Atividade
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Brincar:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
LÁ LÁ LÁ LÁ JESUS VOLTARÁ | Vaneyse Rodrigues |
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
- Hora da oferta Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Em seguida, recolha as ofertas.
Objetivo da lição: Que a criança aprenda que Jesus é poderoso.
Para guardar no coração:
Versículo chave:
Pré - aula:
Prof. Leoni F. Back
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 7:11-17
11 Pouco depois seguiu ele viagem para uma cidade chamada Naim; e iam com ele seus discípulos e uma grande multidão.
12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Atividades:
QUEBRA CABEÇA
Todos os chapéus vão ter a palavra mãe. E deixar eles falarem algo a respeito.
Não podem falar para quem vão tirar o chapéu. E as outras crianças vão tentar descobrir para quem elas estão tirando, mas também não podem falar ainda. Tem que guardar para si.
Daí quando todas acabarem, primeiro deixar elas verem se acertarem a pessoa do chapéu do amiguinho. Só no final eu conto que eram todos iguais.
Lembrancinhas:
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
HOJE VAMOS FALAR SOBRE ...
NAIM, ERA A CIDADE DE NASCIMENTO DA VIÚVA. ESTA CIDADE ISRAELENSE, AINDA EXISTE NOS DIAS DE HOJE, COM O MESMO NOME. É UMA PEQUENA VILA, MUITO POBRE
UMA QUE ACOMPANHAVA O SENHOR JESUS, ; TODOS CONHECIAM O PODER DE JESUS, A MULTIDÃO SABIA QUE ONDE JESUS ESTAVA, HAVERIA VIDA, ALEGRIA, OPERAÇÃO DE MILAGRES.
A OUTRA MULTIDÃO ACOMPANHAVA A VIÚVA E O FILHO MORTO, ERA ELE FILHO ÚNICO DE UMA VIÚVA E COMO NAQUELES TEMPOS PARA UMA VIÚVA NÃO ERA NADA FÁCIL A VIDA, PERDER SEU ÚNICO FILHO ERA SIMPLESMENTE TERRÍVEL. A VIÚVA ACOMPANHAVA O ENTERRO CHORANDO MUITO. ACREDITAMOS QUE MUITOS LHE FALARAM PALAVRAS DE CONSOLO, MAS ERAM COMO PALAVRAS SEM SENTIDO, NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE ACALMAR O CORAÇÃO FERIDO.
QUAL O MOTIVO DE UMA GRANDE MULTIDÃO ESTAR CAMINHANDO AO LADO DE JESUS?
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE ENFERMIDADE, SOMENTE SAÚDE;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE MORTE, SOMENTE VIDA;
• MAS PRINCIPALMENTE, PORQUE TEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA GRATIDÃO PELO QUE O SENHOR TEM FEITO PELAS NOSSAS VIDAS.
QUANDO O SENHOR PARA/OLHAR = INTERVENÇÃO DIVINA = NA VIDA DO HOMEM, QUANDO ISSO ACONTECE,ONDE HÁ MORTE,VEM A VIDA,ONDE HÁ ENFERMIDADE,VEM A CURA,ONDE TINHA TRISTEZA,VEM A ALEGRIA ETC. ESSA É A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM,PRA MUDAR POR COMPLETO A NOSSA SITUAÇÃO.
O SENHOR TINHA UM PRESENTE PARA AQUELA MULHER. MAS É NECESSÁRIO OBSERVAR A FORMA COMO ELA SE APRESENTOU AO SENHOR, (CHORANDO), E ESTA ATITUDE TOCOU NO CORAÇÃO DO SENHOR; O CHORO DO SERVO MOVE O CORAÇÃO DE DEUS.
AQUELA VIÚVA PERMITIU ESTA AÇÃO,E O SENHOR MUDOU POR COMPLETO = RESSUSCITOU SEU FILHO.
JESUS MUDA A NOSSA TRAJETÓRIA, NOS COLOCA EM UM NOVO E VIVO CAMINHO.
ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.
“E entregou-o a sua mãe.”
TROUXE JUNTO AO CORPO. E PASSARAM A SEGUIR AO SENHOR, PORQUE ELES ENTENDERAM QUE SOMENTE NA PRESENÇA DO PAI É QUE NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA, NÃO HAVERÁ MORTE, SOMENTE VIDA, MAS PRINCIPALMENTE ACOMPANHARAM AO SENHOR PORQUE HAVIA EM SEUS CORAÇÕES UMA GRATIDÃO PELO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
UMA QUE ACOMPANHAVA O SENHOR JESUS, ; TODOS CONHECIAM O PODER DE JESUS, A MULTIDÃO SABIA QUE ONDE JESUS ESTAVA, HAVERIA VIDA, ALEGRIA, OPERAÇÃO DE MILAGRES.
A OUTRA MULTIDÃO ACOMPANHAVA A VIÚVA E O FILHO MORTO, ERA ELE FILHO ÚNICO DE UMA VIÚVA E COMO NAQUELES TEMPOS PARA UMA VIÚVA NÃO ERA NADA FÁCIL A VIDA, PERDER SEU ÚNICO FILHO ERA SIMPLESMENTE TERRÍVEL. A VIÚVA ACOMPANHAVA O ENTERRO CHORANDO MUITO. ACREDITAMOS QUE MUITOS LHE FALARAM PALAVRAS DE CONSOLO, MAS ERAM COMO PALAVRAS SEM SENTIDO, NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE ACALMAR O CORAÇÃO FERIDO.
QUAL O MOTIVO DE UMA GRANDE MULTIDÃO ESTAR CAMINHANDO AO LADO DE JESUS?
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE ENFERMIDADE, SOMENTE SAÚDE;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE MORTE, SOMENTE VIDA;
• MAS PRINCIPALMENTE, PORQUE TEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA GRATIDÃO PELO QUE O SENHOR TEM FEITO PELAS NOSSAS VIDAS.
QUANDO O SENHOR PARA/OLHAR = INTERVENÇÃO DIVINA = NA VIDA DO HOMEM, QUANDO ISSO ACONTECE,ONDE HÁ MORTE,VEM A VIDA,ONDE HÁ ENFERMIDADE,VEM A CURA,ONDE TINHA TRISTEZA,VEM A ALEGRIA ETC. ESSA É A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM,PRA MUDAR POR COMPLETO A NOSSA SITUAÇÃO.
O SENHOR TINHA UM PRESENTE PARA AQUELA MULHER. MAS É NECESSÁRIO OBSERVAR A FORMA COMO ELA SE APRESENTOU AO SENHOR, (CHORANDO), E ESTA ATITUDE TOCOU NO CORAÇÃO DO SENHOR; O CHORO DO SERVO MOVE O CORAÇÃO DE DEUS.
AQUELA VIÚVA PERMITIU ESTA AÇÃO,E O SENHOR MUDOU POR COMPLETO = RESSUSCITOU SEU FILHO.
JESUS MUDA A NOSSA TRAJETÓRIA, NOS COLOCA EM UM NOVO E VIVO CAMINHO.
ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.
“E entregou-o a sua mãe.”
TROUXE JUNTO AO CORPO. E PASSARAM A SEGUIR AO SENHOR, PORQUE ELES ENTENDERAM QUE SOMENTE NA PRESENÇA DO PAI É QUE NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA, NÃO HAVERÁ MORTE, SOMENTE VIDA, MAS PRINCIPALMENTE ACOMPANHARAM AO SENHOR PORQUE HAVIA EM SEUS CORAÇÕES UMA GRATIDÃO PELO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Fantoche:
Falar sobre as coisas que aparecem na tv e cinema.
O que estão assistindo. E o que mostra de bom e ruim.
Hoje nós vamos fazer nosso filme-desenho. Será sobre a história de hoje.
Esse sim, vai fazer nós crescermos perante Deus. Pois é a sua palavra que está sendo representada.
Pintar os desenhos.
Contar a história usando as figuras na tv. Depois de pintadas colar um palito de picolé atrás das folhas. Fazer elas do tamanho para caber dentro da tv. Use papel cartolina para ficar durinhas.
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Atividades:
+
COMO SÃO MUITO PEQUENA FALEM BAIXINHO. NÃO PODE FALAR.
Brincadeira quebra gelo
Brincadeira de tirar o chapéu:Todos os chapéus vão ter a palavra mãe. E deixar eles falarem algo a respeito.
Não podem falar para quem vão tirar o chapéu. E as outras crianças vão tentar descobrir para quem elas estão tirando, mas também não podem falar ainda. Tem que guardar para si.
Daí quando todas acabarem, primeiro deixar elas verem se acertarem a pessoa do chapéu do amiguinho. Só no final eu conto que eram todos iguais.
Lembrancinhas:
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Final da aula:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica.
Lembrete da aula:
Coloque em um cartão ou caderno as anotações para levar para casa.
História bíblica:
Lucas 7:11-17
Oriente aos pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembra a história em casa.
Lucas 7:11-17
Oriente aos pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembra a história em casa.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Créditos:
Revista Cpad maternal
www.sementinhakids.com
Ministério Bíblico Infantil.
Geração Vida-INVP
apascentarospequeninos.blogspot.com
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
trabalhinhos.blogspot.com/
Escola Dominical Infantil
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Blogtiale.blogspot.com
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Cpad
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Amei seu blog! Parabéns pelo seu excelente trabalho! Tenho certeza que Jesus te recompensará! Deus te abençoe! 👏👏
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluirEu amo tudo isso
ResponderExcluirQue Deus te abençoe grandemente.