. Servir a Deus não é fácil e seus alunos devem encarar os fatos como eles realmente são. Viver pela fé é um grande desafio, pois importa ir à contramão do mundo, com suas vontades e oportunidades. Mostre que servir a Deus tem o seu lado prazeroso e recompensador. Os que servem a Deus com comprometimento 
não ficarão desamparados nem confundidos (cf. Sl 25.3).
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD



Objetivo da Lição:
Ensinar que não devemos ficar preocupados com o nosso futuro, pois Deus já cuidou de tudo.





É hora do versículo:
Memorizando:
Versículo Para Memorizar:
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1 Pedro 5:7


História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus 6. 25 - 34
25  Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?
26 Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?
27 E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.
28 – E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas.
29 Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores.
30 É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!
31 Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”
32 Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.
33 Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.
34 Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.
Nos dias de hoje, andamos muito preocupados com as “Coisas” que precisamos, mas não andeis ansioso.

Porque na verdade, necessitamos sim de: Roupa, comida, calçados e etc.

Mas isso, não deve tomar o nosso coração, e nem nos fazer pensar que se tivermos todas as coisas seremos felizes.
Vamos a história para ensinar as crianças “Não Andeis Ansioso”?


História: 
A caixa com Nada – Não Andeis Ansioso
Resultado de imagem para caixa de presente
Necessário uma caixa de presente, porém não coloque nada dentro

Mostre um presente, e diga: Hoje eu estou muito ansiosa!

Vocês sabem o que é estar ansioso? (Espere seus alunos responder)

Estar ansioso é ficar agoniado querendo muito uma coisa, é ficar impaciente querendo algo.

Eu estou muito impaciente querendo muito abrir este presente, eu quero muito ver o que é!

Estou curiosa e vocês?

(Balance a caixa com entusiasmo)


O QUE TEM NA CAIXA?
Nossa não escuto nada, deve ser demais este presente.

Eu ando querendo algumas coisas sabe, (cite exemplos) quero uma sandália preta para combinar com um vestido preto, ah mas eu não tenho vestido preto, então eu quero um vestido preto também…

E vocês o que querem? (Deixe alguns alunos responder)

Puxa, vocês querem bastante coisa!

Vamos abrir o presente juntos? No 3, vamos 1…2…3…

(Quando abrir o presente faça cara de insatisfeito)

Ah não, não acredito, olhem só… não tem nada!

Explicação/Aplicação (Não Andeis Ansioso)
Ah mais eu me lembrei de um versículo da bíblia que diz assim: ” Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”

Puxa, eu fiquei tão ansiosa que esqueci que Jesus ensinou que nós não devemos andar ansiosos por coisa alguma, nem com o que vestiremos, com o que beberemos, pois Deus cuida de nós.

Jesus nos ensina à olhar a vida dos passarinhos, que não trabalham, não semeiam, não plantam nada, mas mesmo assim Deus lhes dá alimento. Deus cuida dos passarinhos!

Vejam as flores, como são lindas, olhem o lírio, que lindo, Jesus disse que nem o rei Salomão, o rei mais sábio, mesmo com toda a sua riqueza se vestiu assim. Deus cuida das flores!
Deus cuida de nós e não devemos ficar ansiosos e nem preocupados com o dia de amanhã, pois Deus cuida de você.

Ele já preparou um lindo futuro para você e por isto não andeis ansioso.

Muitas das vezes nós queremos muito algo, mas Deus conhece todas as coisas, conhece o presente, o passado e o futuro e Ele sabe o que é melhor para nós.

Por isso devemos deixar Deus cuidar de nós, assim como ele cuida dos passarinhos e das flores, ele quer cuidar de nós, nos proteger, nos alimentar, nos vestir, nos dar um futuro lindo na presença dele.

E tudo o que nós temos que fazer é lançar sobre Ele nossas ansiedades, nossos medos e nós podemos fazer isso quando oramos.

Quando oramos, podemos falar com Deus tudo o que nos aflige e deixar que Ele cuida de tudo para nós.

Levante a sua mão e diga depois de mim:

“Deus, lanço sobre ti toda a minha ansiedade, cuide de mim assim como cuida do passarinho e do lírio, cuide de tudo”




Atividade para reflexão dos juniores
Dinâmica: A Bagagem
Objetivo: Refletir sobre o que pode causar a ansiedade e as ações para minimizá-la.

Material: 01 mochila e pedras grandes.
Vocês devem testar se todas as pedras cabem dentro da mochila.

Procedimento:
– Organizem os alunos em círculo.
– Coloquem no meio do círculo uma mochila vazia e as pedras.
– Perguntem: O que tem trazido medo, preocupação, ansiedade para vocês?
Para cada resposta, o aluno deverá pegar uma pedra e colocar dentro da mochila.
– Depois, solicitem para que um aluno pegue a mochila, coloque-a nas costas e ande dentro do círculo, pelo menos duas vezes. Com certeza ele terá dificuldade em conduzi-la devido ao peso e o incômodo em carregá-la.
– Depois, falem: O que significa andar em círculo?
Significa que a pessoa não encontra saída para a situação que está lhe perturbando.
– Então, falem: Nós, muitas vezes, estamos carregando fardos enormes. E não encontramos saídas. Mas, este fardo pode ser diminuído, aliviado. De que forma?
Aguardem as respostas. Observem atentamente cada uma delas. E enfatizem também as ações a seguir: fazer planejamento, buscar apoio na família, conversar com amigos, orar, ler a Bíblia, cultivar a fé, confiar em Deus, manter-se envolvido com o trabalho da igreja, participar dos cultos, ter momentos de lazer.
– Leiam:
1 Pedro 5.7: “ Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
Mateus 11:30: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
– Por fim, solicitem que o mesmo aluno esvazie a mochila, simbolizando o alívio do fardo e confiança em Deus. Depois, façam uma oração pelos alunos.



Atividade
Utilize um pano para vendar os olhos de seus alunos. 
Divida a classe em duplas. Leve para a sala de aula pães, roupas, a Bíblia, frutas, doces e outras coisas materiais que você achar interessante utilizar. Cada dupla terá a sua oportunidade. Um dos alunos da dupla deverá ser vendado e conduzido apenas pela voz do seu amigo. Espalhe os objetos e alimentos sobre as mesas da sala. A regra é clara: o aluno ou aluna vendado não deve tocar nos bens materiais, apenas na Bíblia. Trace um percurso na sala e desenhe um círculo denominado Reino de Deus. A dupla que conseguir concluir o trajeto sem encostar-se nas mesas onde estão as coisas materiais, com exceção da Bíblia, vence a brincadeira. Ao final, distribua as frutas e doces para os alunos. Mostre com a atividade que aqueles que confiam em Deus e buscam o seu Reino em primeiro lugar recebem todas as coisas.



Criança de jesus tem energia pra gastar



  
  Lembrancinhas:


Ore e profetize milagre na vida de cada criança.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. 
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 


Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.


Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  



CRIANÇAS ATENÇÃO!

Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.



Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
  


👉Fontes/Créditos:
Editora Responsável pela Revista Juniores Cpad
A Caixa com Nada - Idéias Para O Ministério Infantil
https://ideiasparaoministerioinfantil.club › Histórias
tiasdaescolinha.blogspot.com
Ministério Infantil
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Escola Biblica Dominical Infantil
Escola Dominical Infantil
pequeninosdejesusblogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
www.escoladominical.net/
adaliahelena.blogspot.com
atitudedeaprendiz.blogspot.com.br
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000





Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!








Vamos lá!!!  
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.

Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida


"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Jesus é a Esperança!

Querido professor, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.



Orai em todo tempo
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

3 comentários: