Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Endereço na descrição dos vídeos:
Momento do louvor:
Cante:
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas
O telefone do céu é a oração
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Objetivo
Prof. Ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreenda que devemos ser corajosos e fiéis a Deus em meio as dificuldades.
APLICAÇÃO:
Prof. Ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno compreenda que devemos ser corajosos e fiéis a Deus em meio as dificuldades.
Ensinar que devemos obedecer sempre à Palavra de Deus.
Memorizando:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Êxodo capitulo 2
Êxodo capitulo 3
Êxodo 12. 29-41
Recursos visuais:
Moisés
Arão
Olha que idéias lindas tiradas da net. Um saquinho aonde vai tirando as dez pragas.
Amei essa ideia também, tirada da net. O que me chamou atenção foi a mão de borracha (úlcera), máscara de vaca(peste animais), o óculos escuro(2 dias sem sol) e catchup simbolizando sangue (água-sangue)
Olha que idéias lindas tiradas da net. Um saquinho aonde vai tirando as dez pragas.
Um boliche com as dez pragas, uma maneira das crianças memorizarem.
E outra maneira de contar a história das dez pragas é com fantoches, idéia tirada da net.
E outra maneira de contar a história das dez pragas é com fantoches, idéia tirada da net.
Deus havia dito a Moisés que Faraó estaria no rio. E que era para ele voltar lá com seu bordão. E através da vida deles Deus disse:
- Até agora não tens ouvido para deixar meu povo me adorar no deserto. E para que saibas que sou Deus, transformarei a água em sangue. E todos os peixes morrerão. E todos os lugares de água terão sangue.
E assim foi. A água se transformou em sangue, os peixes morreram e a água ficou com cheiro horrível.
Faraó pediu para seus magos fazerem. Eles fizeram o mesmo. Mas usaram práticas de feitiçaria. O que não é do agrado de Deus. Então Faraó não se importou. E ficaram por sete dias desse modo
Segunda praga:.
Voltou Moisés ao faraó dizendo:
- Se não liberares meu povo, eis que castigarei o Egito com rãs. O Faraó recusou.
Então com o bordão na mão estendida sobre o rio saíram as rãs. Eram rãs por toda a parte. Em toda a casa, até na cama e nos fornos.
Mas o Faraó pediu para os magos fazerem. E fizeram. Usando as práticas ocultas. Mas eram muitas rãs.
E o Faraó disse:
- Diz ao teu senhor que tire as rãs, e deixarei o povo ir adora-lo.
- Quando queres que eu faça? - disse Moisés.
- Amanhã. Disse o faraó. Reparem... O faraó esperou uma noite para resolver seu problema. Que coisa !!!
Noutro dia, Deus fez com que as rãs morressem. Ajuntaram-as e havia muito cheiro mal.
Vendo que já estava a situação melhor, o Faraó voltou atrás com a palavra e não liberou o povo.
Terceira Praga.
Deus disse:
- Toque a terra com o bordão para que se torne piolhos.
E houve piolho por tudo. Tantos em animais, como nas pessoas.
Faraó pediu para os magos fazerem. Mas desta vez não conseguiram - Isso é o dedo de Deus - Falaram. Mas o faraó não deu atenção.
Quarta praga.
Como o faraó não liberava o povo. Deus enviou um grande enxame de moscas. Mas desta vez houve uma diferença. A praga seria só sobre o povo do Egito o povo de Deus ficaria livre do enxame.
Mas o Faraó não liberava o povo.
Quinta praga:
- Se não liberares meu povo para me servir, eis que enviarei uma peste sobre o teu rebanho. cavalos, jumentos, camelos, gado e ovelhas - Disse Deus ao Faraó.- E será amanhã sobre os animais de teu povo. O meu povo não sofrerá mal.
E noutro dia. O Faraó foi conferir: E realmente, os animais de seu povo morreram. E os animais do povo de Deus ficaram vivos.
Mas mesmo assim, o coração de Faraó continuou endurecido.
Sexta praga:
Então Deus ordenou que Moisés se apresentasse ao Faraó levando cinza de forno. E lançando sobre as vistas do Faraó, atirou aos céus. E se transformou em úlceras. feridas. E todos os egípcios ficaram com tumores. Até os magos.
E o faraó ainda não liberou o povo.
Sétima praga:
Desta vez avisou que aqueles do povo do faraó que aceitarem a Palavra de Deus, não serão castigados. Quando Moisés ergue seu bordão aos céus. Deus faz cair uma chuva de pedras. E tudo o que estiver no campo será destruído. Mas houve oficiais que não acreditaram, e deixaram seus servos e animais. E aconteceu que tudo foi destruído que estava no campo. Tanto homens, como animais e plantas.
O faraó vendo isso. Disse que se a chuva parasse liberaria o povo.
Então Moisés orou ao Senhor. A chuva parou. Mas o Faraó, não cumpriu com o que disse. E não liberou o povo.
Oitava praga:
Quando Moisés e Arão estavam indo ao encontro do faraó, até os oficiais já estavam temendo, achando que Faraó estava errado, que devia liberá-los.
E desta vez, foi lançado um enxame de gafanhotos. E o que restou que não foi destruído pela chuva de pedra, os gafanhotos comeriam. E ainda estariam por todas as casas e lugares. E eram tantos voando que escureciam a terra.
E o Faráo vendo que iriam comer tudo, chamou Moisés:
- Pequei contra o Senhor e vós outros. Peço que me perdoe, ore ao seu Senhor e tire sobre mim esta morte.
E quando tudo estava bem, o Faraó não liberou o povo.
Nona praga:
Estendia a mão para o céu veio enorme escuridão. Tão grossa que poderia ser sentida. Não tinha como enxergar alguém ao lado. Mas no povo de Deus havia luz nas habitações.Então o faráo quis negociar: O povo pode ir servir a Deus. Mas os animais eram para ficar. E Moisés não concordou. Pois parte do rebanho serviria para sacrifício ao Senhor
Décima praga:
Disse Deus a Moisés para falar ao povo:
- Peguem um cordeiro sem defeito. O melhor. O seu sangue será posto no umbral da porta. Onde houver esta marca, o anjo da morte não entrará. Agora onde não houver este sinal, o Destruidor entrará e o primogênito, filho mais velho será morto. tanto nos homens como nos animais.
E assim aconteceu. A meia noite, o Senhor passou pelo Egito. E houve muito choro.
O faraó então permitiu que eles fossem embora.
Os israelitas partiram levando tudo o que possuíam, e nunca mais iam voltar! Mulheres, crianças, homens... todos levaram o que tinham pois estavam indo para a Terra Prometida por Deus. Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés, e ele resolveu fazer o caminho que Deus mandou: pelo deserto até o Mar Vermelho. Durante todo o caminho Deus esteve cuidando do povo. Você pode imaginar como Ele fazia isso? Deus colocou uma nuvem diferente diante deles. Durante o dia ela era branca, e de noite, ela tornava-se uma coluna de fogo que ia a frente do povo iluminando o caminho.. não é o máximo? Quando eles tiveram fome, Deus mandou o maná: tipo de um pão que caía do céu e dava pra todo aquele povo saciar a sua fome... Quando eles estavam acampados perto do mar descansando, eles ouviram um barulho de cavalos! Ah não! Era o exército do faraó vindo atrás deles! O povo ficou desesperado tendo o mar em sua frente e o exército atrás de si.
Caixa de papelão onde já tem suas dobras, com plastico azul colado por cima.
Começaram a gritar dizendo que preferiam ter ficado no Egito do que morrer no deserto! Moisés falou para o povo não temer porque Deus iria protegê-los. Deus mandou então que o povo marchasse e que Moisés estendesse a vara sobre o mar. Na frente, água... atrás, inimigos... Mas um milagre aconteceu! O mar Vermelho se abriu quando Moisés estendeu a vara, e o povo de Israel atravessou a pé enxuto, como se fosse uma estrada.
Abre as abas, pois era seguradas com os dedos, e no meio cola com areia.
Quando acabaram de passar, o Mar se fechou novamente, destruindo todo o exército do Faraó, que estava atrás deles . O povo ficou muito alegre e agradeceu a Deus.
Moldes para usar como base para fazer os bonecos:
- Até agora não tens ouvido para deixar meu povo me adorar no deserto. E para que saibas que sou Deus, transformarei a água em sangue. E todos os peixes morrerão. E todos os lugares de água terão sangue.
E assim foi. A água se transformou em sangue, os peixes morreram e a água ficou com cheiro horrível.
Faraó pediu para seus magos fazerem. Eles fizeram o mesmo. Mas usaram práticas de feitiçaria. O que não é do agrado de Deus. Então Faraó não se importou. E ficaram por sete dias desse modo
Segunda praga:.
Voltou Moisés ao faraó dizendo:
- Se não liberares meu povo, eis que castigarei o Egito com rãs. O Faraó recusou.
Então com o bordão na mão estendida sobre o rio saíram as rãs. Eram rãs por toda a parte. Em toda a casa, até na cama e nos fornos.
Mas o Faraó pediu para os magos fazerem. E fizeram. Usando as práticas ocultas. Mas eram muitas rãs.
E o Faraó disse:
- Diz ao teu senhor que tire as rãs, e deixarei o povo ir adora-lo.
- Quando queres que eu faça? - disse Moisés.
- Amanhã. Disse o faraó. Reparem... O faraó esperou uma noite para resolver seu problema. Que coisa !!!
Noutro dia, Deus fez com que as rãs morressem. Ajuntaram-as e havia muito cheiro mal.
Vendo que já estava a situação melhor, o Faraó voltou atrás com a palavra e não liberou o povo.
Terceira Praga.
Deus disse:
- Toque a terra com o bordão para que se torne piolhos.
E houve piolho por tudo. Tantos em animais, como nas pessoas.
Faraó pediu para os magos fazerem. Mas desta vez não conseguiram - Isso é o dedo de Deus - Falaram. Mas o faraó não deu atenção.
Como o faraó não liberava o povo. Deus enviou um grande enxame de moscas. Mas desta vez houve uma diferença. A praga seria só sobre o povo do Egito o povo de Deus ficaria livre do enxame.
Mas o Faraó não liberava o povo.
Quinta praga:
- Se não liberares meu povo para me servir, eis que enviarei uma peste sobre o teu rebanho. cavalos, jumentos, camelos, gado e ovelhas - Disse Deus ao Faraó.- E será amanhã sobre os animais de teu povo. O meu povo não sofrerá mal.
E noutro dia. O Faraó foi conferir: E realmente, os animais de seu povo morreram. E os animais do povo de Deus ficaram vivos.
Mas mesmo assim, o coração de Faraó continuou endurecido.
Sexta praga:
Então Deus ordenou que Moisés se apresentasse ao Faraó levando cinza de forno. E lançando sobre as vistas do Faraó, atirou aos céus. E se transformou em úlceras. feridas. E todos os egípcios ficaram com tumores. Até os magos.
E o faraó ainda não liberou o povo.
Sétima praga:
Desta vez avisou que aqueles do povo do faraó que aceitarem a Palavra de Deus, não serão castigados. Quando Moisés ergue seu bordão aos céus. Deus faz cair uma chuva de pedras. E tudo o que estiver no campo será destruído. Mas houve oficiais que não acreditaram, e deixaram seus servos e animais. E aconteceu que tudo foi destruído que estava no campo. Tanto homens, como animais e plantas.
O faraó vendo isso. Disse que se a chuva parasse liberaria o povo.
Então Moisés orou ao Senhor. A chuva parou. Mas o Faraó, não cumpriu com o que disse. E não liberou o povo.
Oitava praga:
Quando Moisés e Arão estavam indo ao encontro do faraó, até os oficiais já estavam temendo, achando que Faraó estava errado, que devia liberá-los.
E desta vez, foi lançado um enxame de gafanhotos. E o que restou que não foi destruído pela chuva de pedra, os gafanhotos comeriam. E ainda estariam por todas as casas e lugares. E eram tantos voando que escureciam a terra.
E o Faráo vendo que iriam comer tudo, chamou Moisés:
- Pequei contra o Senhor e vós outros. Peço que me perdoe, ore ao seu Senhor e tire sobre mim esta morte.
E quando tudo estava bem, o Faraó não liberou o povo.
Nona praga:
Estendia a mão para o céu veio enorme escuridão. Tão grossa que poderia ser sentida. Não tinha como enxergar alguém ao lado. Mas no povo de Deus havia luz nas habitações.Então o faráo quis negociar: O povo pode ir servir a Deus. Mas os animais eram para ficar. E Moisés não concordou. Pois parte do rebanho serviria para sacrifício ao Senhor
Décima praga:
Disse Deus a Moisés para falar ao povo:
- Peguem um cordeiro sem defeito. O melhor. O seu sangue será posto no umbral da porta. Onde houver esta marca, o anjo da morte não entrará. Agora onde não houver este sinal, o Destruidor entrará e o primogênito, filho mais velho será morto. tanto nos homens como nos animais.
E assim aconteceu. A meia noite, o Senhor passou pelo Egito. E houve muito choro.
O faraó então permitiu que eles fossem embora.
Os israelitas partiram levando tudo o que possuíam, e nunca mais iam voltar! Mulheres, crianças, homens... todos levaram o que tinham pois estavam indo para a Terra Prometida por Deus. Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés, e ele resolveu fazer o caminho que Deus mandou: pelo deserto até o Mar Vermelho. Durante todo o caminho Deus esteve cuidando do povo. Você pode imaginar como Ele fazia isso? Deus colocou uma nuvem diferente diante deles. Durante o dia ela era branca, e de noite, ela tornava-se uma coluna de fogo que ia a frente do povo iluminando o caminho.. não é o máximo? Quando eles tiveram fome, Deus mandou o maná: tipo de um pão que caía do céu e dava pra todo aquele povo saciar a sua fome... Quando eles estavam acampados perto do mar descansando, eles ouviram um barulho de cavalos! Ah não! Era o exército do faraó vindo atrás deles! O povo ficou desesperado tendo o mar em sua frente e o exército atrás de si.
Caixa de papelão onde já tem suas dobras, com plastico azul colado por cima.
Começaram a gritar dizendo que preferiam ter ficado no Egito do que morrer no deserto! Moisés falou para o povo não temer porque Deus iria protegê-los. Deus mandou então que o povo marchasse e que Moisés estendesse a vara sobre o mar. Na frente, água... atrás, inimigos... Mas um milagre aconteceu! O mar Vermelho se abriu quando Moisés estendeu a vara, e o povo de Israel atravessou a pé enxuto, como se fosse uma estrada.
Abre as abas, pois era seguradas com os dedos, e no meio cola com areia.
Quando acabaram de passar, o Mar se fechou novamente, destruindo todo o exército do Faraó, que estava atrás deles . O povo ficou muito alegre e agradeceu a Deus.
Moldes para usar como base para fazer os bonecos:
DICA DE BRINCADEIRA JOGO
BRINCADEIRA DE MOISÉS MANDOU:
-Pois Moisés foi o líder do povo.
-Então quando dizer: Moisés mandou: deve ser feita a ordem.
-E se falar somente: Mandou - não vale a ordem.
-Dizer então: Moisés não mandou.
-Ex: Moisés mandou levantar as mãos. Todos devem levantar as mãos.
-Moisés mandou baixar as mãos. Todos devem baixar as mãos.
-Mandou cruzar os braços. Todos devem ficar como estavam.
-Pois Moisés foi o líder do povo.
-Então quando dizer: Moisés mandou: deve ser feita a ordem.
-E se falar somente: Mandou - não vale a ordem.
-Dizer então: Moisés não mandou.
-Ex: Moisés mandou levantar as mãos. Todos devem levantar as mãos.
-Moisés mandou baixar as mãos. Todos devem baixar as mãos.
-Mandou cruzar os braços. Todos devem ficar como estavam.
-Pois não foi dita a Frase: Moisés mandou.
Muitos vão se confundir, pois precisam prestar atenção. E então dizer: Moisés não mandou.
Muitos vão se confundir, pois precisam prestar atenção. E então dizer: Moisés não mandou.
Criança de jesus tem energia pra gastar
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Ore com as crianças agradecendo.
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Deus te abençoe!
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
Leia a Bíblia
Créditos-Revista Juniores Cpad
caroldurand.blogspot.com/
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com.br/search?q=palitoches
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
professoraiclea.blogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
www.mundinhodacrianca
tiahelprecursos.blogspot.com
http://blogdaebi.blogspot.com.
blogtiale.blogspot.com
tianilma.blogspot.comRead more:
Pequeninosdejesusblogspot
tiasarha.blogspot.com.br
Ensinobiblicoinfantilnani.blogspot.com
Bíblia infantil
Mexa-se, que lá vem história - VIDA NOVA.
Adaliahelena.blogspot.com
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Pv 22:6.
Orai em todo tempo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Boa tarde, gostaria da lição em PDF dos juniores pode enviar para mim por favor, não consegui comprar.
ResponderExcluirlucassena14@hotmail.com
Não temos em PDF.
ExcluirShalom!
ResponderExcluir"Compartilhar é:
Amar ao próximo!"
Vocês compilaram um material riquíssimo, compartilharam e demostram seu grande amor ao próximo.
PAPAI, continue lhe abençoando rica e abundantemente.
Amém. É o que posso fazer de melhor para o Reino de Deus. É com muito amor mesmo. Deus abençoe a todos nós.
Excluir