segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Lição 06: A sunamita ajuda Eliseu: Pré - aula e subsidio - Maternal





  
Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição: 

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:

Prof. Viviane Amaral

Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Aula para Maternal 011
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


DEUS É BOM PRA MIM - 3PALAVRINHAS



Cristina Mel Jesus é Bom!





Cristina Mel & Os Vegetais Minha Pequena Luz




Biblia meu livro companheiro 



Obedecer é mais que importante.


Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.




Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
. Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.

. Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 
Você gosta de ler?

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.
- HORA DA OFERTA 

Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


MOMENTO DA ORAÇÃO:
INCLUA A FRASE DO DIA:


Para guardar no coração:
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 2 Reis 4. 8-17
8 Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela.
9 Ela disse ao seu marido: – Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus.
10 Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá.
11 Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar.
12 Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa. Quando ela chegou,
13 Eliseu disse a Geazi: – Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército. Mas a mulher respondeu: – Eu tenho tudo o que preciso aqui, no meio do meu povo.
14 Eliseu perguntou a Geazi: – Então o que posso fazer por ela? Ele disse: – Bem, a mulher não tem filhos, e o marido dela é velho.
15 – Diga a ela que venha aqui! – ordenou Eliseu. Ele a chamou, e ela foi e ficou na porta.
16 Então Eliseu disse: – No ano que vem, por este tempo, você carregará um filho no colo. A mulher exclamou: – Por favor, não minta para mim! O senhor é um homem de Deus!
17 Mas, como Eliseu tinha dito, no ano seguinte, no tempo marcado, ela deu à luz um filho.

Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI


Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir. 
Brincadeira
Vamos brincar de mímica?
Peça para que uma criança faça uma mímica onde ela mostre uma maneira de servir as pessoas, deixe que as outras acertem. Quem acerta primeiro é o próximo a imitar e assim a brincadeira continua.
Prof. faça com que todos participem.



Criança de jesus tem energia pra gastar

Um quarto para Eliseu
A sunamita e seu esposo planejam construir um quarto para Eliseu

A mulher bondosa de Suném observava Eliseu caminhando pela estrada
Ela começou a pensar no que poderia fazer para Eliseu. Ela sabia que ele ficava cansado e precisava de um lugar para descansar.
Mas ele precisava continuar andando para achar um lugar porque ela não tinha um quarto para ele. Isso mesmo! Com certeza ela correu ao encontro de seu marido e lhe perguntou se eles não poderiam construir um quarto para Eliseu no telhado plano de sua casa. O marido achou que era uma ótima ideia e começaram a trabalhar."

      Material:
folhas da tarefinha
giz de cera ou lápis de cor
tesoura (normal para prof. 



Durante a semana:

imprimir as duas folhas da tarefinha para cada criança
fazer um modelo completo para ajustar os tamanhos das figuras, caso haja alguma diferença providenciar o restante do material


  OBS: É melhor você recortar o material em casa.



Folha #1

Folha #2
As crianças irão:
colorir as duas folhas de tarefinha e recortar o quarto da folha #2 deixando a aba da dobra sem cortar. Ajudá-las a dobrar para trás a parte pontilhada da figura #2
Passar cola apenas na aba.

Ajude as crianças a colocarem o quarto de Eliseu no lugar certo tomando como referência a base do quarto e o telhado da casa:não se esqueça de passar cola apenas na aba dobrada ( alerte suas ajudantes). Ou, se você  preferir, para facilitar, pode também colar toda a figura do quarto. Neste caso, retire a aba da figura #2 ao recortá-la.
Com o quarto na posição certa, cole a aba . E pronto! O quarto para Eliseu está pronto pra quando ele voltar a Suném.
Depois de pronta, nossa tarefinha ficará parecida com esta:



Vamos fazer um quarto bem bacana para Eliseu
Também pode ser feita em um tamanho maior para ser usada como ilustração da história.

Materiais:
cartolina branca 1 por criança para os móveis do quarto e 1/2 folha de cartolina A4 para cada criança
papeis coloridos, por exemplo o bloco criativo, ou qualquer um outro que venha com folhas bem coloridas e variadas dobrados ao meio mas sem recortar. Estas serão as paredes do quarto
cola com glitter ( opcional )
giz de cera ou lápis de cor
cola
tesoura

Durante a semana:
Imprimir as folhas com os móveis do quarto de Eliseu
Se suas crianças já recortam sozinhas ou com pouca ajuda, você só vai precisar organizar os materiais,incluindo uma tesoura escolar sem ponta para cada criança. Se ela precisam de muita ajuda para recortar, é melhor vc recortar as figuras antes.

As crianças irão:
Com a metade da folha de cartolina, fazer uma dobra para qualquer lado,de mais ou menos 2cm de largura e frisar bem. Passar cola no lado de fora da dobra e colar no papel colorido do lado contrário da dobra para fazer um suporte que mantenha um dos lados do pepel colorido na posição vertical. 


Não entendeu nada?  entenderia. 
Então postei uma foto de como vai ficar.

Colorir e recortar os móveis do quarto de Eliseu e colar na folha que representa a parede do quarto. Cada criança escolhe onde vai colar os móveis.
Se você quiser enfeitar um pouco, deixe as crianças colocarem um pingo de cola com glitter na luz da lamparina.
Bem, se você quiser parar por aqui,e deixar a segunda parte dessa tarefinha para a próxima aula está ótimo pois ficou um quartinho bem bonito. E para as crianças menores pode ser muito difícil fazer tudo em um só dia e elas perderão o interesse. Isso ficará a seu critério. 
Não esqueça de colocar o nome das crianças em cada quartinho e guardá-los para usar na próxima.



Segunda Parte
Na segunda parte, os materiais serão os mesmos e os procedimentos tbm. A diferença é que teremos 4 folhas diferentes de tarefinha. Nós vamos adicionar os personagens da história . Assim, as crianças poderão repetir a história quantas vezes quiserem. Cada folha terá 3 vezes um personagem. 
Exceto a folha do garotinho.Imprima cada personagem de acordo com o número de suas crianças. 


Mais uma vez, para facilitar, recomendo que vc recorte as figuras e seus retângulos em casa, antes da aula. 
Cada criança deverá ter 1 Eliseu e o seu retângulo já recortado. Da mesma forma com os outros personagens.


Eliseu

Esposo da sunamita
Filho da sunamita

Sunamita

Os retângulos ao lado de cada figura serão recortados e usados para apoiar os personagens para que fiquem em pé.O procedimento é o mesmo da folha colorida do cenário. A linha pontilhada marca o local da dobra. Tenha cuidado pois o retângulo do garotinho é menor do que o dos adultos.
Dobrar na linha pontilhada marcando bem.
Passar cola no lado da dobra que vai ficar em contato com a figura
Coloque a parte de baixo do retângulo bem junto com a parte de baixo da figura para que o retângulo fique no local certo. Cole a aba.
Faça o mesmo com todos os personagens
Depois , é só brincar de contar a história, lembrando que o bebezinho cresceu e já era agora um garotinho.Os pais dele lhe ensinaram a ser bondoso para com as outras pessoas.

Ufa!!!!!! Essa tarefinha é trabalhosa! Mas o resultado fica bem divertido. Vale a pena. As crianças vão curtir.

Adaptado de Bible Times - Crafts for Kids - Gospel Light



Lembrancinha:






   Lembrancinhas:






Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 



*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.


A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.





Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 



 







Conclusão:
Então crianças, o Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida. 
   
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). 
Fale o texto bíblico da lição esta em 
2 Reis – Capítulo 4. 8-17
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.


Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
blogdatiasandrinha.blogspot.com
Radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot
Ministério Infantil
sementeagapecampinas.blogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
ministeriososkids.blogspot.com
Ensino infantil num clique.com.br
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)



 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




Jesus faz a vida melhor

Deixe ele conduzir sua vida

Ovelhinhas de Cristo.
  

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...



LEIA A BÍBLIA!

Vamos lá!!!

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Um comentário: