Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
https://www.youtube.com/watch?v=Pabt0QBlXaM
https://www.youtube.com/watch?v=aOPuhUxPOao
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
. Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
. Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
- HORA DA OFERTA
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline BarrosVaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
MOMENTO DA ORAÇÃO:
INCLUA A FRASE DO DIA:
Para guardar no coração:
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Atos 9. 36-43
37 Naqueles dias Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o corpo dela e depois o puseram num quarto do andar de cima.
38 Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus em Jope souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar-lhe o seguinte recado: – Por favor, venha depressa até Jope!
39 Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.
40 Então Pedro mandou que todos saíssem do quarto e em seguida se ajoelhou e orou. Depois virou-se para o corpo de Dorcas e disse: – Tabita, levante-se! Ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, sentou-se.
41 Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar de pé. Em seguida chamou toda a gente da igreja, inclusive as viúvas, e a entregou a eles viva.
42 As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.
43 E Pedro ficou lá muitos dias, na casa de um curtidor de couros chamado Simão
40 Então Pedro mandou que todos saíssem do quarto e em seguida se ajoelhou e orou. Depois virou-se para o corpo de Dorcas e disse: – Tabita, levante-se! Ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, sentou-se.
41 Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar de pé. Em seguida chamou toda a gente da igreja, inclusive as viúvas, e a entregou a eles viva.
42 As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.
43 E Pedro ficou lá muitos dias, na casa de um curtidor de couros chamado Simão
Brincadeira:
Dinâmica Ateliê do amor.
Monte um painel na parede como se fosse a placa de um Ateliê.
Monte um painel na parede como se fosse a placa de um Ateliê.
Você pode imprimir as letras para formar a palavra "Ateliê do amor" e também imprimir as ilustrações abaixo para enfeitar o painel.
Em seguida, coloque nos chão bonequinhos com carinha triste e com roupinha ragadas, conforme abaixo.
Você vai precisar deste desenho de palito, onde a calça e a camisa serão colocados. Diga para as crianças que os bonequinhos estão tristes, porque eles não tem uma roupa bonita para usar.
Convide elas para costurar a roupinha dos bonequinhos, para que os bonequinhos fiquem felizes. Para costurar é só passar a FITA DE CETIM nos buraquinhos da roupinha, ajude as crianças a fazerem este processo. Aproveite para dizer que Dorcas fazia o mesmo, ela costurava para as criancinhas pobres, Dorcas era muito bondosa e isso alegrava a Deus.
Depois que as crianças costurarem troque o rostinho triste pelo rostinho feliz.
Felizes e com roupinhas costuradas ♥
Em seguida, conte a história sobre Dorcas.
Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: - “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.
Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.
As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou:
- “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.
Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas que Dorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos.
Pedro pediu:
- “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só.
Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo.
E Deus ouviu a oração de Pedro.
Dorcas voltou a viver.
Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.
A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.APLICAÇÃO
Dorcas era seguidora do Senhor Jesus e gostava de ajudar as pessoas. Ela fazia isso por amor a Jesus. Enquanto Jesus viveu nesse mundo, Ele procurou fazer o bem e ajudar as pessoas que precisavam dEle.
Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.
O versículo para decorar diz que não nos cansemos de fazer o bem. Pois fazendo assim, estaremos demonstrando o amor que temos por Jesus e através de nossas atitudes, estaremos fazendo o nome dEle conhecido e as pessoas irão glorificar o nome dEle.
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Qual roupa você vai usar no DOMINGO para ir na Escolinha da Igreja ?
Bonecas de EVA com velcro
Trabalho Manual:
Ideia 1: ensinar a costurar a roupa de papelão com o barbante e deixar que a criança leve como lembrancinha da aula.
Trabalho Manual:
Ideia 2: colar uma roupa de tecido num boneco de papelão com a ajuda do professor. O boneco de papelão deve ser grande para facilitar a colagem por causa da idade e falta de coordenação.
Bonecas de EVA com velcro
Atividades:
Trabalho Manual:
Ideia 1: ensinar a costurar a roupa de papelão com o barbante e deixar que a criança leve como lembrancinha da aula.
Trabalho Manual:
Ideia 2: colar uma roupa de tecido num boneco de papelão com a ajuda do professor. O boneco de papelão deve ser grande para facilitar a colagem por causa da idade e falta de coordenação.
Lembrancinha:
Fazer de papelão molde de roupas como blusas, camisetas, calças, vestidos com furos em volta para alinhavar. Providenciar lã ou barbante grosso para a criança costurar.
Faça figuras grandes, bem simples, poucos furos por causa da idade da criança, uma figura para cada criança.
Atividades:
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinha:
Você pode imprimir a história de Dorcas e fazer um livrinho:
Você pode imprimir a história de Dorcas e fazer um livrinho:
Dorcas e Pedro sugestão
A medida da cabeça é de um cd, a cabeças, os pés e só braços com enchimento e no meio é tecido (não sou boa com tecidos)
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição esta em:
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição esta em:
Atos 9. 36-43
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Escolinha Bíblica da Garotada
www.materialgospel.com.br
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
criancacrescendocomjesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
LEIA A BÍBLIA!
Vamos lá!!!
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário