Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Ideias para o ensino:
Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seu filho sem preocupação.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro professor recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo.
Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Receba as crianças com alegria e disposição falando: (nome da criança), fico feliz por você estar aqui hoje. prof. deve transmitir confiança aos pais, para que eles possam deixar seu filho sem preocupação.
Deixe que as crianças brinquem no início da aula sob sua supervisão enquanto o outro professor recebe os pais e crianças que chegam. Observe as atitudes das crianças enquanto brincam para direcionar o ensino de acordo com a necessidade do grupo.
Providencie um túnel para as crianças (pode ser feito com caixa grande de papelão). Ponha a criança que quiser dentro de uma caixa de papelão e puxe com cuidado pela sala, brincando de carrinho. Comece a brincadeira com uma boneca para as meninas e carrinhos para os meninos.
Providencie blocos para as crianças empilhar.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Faça quadros com vários tipos de textura para que a criança aprenda e brinque.
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?” Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Sugestão de louvor
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Com alegria mostre os instrumentos de musicalização e fale: “Vamos louvar a Deus?” Direcione as crianças para o cantinho do louvor.
Sugestão de louvor
Momento do louvor:
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Prepare as crianças para o louvor.
MEU BARCO - 3PALAVRINHAS - VOLUME 1
Três palavrinhas
Se eu fosse um elefante
Dica de musica para oferta.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
Brinque com a criança na área de estimulação.
Deixe que ela segure na barra de apoio para se levantar e olhar no espelho. Mostre suas mãozinhas no espelho, balance sua mãozinha para dar tchau, bata palminhas, acaricie o rosto.
Coloque o túnel de tecido para que ela engatinhe e pegue algum brinquedo, ponha a criança na piscina pequena de bolinha para que ela brinque e pegue as bolinhas coloridas. Se a criança estiver no berço, deixe que alcance um móbile ou pegue brinquedos coloridos. Dê uma bola colorida de tecido para que ela pegue, observe e brinque.
Coloque o túnel de tecido para que ela engatinhe e pegue algum brinquedo, ponha a criança na piscina pequena de bolinha para que ela brinque e pegue as bolinhas coloridas. Se a criança estiver no berço, deixe que alcance um móbile ou pegue brinquedos coloridos. Dê uma bola colorida de tecido para que ela pegue, observe e brinque.
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
“[...] tu me seguras pela mão” (Sl 73.23).
Nesta lição, as crianças poderão compreender que o Papai do Céu criou as suas mãos para que elas possam pegar coisas lindas. Nesta fase de experimentação, é importante que os bebês reconheçam diferentes texturas, sintam os objetos com as mãos. Desde a semana passada elas sabem que foi Deus quem criou as mãozinhas delas. Enfatize que enquanto são pequenas, não podem pegar coisas grandes e pesadas. Mostre imagem de coisas que as crianças podem pegar e coisas que não podem pegar.
Brinque:
Ideias: – Faça uma Bíblia Sonora com caixa vazia de sabão em pó ou caixa de camisa, tampas velhas de canetas ou guizos, fita crepe, cola, papel glacê preto e papel dourado. Escreva Bíblia na frente, forre com contact. Esta Bíblia é pra criança pegar, ouvir o som e brincar.
– Faça uma Bíblia Surpresa com caixa de camisa ou caixa de sapato. Forre de forma que dê para abrir e retirar as figuras de dentro. Passe contact também nas figuras, caso a criança queira pegar.
– Providencie figuras para colocar na Bíblia Surpresa: natureza, crianças, animais, família.
– Faça uma Bíblia para o móbile do berço e pendure nela figura de criança, animal, fruta, família.
Orem com as crianças:
– Tenha na área de estimulação uma boia plástica para que a criança brinque ou descanse nela, almofadas, túnel que pode ser de tecido ou de caixa grande de papelão e a Bíblia Sonora.
Mostre uma figura de oração e ore agradecendo a Deus por todas as coisas junto com as crianças.
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
Recursos visuais
Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de agradecer.
* As crianças devem ter experiências felizes na sala de aula.
* As crianças são ajudadas a descobrir o que podem fazer para Deus.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Recursos visuais
Atividade
Os bebês de dois anos devem ser encorajados à manipulação. Isso inclui brincadeiras com água, areia, quebra-cabeças e outros itens para relacionar, classificar, dar sequência e manipular de várias maneiras. Também pode incluir amassar pãezinhos, decorar biscoitos e numerosas outras atividades que o professor possa trazer para a sala de aula e fim de estimular e ajudar as crianças a aprender por meio de situações reais.
Trabalho manual com massinha:
Os bebês de dois anos devem ser encorajados à manipulação. Isso inclui brincadeiras com água, areia, quebra-cabeças e outros itens para relacionar, classificar, dar sequência e manipular de várias maneiras. Também pode incluir amassar pãezinhos, decorar biscoitos e numerosas outras atividades que o professor possa trazer para a sala de aula e fim de estimular e ajudar as crianças a aprender por meio de situações reais.
Trabalho manual com massinha:
A argila e a massa de modelar são sempre as melhores amigas do professor. Quando as crianças começam a empurrar uns aos outros, demonstrando desta e de outras maneiras que estão inquietas e que já prestaram atenção ao professor tanto quanto lhes foi possível, o professor utiliza a argila. O que as crianças pequenas podem fazer com a argila? Como as crianças ainda não alcançaram o estágio da representação, não podemos esperar que voluntariamente modelem pessoas ou objetos. Por vezes, podem formar algo e então dizer o que é aquilo, mas não é o mesmo que primeiramente decidir o que vai fazer e depois modelar o objeto. A atitude mais correta é ajudá-las a aprender as diversas maneiras de manipular. Sente-se com elas, amassando um pouco de argila também. Pode-se amassar, puxar, esticar, enroscar, amontoar, formar bolas, separar, unir, fazer formas achatadas, redondas, longas, curtas, pontudas. Pode-se empurrar a argila com o dedo, formando dois olhos, e dizer: “Olhem, fiz um rosto”.
A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A massa de modelar vendida nas lojas geralmente é muito dura para o uso das crianças pequenas.
A receita que se segue produz uma massa de modelar inteiramente satisfatória para o uso no berçário.
Se mantida num recipiente hermético, durará por meses.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Brinque com a criança na área de estimulação.
1 ½ xícara de farinha de trigo (sem fermento)
1 xícara de sal
1 colher de sopa de sulfato de alumínio (pedra hume) em pó
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 xícara de água fervente
Corante
Misture os ingredientes secos. Adicione o óleo e a água fervente. Bata vigorosamente até que a mistura esteja homogênea. Adicione o corante e amasse até que a cor esteja uniforme por toda a massa.
(Extraído de Como ensinar crianças do maternal. p. 51, CPAD)
Deixe que ela segure na barra de apoio para se levantar e olhar no espelho. Mostre suas mãozinhas no espelho, balance sua mãozinha para dar tchau, bata palminhas, acaricie o rosto.
Coloque o túnel de tecido para que ela engatinhe e pegue algum brinquedo, ponha a criança na piscina pequena de bolinha para que ela brinque e pegue as bolinhas coloridas. Se a criança estiver no berço, deixe que alcance um móbile ou pegue brinquedos coloridos. Dê uma bola colorida de tecido para que ela pegue, observe e brinque.
Ofereça massa de modelar para que manipulem, independente do que produzirão.
Trabalho manual com massinha:
Coloque o túnel de tecido para que ela engatinhe e pegue algum brinquedo, ponha a criança na piscina pequena de bolinha para que ela brinque e pegue as bolinhas coloridas. Se a criança estiver no berço, deixe que alcance um móbile ou pegue brinquedos coloridos. Dê uma bola colorida de tecido para que ela pegue, observe e brinque.
Atividades
Trabalho manual com massinha:
Que tal brincar de LEGO? Leve essas peças de montar, para as crianças brincarem!
Criança de jesus tem energia pra gastar
Brincar:
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.Ore sempre com as crianças
Obrigada, Deus, pelas mãozinhas do/da (nome da criança). Obrigada, Deus, pelos dedinhos do/da (nome da criança).
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Ore:
Obrigada, Deus, pelas mãozinhas do/da (nome da criança). Obrigada, Deus, pelos dedinhos do/da (nome da criança).
Brinque:
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Mostre uma figura de oração e ore agradecendo a Deus por todas as coisas junto com as crianças. Peça a ajuda de Deus para sempre se lembrar de obedecer.
Para concluir
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Brincar:
Deixe que as crianças usem os momentos finais da aula brincando enquanto aguardam seus pais ou a pessoa responsável.
Lembrete da Aula para os Pais ou responsável pela criança:
“[...] tu me seguras pela mão” (Sl 73.23).
Nesta lição, as crianças poderão compreender que o Papai do Céu criou as suas mãos para que elas possam pegar coisas lindas. Nesta fase de experimentação, é importante que os bebês reconheçam diferentes texturas, sintam os objetos com as mãos. Desde a semana passada elas sabem que foi Deus quem criou as mãozinhas delas. Enfatize que enquanto são pequenas, não podem pegar coisas grandes e pesadas. Mostre imagem de coisas que as crianças podem pegar e coisas que não podem pegar.
“[...] tu me seguras pela mão” (Sl 73.23).
Nesta lição, as crianças poderão compreender que o Papai do Céu criou as suas mãos para que elas possam pegar coisas lindas. Nesta fase de experimentação, é importante que os bebês reconheçam diferentes texturas, sintam os objetos com as mãos. Desde a semana passada elas sabem que foi Deus quem criou as mãozinhas delas. Enfatize que enquanto são pequenas, não podem pegar coisas grandes e pesadas. Mostre imagem de coisas que as crianças podem pegar e coisas que não podem pegar.
USE TAMBÉM SUA CRIATIVIDADE E BOA AULA!!
Final da aula:
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
Créditos.
Editora da Revista Berçário-Cpad
Adaptada do Manual - Berçário.5–CPAD
(Comentarista Marta Doreto)
Verônica Araujo
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Ebi blogspot.com
Evangelismo Infantil
https://blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
Criança e Educação Bíblica
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Ebi blogspot.com
Evangelismo Infantil
https://blogdaebi.blogspot.com/
www.pequeninospracristo.com
Criança e Educação Bíblica
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
www.sementinhakids.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.Deixe ele conduzir sua vida
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”"POR ISSO... ORE!!!"
"MUITO AMOR!!!
EU CREIO!!!
Sim eu creio!!!
Vamos lá!!!
*Compartilhe com seus amigos nas redes. divulgue a palavra de Deus.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário