CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS
1- A criança aprende através da repetição; deve-se contar várias vezes a mesma história diversificando o material e utilizando muito material concreto.
2- Conversa consigo mesma.
3- É egocêntrica; considera-se o centro do mundo.
4- Gosta de cantar, dançar e dramatizar histórias.
5- Pula corda, anda sobre uma linha, sobe escadas de forma mais equilibrada.
6- Combina as 4 cores básicas.
7- É curiosa e quer saber sobre tudo.
8- É a idade do não.
9- Busca limite para suas ações.
10- Atenção: 5 a 10 minutos.
11- Material: sucata, tecido, EVA
12 – O fator mais importante para essa idade é o obreiro.
DICAS PARA O ENSINO
1 – Siga a mesma sequência. Isso transmite segurança às crianças.
a) Brinquedos,
b) Cânticos,
c) História Bíblica,
d) Versículos,
e) Oração,
f) Lanche,
g) Trabalho manual,
h) Brinquedos.
2 – Escolha 1 ensino por aula.
3 – Traga sempre o ensino à prática.
4 – Inicie o preparo da aula no começo da semana. Esta idade exige diversificação na apresentação da lição. Não deixe para a última hora.
5 – Cada período da aula deve acontecer num espaço diferente dentro da própria sala.
6 – Crie centros de interesse: do lar, oração, música, missões, natureza e outros de acordo com o ensino do dia.
7 – Coloque música suave, cânticos, no período de brinquedos. Observe a atitude das crianças ao brincar. Ensine princípios e corrija com amor.
8 – Mostre sempre a Bíblia.
9 – Use gestos, bata palmas, marche, fique sentada ou ajoelhada, bem à altura das crianças Use linguagem simples.
10 – A oração deve ser curta e simples.
11 – Sempre agradeça a Deus pelo lanche.
12 – Caixa surpresa, dramatização, televisão feita de caixa de papelão, objetos, caixa de areia, algodão, giz de cera, massinha, cola, figuras grandes, bonecos, animais, flores, frutas, pintura a dedo, pintura de rosto, máscaras, brincadeira dirigida, pescaria, quebra-cabeça, instrumentos musicais, fantoche.
13 – Atividades complementares:
a) Órgãos dos sentidos – Exemplo: olfato (diferentes odores como pó de café, perfume, água, sabonete.
b) Fitas largas e estreitas.
c) Meios de transporte (gravura).
d) Profissões.
14 – Use bonecos de papel para vestir com roupas de papel.
15 – Brincar de pais: filhos obedientes, família feliz.
16 – Imitar: Noé
a) Todos construindo a arca,
b) Chamando animais (cocó, au-au, miau…),
c) Sentado, triste (ninguém queria obedecer a Deus),
d) Levantando para ouvir a voz de Deus,
e) Ajoelhado para agradecer a Deus.
17 – Sol/Chuva – criança pula para o lado certo conforme o professor falar a palavra.
18 – Dar cone de papel, imitando Noé falando de Deus para as pessoas.
19 – Sugestão para cânticos: Se eu fosse um elefante; Aqui mora um alegre pessoal; Deus é bom pra mim; Se conversarmos com Jesus; Eu tenho um bom amigo; Eu e a minha casa; Alegrai-vos no Senhor; Cantando; Por dentro/fora; Jesus é o amigo melhor; Quem fez as lindas flores; Passarinho como vai; Pequenino sou, mas ando com Deus, etc.
FIXAÇÃO DO APRENDIZADO
30% para o que se ouve
40% para o que se vê
50% para o que se vê e se ouve
70% para o que se faz
RECURSOS DIDÁTICOS
1 – Figuras,
2 – Bonecos,
3 – Quadro de giz,
4 – Flanelógrafo,
5 – Cenários,
6 – Quadro de pregas,
7 – Caixa com areia,
8 – Fantoches,
9 – Caixa – televisão,
10 – Varal,
11 – Imantógrafo,
12 – Suporte para figuras em pé,
13 – Livros,
14 – Álbum seriado,
15 – Jogos para enfatizar o ensino,
16 – Representações,
17 – CD player e DVD player,
18 – Objetos variados (cesta, pães…),
19 – Caixa surpresa,
20 – Bíblia surpresa,
21 – Gestos,
22 – Sucata,
23 – Movimento.
Fonte: ensinoinfantilnumclique.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário