Revista do aluno:
INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
É hora de preparar-se
“Após a oração inicial, converse com os alunos sobre quanta coisa eles têm aprendido acerca de Jesus nas aulas da Escola Dominical. (Folheie a revista, para que eles visualizem que já passaram da metade.) Diga-lhes que a partir da aula de hoje vamos acompanhar o crescimento de Jesus. Afinal, Ele não ficou para sempre como um bebê. Ele foi criança como seus alunos, e continuou crescendo até se tornar um adulto, mas sempre foi um filho obediente. (Aproveite para falar sobre a importância da obediência e pergunte aos alunos se eles têm sido obedientes aos pais.) Cante alguns louvores, incluindo o corinho “Eu vou crescer, crescer para Jesus”. Recolha as ofertas e, em seguida, apresente aos alunos o versículo bíblico. Não deixe de explicar que todos podem crescer em sabedoria e graça como Jesus. Ao contar a história, fique atento para os alunos não pensarem que Jesus foi desobediente a seus pais terrenos; naquela ocasião, Ele apenas mostrou que o seu relacionamento com o Pai celestial estava em primeiro lugar.
INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Ideias para o ensino:
Introduzindo a história - Mostre o relógio e pergunte para que ele serve. Provavelmente dirão que é para marcar o tempo, indague se alguém, sabe quanto tempo vai viver e como fazer a vida ficar mais longa. Vamos ouvir a história e descobrir.
Introduzindo a história - Mostre o relógio e pergunte para que ele serve. Provavelmente dirão que é para marcar o tempo, indague se alguém, sabe quanto tempo vai viver e como fazer a vida ficar mais longa. Vamos ouvir a história e descobrir.
Relógio simples de fazer apenas usando prato de bolo, EVA e . Pode ser usado como decoração da salinha, para história sobre tudo que envolva o tempo de Deus, sobre Eclesiastes 3 ou mesmo sobre o 5º mandamento .História - Algumas vezes é um desafio obedecer a nossos pais. Também é um desafio obedecer às outras pessoas que exercem autoridade sobre nós: professores, pastores, avós, tios. Nem sempre é fácil. às vezes precisamos fazer um grande esforço
Ler Êxodo 20:12 para as crianças: Honra a teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Ler Êxodo 20:12 para as crianças: Honra a teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Explique as crianças que precisam obedecer ao pai e a mãe, pois esta é uma Lei que Deus deu e que esta Lei foi dada, porque Deus sabe que os pais são mais experientes e sabem o que é melhor para os filhos. Fazer as coisas às escondidas, desobedecendo à ordem dada pelos pais é pecado, pois ao desobedecer aos pais também desobedecem a Deus e isto o deixa muito triste. As pessoa obedientes a Deus são abençoadas por Ele.
E você tem obedecido a seu pai e sua mãe? Obedeça quem cuida de você: seus pais, seus avós, seus tios, seus professores, assim serão abençoados por Deus. Outras crianças vendo suas atitudes de obediência vão querer ser iguais a vocês.
E você tem obedecido a seu pai e sua mãe? Obedeça quem cuida de você: seus pais, seus avós, seus tios, seus professores, assim serão abençoados por Deus. Outras crianças vendo suas atitudes de obediência vão querer ser iguais a vocês.
Essa luva de feltro, cole com cola quente os personagens todos de feltro também. O curioso é que esse foi o mandamento que quando eu mostrava a luva as crianças já falavam
OBEDECER PAPAI E MAMÃE. Foi um recurso ótimo.
OBEDECER PAPAI E MAMÃE. Foi um recurso ótimo.
“Após a oração inicial, converse com os alunos sobre quanta coisa eles têm aprendido acerca de Jesus nas aulas da Escola Dominical. (Folheie a revista, para que eles visualizem que já passaram da metade.) Diga-lhes que a partir da aula de hoje vamos acompanhar o crescimento de Jesus. Afinal, Ele não ficou para sempre como um bebê. Ele foi criança como seus alunos, e continuou crescendo até se tornar um adulto, mas sempre foi um filho obediente. (Aproveite para falar sobre a importância da obediência e pergunte aos alunos se eles têm sido obedientes aos pais.) Cante alguns louvores, incluindo o corinho “Eu vou crescer, crescer para Jesus”. Recolha as ofertas e, em seguida, apresente aos alunos o versículo bíblico. Não deixe de explicar que todos podem crescer em sabedoria e graça como Jesus. Ao contar a história, fique atento para os alunos não pensarem que Jesus foi desobediente a seus pais terrenos; naquela ocasião, Ele apenas mostrou que o seu relacionamento com o Pai celestial estava em primeiro lugar.
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou para a lição de hoje. Enfeite a sala com figuras de coração e crianças brincando juntas.
Acrescente o painel da história de hoje com crianças louvando. Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. Fale sobre a alegria de poder falar com Deus, fale que Ele é bom.
E vocês? Gostam de cantar e tocar louvores para Deus?
Cante com muita alegria porque as crianças também aprenderão a louvar a Deus com você e suas atitudes. Movimente-se com as crianças, deixe que elas toquem os instrumentos e os observem. Nesta idade elas respondem pouco ainda aos cânticos e letras dos mesmos na sala de aula, mas em casa já conseguem cantar e se expressar com desenvoltura. Por isso não desanime, você verá o resultado do ensino depois quando crescerem mais. Você só planta a semente, o que deve ser feito com muita disposição, repetição e alegria. Escolha cânticos curtos, fáceis, com letra bíblica e adequada para a idade.
Explique sempre a letra antes de cantar e repita sempre os cânticos. A criança nesta idade aprende com muita repetição.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Eu vou crescer, crescer para Jesus: 3 palavrinhas
OBEDECER É BOM- Viviane Barreto (Álbum Infantil -Amigos
Leia a bíblia e faça a oração: 3 palavrinhas - volume 2
Inclua a frase do dia:
Eu vou obedecer ao papai do céu.
ELES VÃO SE FAMILIARIZANDO COM O VERSÍCULO DA LIÇÃO.
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
A criança deverá compreender que obedecer aos pais é sempre a melhor atitude.
Para guardar no coração:
Para guardar no coração:
“Filhos, o dever [...] de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe [...].” (Ef 6.1).
Vídeos aulas:
Endereço na descrição do vídeo:
Prof. Viviane Amaral
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 2. 51-52.52 Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.
Atividades
Revista do aluno:
Lembrancinhas:
Revista do aluno:
Após concluir as atividades de fixação, guarde os materiais utilizados e organize a sala.
Lembrancinhas:
Também é importante lembrá-las das atitudes que contribuem para crescerem em estatura, sabedoria e graça (alimentação saudável, higiene, estudo da Bíblia, oração, etc.).
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Brincar:
Deixe que as crianças observem os cantinhos sobre a lição que você montou e que brinquem à vontade sob sua observação.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
. Prepare as crianças para a saída.
Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
O texto bíblico da lição se encontra em:
Lucas 2. 51-52.
Antes de orar, incentive os alunos a ser crianças obedientes, pois assim estarão seguindo o exemplo de Jesus.
Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Brinque com as crianças até que os pais cheguem
Ao se despedir, diga-lhes que estará esperando por elas no próximo domingo, para conhecerem um pouco mais sobre
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus*
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus*
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista da Cpad maternal
” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(Danielle Pereira).
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
www.escoladominical.com.br
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Escola Dominical Infantil
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
pequeninos-de-jesus.blogspot.com
Pequenosadoradoresdoreijesus. blogspot.com
www.escoladominical.com.br
Ministério Infantil Cascavel
Ministério biblico infantil virtual,
blogtiale.blogspot.com.br
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
trabalhinhos.blogspot.com/
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Cpad
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Escola Bíblica Infantil
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Vamos lá!!!
Deixe ele conduzir sua vida
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário