Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Endereço na descrição dos vídeos:
Prof. Josiane Freitas
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Os Discípulos - Aline Barros (CD Bom é ser criança Vol 2
Pedro, Tiago, João no barquinho - 3Palavrinhas
Mara Lima Pedro, Tiago e João
02 - Os Doze Discípulos
MEU BOM PASTOR - 3Palavrinhas
MEU MELHOR AMIGO - 3Palavrinhas - VOLUME 3
Jesus é o Amigo Melhor - Crianças Diante do Trono
MEU MELHOR AMIGO - 3Palavrinhas - VOLUME 3
Jesus é o Amigo Melhor - Crianças Diante do Trono
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
- HORA DA OFERTA
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
MOMENTO DA ORAÇÃO:
INCLUA A FRASE DO DIA:
Para guardar no coração:
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
Introdução
Mostre os objetos de pesca.
Quero saber quem aqui gosta de pescar. Quem já pescou um peixe grande? Qual era o tamanho do seu peixe? Você já pensou em ir para o alto mar e fica lá horas e horas pescando, olhando para a natureza que Deus fez, e ficar esperando que um peixinho morda a isca da sua vara? Eu acho que para pescar é preciso de muita calma e paciência. A história de hoje fala de alguns irmãos que eram pescadores.
Levar um aquário com um peixinho de verdade e contar a história dos pescadores que Jesus chamou para ajudá-lo.
ensiná-los a ajudar a mamãe, vovó, a tia da ebd, da escola... e o mais importante, como ser um ajudante de Jesus! Na igreja, na escola, em casar
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Mateus – Capítulo 4. 18-22
19 Jesus lhes disse: – Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
20 Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
21 Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois,
22 e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.
Marcos – Capítulo 3. 14-19
14 Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos.
15 Eles receberam autoridade para expulsar demônios.
16 Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro;
17 Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão”);
18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista;
19 e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.
Material:
Isopor, EVA, TNT, cola quente,
pepel dupla face para fazer os barcos.
Pedro, Tiago e João foram pescar.
Isopor, EVA, TNT, cola quente,
pepel dupla face para fazer os barcos.
Pedro, Tiago e João foram pescar.
Cante neste momento
Pedro Tiago e João no barquinho, no mar da galiléia... cante até está parte e continue com a história.
Agora novamente cante
todos juntos comigo (Pedro Tiago e João no barquinho, no mar da Galiléia, lançaram a rede mas não pescaram nada...)
Jesus sobe no barco onde está Simão Pedro,
para falar a multidão...
Pedro disse: - Sob a tua Palavra irei Senhor!
A rede começou até rasgar...
Pedro Tiago e João no barquinho, no mar da Galiléia, puxaram a rede cheinha de peixinhos...
- Senhor, te afasta de mim que sou pecador!
Não temas, de agora em diante
serás pescador de homens.
OU PODE SE CONTAR ASSIM!
Ilustração feita em EVA e caixa de papelão, para contar a Historia de Pedro, Tiago e João no barquinho no mar da Galileia."
Todos os personagens da aula!
Jesus e a multidão que O ouvia.
Pedro, Tiago e João
Jesus falando a multidão.
Pedro, Tiago e João pescando a noite e não pescando nada.
Os outros pescadores e Pedro, Tiago e João
Jesus no barco para falar com a multidão.
Jogando a rede como o Senhor falou e pescando um monte de peixes. A rede com peixes deixe no meio do papel celofane (no mar) quando falar que eles jogaram a rede e pescaram um monte de peixes, troque rapidamente as redes, coloque a sem peixes e pegue a que estava com peixes.
Os barcos cheio de peixes.
Barco de papelão e EVA.
Molde para fazer.
Esta rede é na verdade rede para pernilongos. Aquelas para colocar na janela para eles não entrarem. Além de baratas, elas parecem as redes de pescas. Os peixes de EVA cole com cola quente.
Na verdade 4 redes, 2 sem peixes e 2 cheia de peixes. E deixe as com peixes dentro do mar escondidas.
Os outros pescadores foram feitos como os discípulos mas em potes de danone, para ficarem um pouco menores, para os díscipulos se destacarem para as crianças, com roupa marrom.
Na verdade 4 redes, 2 sem peixes e 2 cheia de peixes. E deixe as com peixes dentro do mar escondidas.
Reforço do ensino
Vamos pescar!!!
Faça a brincadeira da pescaria com seus alunos.
Desenhe e recorte em cartolina vários peixes.
Na cabeça deles coloque um clips.
Arrume os peixes numa vasilha rasa, cheia de areia.
Na ponta de uma varinha amarre um barbante e na outra ponta do barbante amarre um imã, vc poderá fazer varias varinhas para que seus alunos pesquem ao mesmo tempo.
Faça a brincadeira da pescaria com seus alunos.
Desenhe e recorte em cartolina vários peixes.
Na cabeça deles coloque um clips.
Arrume os peixes numa vasilha rasa, cheia de areia.
Na ponta de uma varinha amarre um barbante e na outra ponta do barbante amarre um imã, vc poderá fazer varias varinhas para que seus alunos pesquem ao mesmo tempo.
Recursos visuais
Pedro
André
Tiago
João
Filipe
Bartolomeu
Mateus
Tomé
Tiago
Simão
Judas
Judas, o Iscariotes.
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Atividades:
Brincadeiras,
O Mestre Mandou todo mundo brincar!
Quem aí quer brincar de O Mestre Mandou.
O Mestre Mandou todo mundo brincar!
Quem aí quer brincar de O Mestre Mandou.
Como é; Junte os seus amiguinhos e escolham quem será o mestre. O escolhido vai ficar à frente dos outros jogadores e deverá dar ordens a todos, que deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “.
As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. E é por isso que esse jogo exige bastante atenção, pois todos que não cumprirem as ordens ou fizerem o que foi dito sem as palavras de ordem são eliminados.
A graça dessa brincadeira está na dificuldade das tarefas dadas pelo mestre. Ele pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou… pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palmas!”
Fonte: copaguinho.com.br
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinhas:
Lembrancinha da Aula:
Você pode fazer máscaras para eles.
Ou entregar peixinhos como lembrancinhas.
Atividade:
Enfeite com bastante capricho dois peixinhos. Um será seu e o outro você entregará a um amiguinho que deseja evangelizar.
Mostre uma figura de crianças orando.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição esta em:
Marcos – Capítulo 3. 14-19
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Fale o texto bíblico da lição esta em:
Marcos – Capítulo 3. 14-19
Mateus – Capítulo 4. 18-22Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Maternal de 3 - 4 anos - Tema: Vamos ajudar? Ano 2: Cpad - 3° trimestre 2020
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Maternal de 3 - 4 anos - Tema: Vamos ajudar? Ano 2: Cpad - 3° trimestre 2020
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
cheila.blogspot.com.br
http://joegicontandohistorias.blogspot.com.brpattyizapedagoga.blogspot.com.br
Ebd animada
criancacrescendocomjesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
www.pequeninospracristo.com
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
LEIA A BÍBLIA!
Vamos lá!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário