Revista do aluno:
Atividade
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Comece cantando:
Videos aulas:
O endereço na descrição do vídeo:
Brincar:O endereço na descrição do vídeo:
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição.
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Alessandra Samadello
Não esqueça de mencionar que Deus levou os irmãos a fazerem as pazes, como nós também devemos fazer quando magoamos ou somos magoados por alguém.
O sabão - 3palavrinhas
É muito bom - 3palavrinhas
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Objetivos:
Os alunos deverão saber que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que Deus nos dá.
Memorizando
Nesta lição as crianças aprenderão que Esaú e Jacó eram gêmeos, e Jacó era o filho mais novo. Por este motivo, ele não tinha direito de receber a benção da primogenitura. Por isso ele decidiu, junto com sua mãe, Rebeca, mentir para o seu pai, que estava cego e também enganar ao seu irmão mais velho, Esaú. Embora tudo isso tenha acontecido com a permissão de Deus, a criança não pode achar que mentir e enganar é algo banal e, muitas vezes, normal. Seus alunos precisam saber que enganar os outros é errado e devemos dar valor àquilo que o Papai do Céu nos dá.
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Gênesis Capitulo 27. 1 - 45
1 Isaque já estava bem velho e havia ficado cego. Um dia ele chamou Esaú, o seu filho mais velho, e disse: – Meu filho! – Estou aqui, pai – respondeu ele.
2 O pai lhe disse: – Você está vendo que estou velho e um dia desses vou morrer.
3 Pegue o seu arco e as suas flechas, vá até o campo e cace um animal.
4 Prepare uma comida saborosa, como eu gosto, e traga aqui para mim. Depois de comer, eu lhe darei a minha bênção, antes de morrer.
5 Acontece que Rebeca escutou o que Isaque disse a Esaú. Por isso, quando ele saiu para caçar,
6 ela disse a Jacó: – Escutei agora mesmo uma conversa do seu pai com o seu irmão Esaú. O seu pai disse assim:
7 “Vá caçar um animal e prepare uma comida saborosa para mim. Depois de comer, eu lhe darei a minha bênção na presença de Deus, o SENHOR, antes de morrer.”
8 Agora, meu filho – continuou Rebeca – escute bem e faça o que eu vou dizer.
9 Vá ao lugar onde estão os nossos animais e traga dois cabritos dos melhores. Eu vou preparar uma comida saborosa, como o seu pai gosta,
10 e você vai levá-la para ele comer. Depois o seu pai vai abençoar você, antes que ele morra.
11 Aí Jacó disse à mãe: – O meu irmão é muito peludo, e eu não.
12 Se o meu pai me apalpar e descobrir que sou eu, ele vai saber que eu estou tentando enganá-lo. Então ele vai me amaldiçoar em vez de me abençoar.
13 Mas a mãe respondeu: – Nesse caso, que a maldição caia sobre mim, meu filho. Faça exatamente o que eu disse: vá e traga os cabritos para mim.
14 Jacó foi, pegou os cabritos e os levou à mãe, e ela preparou uma comida saborosa, como Isaque gostava.
15 Depois ela pegou a melhor roupa de Esaú, que estava guardada em casa, e com ela vestiu Jacó.
16 Com a pele dos cabritos ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó, que não tinha pêlos.
17 Depois entregou a Jacó a comida gostosa e o pão que ela havia feito.
18 Então Jacó foi até onde o pai estava e disse: – Pai! – Aqui estou – respondeu ele. – Quem é você, meu filho?
19 – Eu sou Esaú, o seu filho mais velho – disse Jacó. – Já fiz o que o senhor mandou. Levante-se, por favor; sente-se, coma da carne do animal que cacei e depois me abençoe.
20 Aí Isaque perguntou: – Mas como foi que você achou a caça tão depressa, meu filho? Jacó respondeu: – O SENHOR, seu Deus, me ajudou.
21 Então Isaque disse a Jacó: – Chegue mais perto para que eu possa apalpar você. Assim vou saber se você é Esaú mesmo ou não.
22 Jacó chegou perto de Isaque, e ele o apalpou e disse: – A sua voz é a voz de Jacó, mas as mãos parecem as mãos de Esaú.
23 Assim, Isaque não reconheceu que era Jacó, pois as suas mãos estavam peludas como as de Esaú, e por isso ele o abençoou.
24 Mas, antes de abençoá-lo, perguntou mais uma vez: – Você é mesmo o meu filho Esaú? – Sou, sim – respondeu Jacó.
25 Então o pai disse: – Traga a carne da caça para que eu coma. Depois eu o abençoarei. Jacó serviu a comida ao seu pai e também trouxe vinho. Isaque comeu, e bebeu,
26 e depois disse: – Venha cá, meu filho, e me dê um beijo.
27 Jacó chegou perto e beijou o pai. Quando sentiu o cheiro da roupa que Jacó estava usando, Isaque o abençoou e disse assim: “Ah! O cheiro do meu filho é como o cheiro de um campo que o SENHOR Deus abençoou.
28 Meu filho, que Deus lhe dê o orvalho do céu; que os seus campos produzam boas colheitas e fartura de trigo e vinho.
29 Que nações sejam dominadas por você, e que você seja respeitado pelos povos. Que você mande nos seus parentes, e que os descendentes da sua mãe o tratem com respeito. Malditos sejam aqueles que o amaldiçoarem, e que sejam abençoados os que o abençoarem!”
30 Isaque acabou de dar a bênção, e Jacó ia saindo, quando Esaú chegou, vindo da caçada.
31 Ele também fez uma comida gostosa e levou para o pai. Aí disse: – Levante-se, por favor, coma da caça que eu matei e depois me abençoe.
32 Então Isaque perguntou: – Quem é você? – Eu sou Esaú, o seu filho mais velho.
33 Isaque ficou agitado e começou a tremer muito. E disse: – Então quem foi que caçou um animal e trouxe para mim? Eu comi antes que você chegasse e dei àquele homem a minha bênção. Ele é quem será abençoado.
34 Quando Esaú ouviu isso, deu um grito cheio de amargura e disse: – Meu pai, dê a sua bênção para mim também!
35 Porém Isaque respondeu: – O seu irmão veio, me enganou e ficou com a bênção que era sua.
36 Esaú disse: – Esta é a segunda vez que ele me engana. Foi com razão que puseram nele o nome de Jacó. Primeiro ele me tirou os direitos de filho mais velho e agora tirou a bênção que era minha. Pai, será que o senhor não guardou nenhuma bênção para mim?
37 Isaque respondeu: – Eu já dei a Jacó autoridade sobre você e fiz com que todos os parentes de Jacó sejam escravos dele. Também disse que ele terá muito trigo e muito vinho. Agora não posso fazer nada por você, meu filho.
38 Porém Esaú insistiu: – Será que o senhor tem só uma bênção? Abençoe também a mim, meu pai. E começou a chorar alto.
39 Então Isaque disse: “Você viverá longe de terras boas e longe do orvalho que cai do céu.
40 Você viverá pela sua espada e será empregado do seu irmão. Porém, quando você se revoltar, se livrará dele.”
41 Esaú ficou com ódio de Jacó porque o seu pai tinha dado a ele a bênção. Então pensou assim: “O meu pai vai morrer logo. Quando acabarem os dias de luto, vou matar o meu irmão.”
42 Rebeca ficou sabendo do plano de Esaú e mandou chamar Jacó. Ela disse: – Escute aqui! O seu irmão Esaú está planejando se vingar de você; ele quer matá-lo.
43 Por isso, meu filho, preste atenção. Vá agora mesmo para a casa de Labão, o meu irmão, que mora em Harã.
44 Fique algum tempo lá com ele, até que passe o ódio do seu irmão,
45 e ele esqueça aquilo que você lhe fez. Nessa ocasião eu mandarei alguém para trazer você de volta. Não quero perder os meus dois filhos num dia só!
JACÓ E ESAÚ - FANTOCHES
Comece a história com os fantoches de EVA de Esaú e Jacó. Esaú com cabelo vermelho ( E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú. Gn 25:25 ).
Esse é Jacó com o prato de guisado grudado com velcro.
Depois quando Esaú trocou o seu direito pelo comida.
Dentro da "panela" coloque rolinhos de EVA marrom para simbolizar a comida.
Molde do fantoche.
Recursos Visuais:
Atividade
Recurso Visual:
“A mentira é como uma teia, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica”. É preciso ligar as figuras que tem a mesma cor, sem que as linhas cruzem entre si. Para não cair na ‘teia’ e seguir pelo caminho da verdade! Deixe que as crianças façam com lápis, pois se errar, tem como apagar (pedir perdão) e prosseguir longe da mentira!
PARA REFLETIR
" A Semente da Verdade"
VÍDEO
História: " A Semente da Verdade"
O imperador estava ficando velho e precisava arrumar um sucessor, já que não tinha herdeiros. Ele chamou todos os meninos do reino, deu-lhes sementes e disse que eles deveriam cultivá-las. Quem trouxesse a planta mais bem cuidada, seria seu sucessor. Thai, um menino muito dedicado, plantou as sementes, cuidou delas e fez seu melhor, porém elas não brotavam. Foi pedir conselhos para seu avô, pois o dia de apresentar a planta ao imperador estava se aproximando. O avô disse que Thai deveria ser honesto e explicar ao imperador o que havia acontecido. No dia marcado, todos os meninos compareceram, cada um com uma planta mais linda que a outra. Thai era o único com um vaso vazio. Triste e assustado, ele ficou por último na fila. Porém o imperador não se agradou de nenhuma planta. Quando chegou sua vez, Thai lhe disse que tinha feito seu melhor, mas as sementes não tinham brotado. Inesperadamente, o imperador sorriu e disse que ele era o único honesto, pois as sementes eram estéreis e jamais brotariam. Assim Thai se tornou o sucessor do imperador da China.
Crianças nessa idade tem uma grande tendência a fantasiar, isso é bom e normal. Mas muitas vezes essa fantasia extrapola os limites éticos: é a mentira. Eles a usam para se proteger ou simplesmente para fugir da realidade. A orientação nesse sentido deve ser feita com carinho e cuidado, explicando as consequências de mentir, e porquê isso é algo ruim. A história de Jacó (que quer dizer enganador) é uma boa ilustração de como a mentira pode fazer as pessoas sofrerem, tanto as que mentem como as que são vítimas da mentira.
Recurso Visual:
“A mentira é como uma teia, quanto mais a pessoa mente, mais presa ela fica”. É preciso ligar as figuras que tem a mesma cor, sem que as linhas cruzem entre si. Para não cair na ‘teia’ e seguir pelo caminho da verdade! Deixe que as crianças façam com lápis, pois se errar, tem como apagar (pedir perdão) e prosseguir longe da mentira!
PARA REFLETIR
" A Semente da Verdade"
VÍDEO
O imperador estava ficando velho e precisava arrumar um sucessor, já que não tinha herdeiros. Ele chamou todos os meninos do reino, deu-lhes sementes e disse que eles deveriam cultivá-las. Quem trouxesse a planta mais bem cuidada, seria seu sucessor. Thai, um menino muito dedicado, plantou as sementes, cuidou delas e fez seu melhor, porém elas não brotavam. Foi pedir conselhos para seu avô, pois o dia de apresentar a planta ao imperador estava se aproximando. O avô disse que Thai deveria ser honesto e explicar ao imperador o que havia acontecido. No dia marcado, todos os meninos compareceram, cada um com uma planta mais linda que a outra. Thai era o único com um vaso vazio. Triste e assustado, ele ficou por último na fila. Porém o imperador não se agradou de nenhuma planta. Quando chegou sua vez, Thai lhe disse que tinha feito seu melhor, mas as sementes não tinham brotado. Inesperadamente, o imperador sorriu e disse que ele era o único honesto, pois as sementes eram estéreis e jamais brotariam. Assim Thai se tornou o sucessor do imperador da China.
Atividades
Lembrancinhas:
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos. João 13:35.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem sob sua observação. Este é um ótimo momento para perceber suas atitudes nas brincadeiras e ensiná-las com muito amor.
Deixe que as crianças brinquem enquanto esperam pelos pais.
Criança de jesus tem energia pra gastar
Esperamos você no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de DeusDeus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Créditos:
Revista Cpad Jardim de infância.
Verônica Araujo
tiasdaescolinha.blogspot.com
Tia Lu
Escola bibica infantil
professoraiclea.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com/
www.escoladominical.net/forum/
pra-silvanaaraujo.blogspot.com
bp.blogspot.com/-
caminhandocomamor.blogspot.com
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejeussblogspot.com
historiasbiblicas.advir.com
www.mundinhodacrianca
Adaliahelenablogspot.com
pequeninosdejesus.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com
EnsinoInfantilNumClique
espaço ministério infantil
Cpad
Verônica Araujo
Editora da Revista Jardim de Infância
Bíblia de Estudo A Bíblia na Linguagem de HojeBíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.plicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
Ovelhinhas de Cristo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET
LEIA A BÍBLIA!
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
Vamos lá!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário