Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Endereço na descrição dos vídeos:
Prof. Viviane Amaral
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
O coração do menino e da menina - corinho infantil
Deus é bom pra mim - 3 Palavrinhas
Meu melhor amigo - 3Palavrinhas - VOLUME 3
Jesus é o Amigo Melhor - Crianças Diante do Trono
O MEU CORAÇÃO É UMA CASINHA, NELE HABITA ALGUÉM MUITO ESPECIAL...
POR DENTRO, FORA, ALTO E BAIXO SEMPRE SOU FELIZ - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
- HORA DA OFERTA
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
MOMENTO DA ORAÇÃO:
INCLUA A FRASE DO DIA:
Certificar as crianças, principalmente as meninas, de que mulheres e homens têm o mesmo valor para Deus e podem ser igualmente úteis em seu Reino.
Para guardar no coração:
“[...] Muitas outras mulheres [...] ajudavam Jesus e os seus discípulos.” (Lc 8.3)
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas – Capítulo 8. 1-3
1 Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele,
2 e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram , de quem tinham sido expulsos sete demônios;
3 Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
João – Capítulo 12. 1-3
1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado.
2 Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas – Capítulo 8. 1-3
1 Algum tempo depois Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus. Os doze discípulos foram com ele,
2 e também algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças. Eram , de quem tinham sido expulsos sete demônios;
3 Joana, mulher de Cuza, que era alto funcionário do governo de Herodes; Susana e muitas outras mulheres que, com os seus próprios recursos, ajudavam Jesus e os seus discípulos.
João – Capítulo 12. 1-3
1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado.
2 Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Vídeo
Madalena Unge os péz de Jesus
Madalena Unge os péz de Jesus
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Atividades:
Oficina de ideias
Distribua massa de modelar, e incentive as crianças a fazerem pãezinhos, biscoitos, flores e objetos que elas gostariam de ofertar a Jesus. Conversem a respeito da história.
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinhas:
Mostre uma figura de crianças orando.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição esta em:
Lucas – Capítulo 8. 1-3;
João – Capítulo 12. 1-3
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição esta em:
Lucas – Capítulo 8. 1-3;
João – Capítulo 12. 1-3
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Maternal de 3 - 4 anos - Tema: Vamos ajudar? Ano 2: Cpad - 3° trimestre 2020
Maternal de 3 - 4 anos - Tema: Vamos ajudar? Ano 2: Cpad - 3° trimestre 2020
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
criancacrescendocomjesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
LEIA A BÍBLIA!
Vamos lá!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário