segunda-feira, 18 de maio de 2020

Lição 08: O meu amigo Jesus faz o cego voltar a ver: Bartimeu: Cpad: Videos - aulas, brincadeira, atividades, ilustrações, lembrancinhas... Maternal de 3 - 4 anos










Revista do aluno:
Atividade


INICIANDO A AULA:
A Paz, Tias e Tios!

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:

* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Aula para Maternal 011
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. 

 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Dvd Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus




LEIA A BÍBLIA em LIBRAS - 3Palavrinhas - VOLUME 2




Converso com Jesus - Cânticos para crianças - APEC




Converso com Jesus - Cânticos para crianças - APEC

Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Para guardar no coração: 
Versículo chave:


Vídeos aula:
Endereço na descrição do vídeo:

Prof. Viviane Amaral


Inicie cantando com alegria, pois com Jesus é só alegria.
Aline Barros e Cia 3 -Milagres de Jesus
INTRODUÇÃO
Hoje vamos iniciar esta lição bíblica de maneira bem diferente. Acomode as crianças em semicírculo. Prepare uma colcha e uma canequinha com algumas moedinhas. Você estará fazendo o papel de Bartimeu, para a história ficar mais interessante. Quando for imitar Bartimeu, feche os olhos. Ou coloca óculos escuros.
Inicie a história assim: Coloque a colcha sobre os ombros, como se fosse uma capa e segure a canequinha e diante da turma ande dizendo:
- Uma esmola, uma esmolinha, por favor! (Faça uma voz diferenciada para Bartimeu e chacoalhe a caneca de moedas.)
Vamos conhecer na história de hoje um homem que não podia enxergar. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais escura, porque ele era cego!



Brincadeira:
Com a venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Peça que uma ou duas crianças o ajude (guie aquele que está de olhos vendados. Depois de três ou quatro alunos vendarem os olhos e outros se esconderem ou ajudarem, coloque-os sentados novamente e pergunte como cada um se sentiu no seu papel.) Como se chama a pessoa que não enxerga? (Cega) Por que precisa de ajuda? (Porque não enxerga onde vai pisar.)
Hoje vamos ver a história de um cego.

Para contar essa historinha você vai precisar do material:
- 1 bexiga
- fita crepe (para colar a bexiga na cadeira)
- 1 óculos de sol (pode ser feito de papel cartão preto)
- 1 capa (pode ser uma toalha de banho ou uma manta)
- 1 cadeira
- 1 caneca ou similar
Pronto! Eis o cego Bartimeu.
Mas... não monte ele antes... Monte com as crianças, criando um elemento surpresa.



OU
ASSIM.


Pegue uma bexiga vazia, e encha-a dizendo que é a cabeça. Cole-a e vá montando o seu cego Bartimeu, conforme o desenho acima. Conversando com as crianças sobre o que representa cada peça.
OU
ASSIM.

Inicie a aula perguntando:
Quem sabe me dizer alguma coisa sobre uma pessoa cega?” [deixar que falem e direcionar para as dificuldades que ela encontra, auxiliares que usa: bengala, cão guia, alfabeto Braille.]
-Em seguida coloque uma venda nos olhos de um ou mais alunos para que andem na sala procurando algo sugerido pela turma ou pelo próprio prof. Para que assim percebam a dificuldade de ser cego.
OU....

USAR MOEDAS E UMA VASILHA TIPO LATA DE REFRIGERANTE OU OUTRO MATERIAL QUE EMITA BOM SOM PARA QUE TODOS OUÇAM QUANDO VOCÊ DEIXAR AS MOEDAS CAÍREM DENTRO DELA.

PEÇA PARA AS CRIANÇAS FECHAREM OS OLHOS POR UM POUCO DE TEMPO E SÓ ABRIREM QUANDO VOCÊ MANDAR.
SENTADO A BEIRA DA ESTRADA UM HOMEM PEDIA AJUDA A QUEM PASSAVA: " UMA ESMOLA POR FAVOR! AJUDE UM POBRE CEGO! ALGUÉM PODE ME DAR UMA MOEDA? NÃO POSSO VER!"

ENQUANTO VOCÊ FALA DEIXE CAIR UMA MOEDA NA LATINHA... PEÇA QUE AS CRIANÇAS ABRAM OS OLHOS..

CONVERSE COM ELAS SOBRE COMO DEVE SER DIFÍCIL SER CEGO E SÓ PODER OUVIR OS BARULHOS.
BARTIMEU ERA O SEU NOME...

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
   
Marcos 10: 46 - 52
46 Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
47 Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: – Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!
48 Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: – Filho de Davi, tenha pena de mim!
49 Então Jesus parou e disse: – Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: – Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!
50 Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.
51 – O que é que você quer que eu faça? – perguntou Jesus. – Mestre, eu quero ver de novo! – respondeu ele.
52 – Vá; você está curado porque teve fé! – afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.


Certo dia, Jesus e Seus discípulos foram até a cidade de Jericó. Esta cidade era grande e movimentada. Como Jesus sempre ensinava a respeito do amor de Deus curando as pessoas e fazendo milagres, muita pessoas iam atrás dEle.
Quando Jesus estava saindo daquela cidade, na beira do caminho estava sentado um cego, pedindo esmolas. Ele se chamava Bartimeu. Como não podia enxergar, Bartimeu perguntou para algumas pessoas que estavam perto dele o que estava acontecendo por ali, pois estava ouvindo muitas pessoas falando e muito barulho. Então responderam: "É Jesus de Nazaré que está passando".

Bartimeu já tinha ouvido falar de Jesus e de como era poderoso e bom, sempre pronto para ouvir e resolver os problemas das pessoas.
Jesus está sempre pronto para ajudar quando estamos tristes, ou com medo.
Bartimeu ficou muito feliz! A fé de Bartimeu era tão grande que começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim". Gritava tanto e tão alto que as pessoas que estavam perto ficaram bravas e mandaram que ele se calasse. (Peça às crianças que ajudem Bartimeu a gritar): "Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim".

Bartimeu gritou tanto, que mesmo com toda aquela gente em volta Jesus escutou e pediu que alguém buscasse o cego.

Quando o cego chegou perto, Jesus lhe perguntou: "O que é que você quer que eu faça?".
Bartimeu, mais que depressa, respondeu: "Senhor, eu quero ver de novo!"
Jesus, então, lhe falou: "Vá, você está curado porque teve fé!" Na mesma hora, Bartimeu voltou a enxergar.
Você podem imaginar como Bartimeu ficou alegre? Agora podia olhar a cor do céu, das flores, saber por onde estava andando, coltar a trabalhar, fazer tantas coisas boas.

Bartimeu não saiu correndo e nem se esqueceu de agradecer a Jesus. Ele seguiu a Jesus, louvando a Deus pelo que havia acontecido. E todos que viram o milagre de Jesus na vida de Bartimeu, também louvaram a Deus.

Conclusão
Como Bartimeu, você também pode falar com Jesus. Hoje, quando a gente ora, estamos conversando com Jesus Ele espera que você Lhe diga o que quiser e sempre confie nELe.
O Senhor sempre nos responde, nem sempre com um sim; pode ser um não ou espere. Ele sabe o que é melhor para nós, por isso podemos confiar sempre nEle.


FIGURA PARA  FLANELÓGRAFO?






SLIDES





CAIXA:
Com esta pequena caixa de pop-up, um momento Bartimeu é cego e no próximo ele pode ver!
Quer transformar isso em uma atividade de oração: cobrir o resto da caixa com necessidades de oração e ter as crianças orar por algo na caixa de cada vez que pressionar -lo para baixo. Falar sobre como nós, muitas vezes fechar os olhos quando oramos, mas para Bartimeu, encontrando Jesus significava abrir os olhos para ver Deus.



Este é um ofício impressão de uma página, e você vai precisar de uma tesoura e cola também!
Adicione qualquer decoração adicional, pedidos ou cores de oração primeiro e depois ...
Corte as três formas para fora - incluindo a janela!
Dobre tudo, para a parte superior da caixa e tubo de todas as dobras ir com a tinta do lado de fora. não há necessidade de marcar primeiro ou hiper ser preciso, no entanto, uma vez que estas peças de deslizar dentro de um outro mau dobras poderia dificultar o mecanismo.
O mecanismo parece com isso quando dobrado, as duas abas finais devem ser dobradas.
Comece por fazer-se o tubo, este é colado com a aba no interior
Ponha cola na pequena faixa no meio do mecanismo. T
Este é então colada ao 'top' da caixa (por trás da escrita).Ideal, isso é colocado no meio e em linha reta!
Agora adicione um pouco de cola para a parte traseira de todas as guias e começar a construir a caixa.
Deslize o tubo no interior da caixa para que o mecanismo vem pelo meio. o tubo é um pouco menor do que a caixa de modo que este deve ser simples. adicionar um pouco de cola nas abas finais e cola-los para o exterior do tubo. Pode ser necessário para puxar o tubo ainda mais para baixo, para empurrá-lo ainda mais até pelo que esta.
Dê-lhe um segundo para secar antes de testar, em seguida, dar-lhe um empurrão!





Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)  
  










Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



Atividades:







ORGANIZE A CENA CORRETAMENTE

- Brincadeiras:
DESENHO ÀS CEGAS: Colar um papel pardo ou cartolina na parede. Chamar 2 crianças de cada vez, de olhos vendados, no mural para desenhar um objeto a pedido do professor. Vai ser divertido para as crianças verem depois como elas desenharam sem poder enxergar, e também será divertido para os coleguinhas que estarão assistindo;
SACOLA ÀS CEGAS: Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas. A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.;
ABRAÇANDO BALÕES: Todas as crianças devem estar vendadas. Soltar balões pela sala. Elas deverão encontrar e abraçar o balão encontrado até estourar. Dentro deve ter balinhas ou pirulito. (é preciso ter um bom espaço e verificar que não existam objetos/móveis que possam machucar as crianças - não deve ser feito com crianças muito pequenas que se assustam com o estouro do balão);
SAPATOS PERDIDOS: Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala. Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos. No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.
PISTA DE BALÕES: Pregar no chão balões com rostinhos desenhados neles. Abaixo de cada um, um par de pisadas, como se eles fossem bonequinhos. Organizar de modo que formem duas filas indianas, com espaço entre elas. Vendar uma criança e pedir que todas as demais fiquem em silêncio enquanto outra guia a criança de um lado a outro da sala, passando entre as filas, sem tocar nos balões. Vai ficar assim:







Desenhe uma pegada, use uma dessas:


Brincadeira
Como brincar: as crianças foram uma roda. Uma delas fica no centro, de olhos vendados. As outras giram em torno. A um sinal, param de rodar e soltam as mãos. A que está no meio toca um dos participantes com uma varinha. Este deve gritar a frase que Bartimeu gritou: "_Jesus, tem misericórdia de mim!" três vezes. A criança do centro deve reconhecer a voz de quem gritou. Se adivinhar, trocará de lugar com ela.



Criança de jesus tem energia pra gastar

Lembrancinhas:



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 

Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.



A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.





Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 


Criança de jesus tem energia pra gastar



 





Final da aula:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica. 

Lembrete da aula:
Coloque em um cartão ou caderno as anotações para levar para casa.

História bíblica:
 Marcos 10: 46 - 52



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

CRIANÇAS ATENÇÃO!

Fontes consultadas:
Créditos:
Revista Cpad maternal
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Ebdanimada.com.br
tiaalinealcantara.blogspot.com
Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica:
Novo Testamento Livro 1 - Editora Shedd Kids
tiahelprecursos.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
www.escoladominical.net
sementinhakids.com)
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Blogtiale.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com/
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)


Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo



 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida


Ovelhinhas de Cristo.
  

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.


Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3,23


Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...




Vamos lá!!!

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário