A história tem a propriedade de ser um estímulo ao “desenvolvimento da atenção, da imaginação, da linguagem, de hábitos saudáveis; amplia o horizonte das idéias e do conhecimento”.Nossa responsabilidade como educadores cristãos é muito grande. Não devemos ser apenas professores no domingo, mas o nosso preparo deve ser constante. O apóstolo Paulo escreveu em Romanos 12:76: Mas o que ensina, esmera-se no fazê-lo.
O OBJETIVO DO PROFESSOR
Através da apresentação da história bíblica é o de ganhar a criança para Cristo, fortalecê-la, com a com a palavra de Deus para o crescimento espiritual e prepará-la para um serviço cristão.
NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO)
2)COMO ENSINAR?
Primeiro o professor tem que conhecer as diferenças pessoais existentes entre seus alunos.
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
Seja alegre, anunciamos as boas Novas.
A professora experiente possui sua própria forma de contar histórias, mas, ainda que já tenha certa experiência nessa arte, todo professor deve procurar melhorar ainda mais. Seguem algumas sugestões importantes:
1 - Antes de começar a contar a história, o professor deve se assegurar de que todas as crianças estejam bem acomodadas
2 - A professora de assegurar-se de atraiu a atenção de seus alunos antes de iniciar o relato da história.
3 - É necessário que a professora envolva-se por completo com a história.
4 - A professora precisa envolver não só sua mente, mas também todo seu corpo, na transmissão da história.
5 - Somos necessárias uma atenção especial para com a voz
6 - Identifique as pessoas da história pelos tons da voz.
7 - Para que a professora possa ter um bom desenvolvimento, é necessário não sobrecarregar a história com descrições sem importância.
8 - É importante que o professor utilize palavras que denotem ação, como: andar, correr, fazer, ir. Isto dá à história movimento ação e interesse.
Como trabalhar uma história?
• Selecionar
• Recriar
• Ensaiar
Eis algumas recomendações importantes para quem deseja ser uma boa professora de escola dominical.
1 - Evite ler história
2 – Tente utilizar figuras ou recurso audiovisual que estejam em bom estado de conservação
3- Procure contar as histórias bíblicas sendo fiel a sua narrativa, mas utilizando vocabulário adequado, considerando a faixa etária das crianças com quem trabalha.
4 - Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de preferência que não te coloque como um "bom" exemplo
5- Use e abuse de teatro, fantasias ou um único boneco
6 - Discussão / perguntas e repostas Para crianças mais velhas; lembre-se que uma história bíblica não é uma palestra
7- Coros, cantos e histórias com eco.
8 – Seja criativa. Use desenho, Acrósticos. Flanelógrafo, Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas... Use figuras para ilustrar: Lembre-se a criança aprende pelos cinco sentidos. Visão, Tato, Audição, Paladar e olfato.
ESTRUTURA DA HISTÓRIA
– deve seguir estas 4 fases:
1. Introdução: deve ser rápida, interessante apresentando os personagens sem divagação. Ex: há muito tempo, era uma vez…
2. Desenvolvimento: são contados os fatos essenciais com bastante ação.
3. Clímax: ponto de maior emoção da história.
4. Conclusão: Aqui você deve ter maior atenção, pois na conclusão é que transmitimos a lição, o ensinamento para quem ouve.
Quais são os elementos necessários para se contar uma história?
• Emoção
• Expressão
• Improvisação
• Espontaneidade
• Credibilidade
• Voz
Quais as formas para se apresentar uma história?
Simples narrativa
• Histórias narradas com auxílio do livro
• Com gravuras
• Com fantoches
• Flanelógrafo
• Painéis, recortes, carimbos ou dobraduras
O recurso utilizado irá depender do número de ouvintes e do espaço físico que está disponível. Para cada situação um recurso que melhor se encaixe com o público ouvinte.
QUAIS ATIVIDADES PODEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DA HISTÓRIA?
• Brincadeiras, jogos e atividades que complementem o ensino passado
- TAREFA DO (A) PROFESSOR (A) -
A lista abaixo irá ajudá-lo, a saber, o que se espera de você a cada semana. Adapte-a de modo a satisfazer sua necessidade.
1) A Escola Dominical começa _____ horas. Por favor, esteja presente ao menos 15 minutos antes da hora.
2) Apanhe as coisas de que você vai precisar e arrume a sala.
3) O aprendizado começa logo que a criança entra na sala. Esteja pronto para ajudá-la.
4) Mostre-se alegre ao ver a criança na casa de Deus.
5) Mantenha o registro de freqüência.
6) Tenha às mãos: a Bíblia, o exercício de fixação pronto para mostrar a classe, recursos visuais sugeridos, etc.
7) Ajude a criança individualmente para que ela participe da aula.
8) Dê pelo menos um telefonema para um aluno ausente
.9) Avise com antecedência se não puder estar presente no Domingo.
10) Estude a lição com antecedência; no princípio da semana, aprofundando-se.
Não leia a história; conte com suas palavras. Lembre-se: cada minuto é muito importante.
- IMPORTANTE -
Nenhum (a) professor (a) pode estar pronto a se encontrar com os alunos antes de encontrar-se com Deus primeiramente.
Um coração preparado é muito melhor que uma lição preparada. Ele produzirá uma lição preparada.
Ore bastante. A oração coloca o coração do obreiro na lição. A oração coloca a lição no coração.
O aluno deve achá-lo (a) maravilhoso (a). Deve sentir o quanto é amado.
Seja amigo (a) de seus alunos. Expresse. O aluno necessita de:
Amor e aceitação;
Elogio sincero;
Professores tolerantes.
O trabalho com crianças deve ser considerado como ministério.
Deus chama pessoas para trabalhar.
O (A) professor (a) deve sentir um chamado de Deus para o serviço cristão.
DICAS PARA CHAMAR ATENÇÃO:
Homem da mão ressequida– MT 12:9:13
Usar luvas cirúrgicas para simbolizar o homem que tinha a mão ressequida. Mostrar a luva vazia representando o homem antes da cura. E encher a luva para demonstrar a cura realizada por Jesus. É interessante dar uma luva para cada criança.
Pragas do Egito– Rãs, gafanhotos – Ex 8:6;10:14Utilizar desenhos de sapos coloridos e espalhar por toda a sala. Depois que contar a história pedir que eles procurem os sapinhos. Quem achar primeiro ganha um prêmio. Ainda podem-se utilizar vários insetos de borracha.
Maná – Ex 16:31Levar pão e mel ou pão de mel para as crianças verificarem como era gostoso o alimento que Deus mandou do céu para o seu povo. Para representar as codornizes pode levar salgadinho de frango (tipo fandangos ou batata frita com sabor).
Povo no deserto – águas amargas e doces – ex 15:23-25. Para representar a água amarga se tornando doce, pode levar água tônica sem gás (vai ficar com um gosto ruim), e dar um copinho de café com essa água para cada criança tomar. É interessante que todas as crianças tomem essa água de uma vez, para verem o Gosto ruim que a água tinha. Em seguida, dar água mineral para elas beberem e perceberem o milagre feito por Deus para seu povo.
Fonte: Sandra Soares, www.dijap.com.br.
NECESSIDADE DE UM PLANEJAMENTO)
A professora que se preocupa com uma preparação adequada, ama e respeita os seus alunos.
B) A professora bem preparada transmite confiança através dos ensinos
C) Para conseguir um bom planejamento precisamos encontrar tempo para desenvolver o ministério que o Senhor Jesus nos tem dado.
D) Formular uma lista de material que irá usar, sendo o primeiro a bíblia
E) Prepare o conteúdo
B) A professora bem preparada transmite confiança através dos ensinos
C) Para conseguir um bom planejamento precisamos encontrar tempo para desenvolver o ministério que o Senhor Jesus nos tem dado.
D) Formular uma lista de material que irá usar, sendo o primeiro a bíblia
E) Prepare o conteúdo
A CRIANÇA E A PALAVRA DE DEUS
“A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra de fé que pregamos”.
Como educadores cristãos, temos diante de Deus uma grande responsabilidade, que é o de ensinar a criança no caminho em deve andar.
Veio-nos a pergunta:
1) O que ensinar a criança?
2) Como ensinar a criança?
O QUE ENSINAR A CRIANÇA?
Devemos colocar nos corações das crianças os Princípios Bíblicos de Fé, Esperança e Amor, preparando para a adolescência e juventude, com um evangelho de prática não só de teoria.
“A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra de fé que pregamos”.
Como educadores cristãos, temos diante de Deus uma grande responsabilidade, que é o de ensinar a criança no caminho em deve andar.
Veio-nos a pergunta:
1) O que ensinar a criança?
2) Como ensinar a criança?
O QUE ENSINAR A CRIANÇA?
Devemos colocar nos corações das crianças os Princípios Bíblicos de Fé, Esperança e Amor, preparando para a adolescência e juventude, com um evangelho de prática não só de teoria.
2)COMO ENSINAR?
Primeiro o professor tem que conhecer as diferenças pessoais existentes entre seus alunos.
APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
Seja alegre, anunciamos as boas Novas.
A professora experiente possui sua própria forma de contar histórias, mas, ainda que já tenha certa experiência nessa arte, todo professor deve procurar melhorar ainda mais. Seguem algumas sugestões importantes:
1 - Antes de começar a contar a história, o professor deve se assegurar de que todas as crianças estejam bem acomodadas
2 - A professora de assegurar-se de atraiu a atenção de seus alunos antes de iniciar o relato da história.
3 - É necessário que a professora envolva-se por completo com a história.
4 - A professora precisa envolver não só sua mente, mas também todo seu corpo, na transmissão da história.
5 - Somos necessárias uma atenção especial para com a voz
6 - Identifique as pessoas da história pelos tons da voz.
7 - Para que a professora possa ter um bom desenvolvimento, é necessário não sobrecarregar a história com descrições sem importância.
8 - É importante que o professor utilize palavras que denotem ação, como: andar, correr, fazer, ir. Isto dá à história movimento ação e interesse.
Como trabalhar uma história?
• Selecionar
• Recriar
• Ensaiar
Eis algumas recomendações importantes para quem deseja ser uma boa professora de escola dominical.
1 - Evite ler história
2 – Tente utilizar figuras ou recurso audiovisual que estejam em bom estado de conservação
3- Procure contar as histórias bíblicas sendo fiel a sua narrativa, mas utilizando vocabulário adequado, considerando a faixa etária das crianças com quem trabalha.
4 - Contar uma experiência; algo que aconteceu a você, e de preferência que não te coloque como um "bom" exemplo
5- Use e abuse de teatro, fantasias ou um único boneco
6 - Discussão / perguntas e repostas Para crianças mais velhas; lembre-se que uma história bíblica não é uma palestra
7- Coros, cantos e histórias com eco.
8 – Seja criativa. Use desenho, Acrósticos. Flanelógrafo, Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas... Use figuras para ilustrar: Lembre-se a criança aprende pelos cinco sentidos. Visão, Tato, Audição, Paladar e olfato.
ESTRUTURA DA HISTÓRIA
– deve seguir estas 4 fases:
1. Introdução: deve ser rápida, interessante apresentando os personagens sem divagação. Ex: há muito tempo, era uma vez…
2. Desenvolvimento: são contados os fatos essenciais com bastante ação.
3. Clímax: ponto de maior emoção da história.
4. Conclusão: Aqui você deve ter maior atenção, pois na conclusão é que transmitimos a lição, o ensinamento para quem ouve.
Quais são os elementos necessários para se contar uma história?
• Emoção
• Expressão
• Improvisação
• Espontaneidade
• Credibilidade
• Voz
Quais as formas para se apresentar uma história?
Simples narrativa
• Histórias narradas com auxílio do livro
• Com gravuras
• Com fantoches
• Flanelógrafo
• Painéis, recortes, carimbos ou dobraduras
O recurso utilizado irá depender do número de ouvintes e do espaço físico que está disponível. Para cada situação um recurso que melhor se encaixe com o público ouvinte.
QUAIS ATIVIDADES PODEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DA HISTÓRIA?
• Dramatização: após o término da história, reúna as crianças para juntos encenarem o que acabaram de ouvir.
• Trabalhos manuais: Recortes, dobraduras, colagem, pintura, atividades manuais que lembrem o que foi contado.• Brincadeiras, jogos e atividades que complementem o ensino passado
- TAREFA DO (A) PROFESSOR (A) -
A lista abaixo irá ajudá-lo, a saber, o que se espera de você a cada semana. Adapte-a de modo a satisfazer sua necessidade.
1) A Escola Dominical começa _____ horas. Por favor, esteja presente ao menos 15 minutos antes da hora.
2) Apanhe as coisas de que você vai precisar e arrume a sala.
3) O aprendizado começa logo que a criança entra na sala. Esteja pronto para ajudá-la.
4) Mostre-se alegre ao ver a criança na casa de Deus.
5) Mantenha o registro de freqüência.
6) Tenha às mãos: a Bíblia, o exercício de fixação pronto para mostrar a classe, recursos visuais sugeridos, etc.
7) Ajude a criança individualmente para que ela participe da aula.
8) Dê pelo menos um telefonema para um aluno ausente
.9) Avise com antecedência se não puder estar presente no Domingo.
10) Estude a lição com antecedência; no princípio da semana, aprofundando-se.
Não leia a história; conte com suas palavras. Lembre-se: cada minuto é muito importante.
- IMPORTANTE -
Nenhum (a) professor (a) pode estar pronto a se encontrar com os alunos antes de encontrar-se com Deus primeiramente.
Um coração preparado é muito melhor que uma lição preparada. Ele produzirá uma lição preparada.
Ore bastante. A oração coloca o coração do obreiro na lição. A oração coloca a lição no coração.
O aluno deve achá-lo (a) maravilhoso (a). Deve sentir o quanto é amado.
Seja amigo (a) de seus alunos. Expresse. O aluno necessita de:
Amor e aceitação;
Elogio sincero;
Professores tolerantes.
O trabalho com crianças deve ser considerado como ministério.
Deus chama pessoas para trabalhar.
O (A) professor (a) deve sentir um chamado de Deus para o serviço cristão.
DICAS PARA CHAMAR ATENÇÃO:
Homem da mão ressequida– MT 12:9:13
Usar luvas cirúrgicas para simbolizar o homem que tinha a mão ressequida. Mostrar a luva vazia representando o homem antes da cura. E encher a luva para demonstrar a cura realizada por Jesus. É interessante dar uma luva para cada criança.
Pragas do Egito– Rãs, gafanhotos – Ex 8:6;10:14Utilizar desenhos de sapos coloridos e espalhar por toda a sala. Depois que contar a história pedir que eles procurem os sapinhos. Quem achar primeiro ganha um prêmio. Ainda podem-se utilizar vários insetos de borracha.
Maná – Ex 16:31Levar pão e mel ou pão de mel para as crianças verificarem como era gostoso o alimento que Deus mandou do céu para o seu povo. Para representar as codornizes pode levar salgadinho de frango (tipo fandangos ou batata frita com sabor).
Povo no deserto – águas amargas e doces – ex 15:23-25. Para representar a água amarga se tornando doce, pode levar água tônica sem gás (vai ficar com um gosto ruim), e dar um copinho de café com essa água para cada criança tomar. É interessante que todas as crianças tomem essa água de uma vez, para verem o Gosto ruim que a água tinha. Em seguida, dar água mineral para elas beberem e perceberem o milagre feito por Deus para seu povo.
Fonte: Sandra Soares, www.dijap.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário