Ideias para o ensino:
O ideal é que as crianças brinquem livremente enquanto as professoras recebem as demais que estão chegando. Nesse período você pode ter na classe uma piscina pequena de bolinhas, um cavalo de plástico ou de madeira próprio para a idade e outros brinquedos variados como boneca, carrinhos, quebra-cabeça de duas peças, livrinhos, dados, bola colorida etc. O importante é variar colocando somente alguns brinquedos.
O momento de brincadeira deve ser observado por um professor(a), para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.
A criança aprende brincando. Providencie brinquedos educativos, objetos, caixas, bola colorida e grande, túnel, bonecos, dados grandes de tecido colorido, livros de tecido com figuras.
Faça algumas aberturas na caixa de papelão e deixe que a criança ponha coisas dentro.
Momento do louvor:
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Momento do louvor:
Cante:
É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2
É FELIZ O LAR - 3Palavrinhas - VOLUME 3
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante, colher a oferta de seus amiguinhos.
Leve alguns instrumentos para as crianças tocarem:
Incentive a criança a tocar algum instrumento como chocalho, tambor ou algum outro.
Momento do louvor:
Cante:
Elianne Ferner - Viúva de Naim
É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante, colher a oferta de seus amiguinhos.
- Hora da oferta
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
OBJETIVO DA LIÇÃO: Mostrar à criança que o Papai do Céu pode todas as coisas.
É HORA DO VERSÍCULO: “Mas nós [...] daremos graças ao Senhor [...]” (Sl 115.18).
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu pode todas as coisas e por isso ele fez um menino, filho de uma mulher viúva, viver novamente.
Tratar sobre o tema da morte com as crianças requer um pouco de atenção porque, antes de mais nada, precisamos saber como esta faixa etária compreende esse conceito.
“A compreensão da criança a respeito da morte é assunto de diversas pesquisas, que sempre seguem a teoria piagetiana e seus ‘estágios’. Primeiramente, as crianças falam sobre a morte descrevendo-a. as pessoas mortas ficam deitadas, sem se mover, com os braços cruzados e os olhos fechados. A morte é definida como uma posição. Em suas brincadeiras, se fingem de mortas, mas não permanecem mortas. A irreversibilidade da morte ainda não faz parte do seu raciocínio. Para eles a morte envolve pouco sentimento ou emoção. Nesta fase, as histórias bíblicas envolvendo morte não são necessariamente tão violentas para as crianças, quanto imaginamos. As crianças não compreendem a morte o suficiente para serem atingidas por ela com impacto. [...] Do estágio ‘descritivo’ da morte, as crianças caminham para o estágio ‘funcional’. Passam a compreender que o corpo não funciona quando o indivíduo morre. Num primeiro momento, percebem apenas disfunções mais óbvias — os mortos não se movem, não falam, não piscam os olhos e assim por diante. Zangam-se, mas não comem porque não podem mover os braços. Ouvem, mas não respondem. Mais tarde, as disfunções menos óbvias são incluídas no conceito de morte. Os mortos não podem ouvir, nem sentir o perfume das flores. Seu coração e os outros órgãos internos não funcionam. Não sonham e não pensam. Algumas crianças nessa idade começam a entender a universalidade da morte. Ao entrar em contato com a morte repetidas vezes, por meio de histórias ou de outros contextos, percebem que é um fato que acontece a todos e que está geralmente associado aos mais velhos, exceto pela violência. Este conceito universal da morte está, de certa forma, incompleto, pois abrange o fato de que acontece a todos, mas não, que deve acontecer — o aspecto da necessidade lógica.”BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 38,39)Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
OBJETIVO DA LIÇÃO: Mostrar à criança que o Papai do Céu pode todas as coisas.
É HORA DO VERSÍCULO: “Mas nós [...] daremos graças ao Senhor [...]” (Sl 115.18).
Nesta lição, as crianças aprenderão que o Papai do Céu pode todas as coisas e por isso ele fez um menino, filho de uma mulher viúva, viver novamente.
Tratar sobre o tema da morte com as crianças requer um pouco de atenção porque, antes de mais nada, precisamos saber como esta faixa etária compreende esse conceito.
“A compreensão da criança a respeito da morte é assunto de diversas pesquisas, que sempre seguem a teoria piagetiana e seus ‘estágios’. Primeiramente, as crianças falam sobre a morte descrevendo-a. as pessoas mortas ficam deitadas, sem se mover, com os braços cruzados e os olhos fechados. A morte é definida como uma posição. Em suas brincadeiras, se fingem de mortas, mas não permanecem mortas. A irreversibilidade da morte ainda não faz parte do seu raciocínio. Para eles a morte envolve pouco sentimento ou emoção. Nesta fase, as histórias bíblicas envolvendo morte não são necessariamente tão violentas para as crianças, quanto imaginamos. As crianças não compreendem a morte o suficiente para serem atingidas por ela com impacto. [...] Do estágio ‘descritivo’ da morte, as crianças caminham para o estágio ‘funcional’. Passam a compreender que o corpo não funciona quando o indivíduo morre. Num primeiro momento, percebem apenas disfunções mais óbvias — os mortos não se movem, não falam, não piscam os olhos e assim por diante. Zangam-se, mas não comem porque não podem mover os braços. Ouvem, mas não respondem. Mais tarde, as disfunções menos óbvias são incluídas no conceito de morte. Os mortos não podem ouvir, nem sentir o perfume das flores. Seu coração e os outros órgãos internos não funcionam. Não sonham e não pensam. Algumas crianças nessa idade começam a entender a universalidade da morte. Ao entrar em contato com a morte repetidas vezes, por meio de histórias ou de outros contextos, percebem que é um fato que acontece a todos e que está geralmente associado aos mais velhos, exceto pela violência. Este conceito universal da morte está, de certa forma, incompleto, pois abrange o fato de que acontece a todos, mas não, que deve acontecer — o aspecto da necessidade lógica.”BEECHICK, Ruth. Como ensinar crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e educando crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 38,39)Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
Verônica Araujo
Editora da Revista Berçário
História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Lucas 7. 11 - 17
11 Pouco depois seguiu ele viagem para uma cidade chamada Naim; e iam com ele seus discípulos e uma grande multidão.
12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
Falar sobre as coisas que aparecem na tv e cinema.
O que estão assistindo. E o que mostra de bom e ruim.
Hoje nós vamos fazer nosso filme. Será sobre a história de Jesus ressuscita o filho da viúva.
Esse sim, vai fazer nós crescermos perante Deus. Pois é a sua palavra que está sendo representada.
Pintar os desenhos.
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
O que estão assistindo. E o que mostra de bom e ruim.
Hoje nós vamos fazer nosso filme. Será sobre a história de Jesus ressuscita o filho da viúva.
Esse sim, vai fazer nós crescermos perante Deus. Pois é a sua palavra que está sendo representada.
Pintar os desenhos.
Contar a história usando as figuras na tv. Depois de pintadas colar um palito de picolé atrás das folhas. Fazer elas do tamanho para caber dentro da tv. Use papel cartolina para ficar durinhas.
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
NAIM, ERA A CIDADE DE NASCIMENTO DA VIÚVA. ESTA CIDADE ISRAELENSE, AINDA EXISTE NOS DIAS DE HOJE, COM O MESMO NOME. É UMA PEQUENA VILA, MUITO POBRE
UMA QUE ACOMPANHAVA O SENHOR JESUS, ; TODOS CONHECIAM O PODER DE JESUS, A MULTIDÃO SABIA QUE ONDE JESUS ESTAVA, HAVERIA VIDA, ALEGRIA, OPERAÇÃO DE MILAGRES.
A OUTRA MULTIDÃO ACOMPANHAVA A VIÚVA E O FILHO MORTO, ERA ELE FILHO ÚNICO DE UMA VIÚVA E COMO NAQUELES TEMPOS PARA UMA VIÚVA NÃO ERA NADA FÁCIL A VIDA, PERDER SEU ÚNICO FILHO ERA SIMPLESMENTE TERRÍVEL. A VIÚVA ACOMPANHAVA O ENTERRO CHORANDO MUITO. ACREDITAMOS QUE MUITOS LHE FALARAM PALAVRAS DE CONSOLO, MAS ERAM COMO PALAVRAS SEM SENTIDO, NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE ACALMAR O CORAÇÃO FERIDO.
A OUTRA MULTIDÃO ACOMPANHAVA A VIÚVA E O FILHO MORTO, ERA ELE FILHO ÚNICO DE UMA VIÚVA E COMO NAQUELES TEMPOS PARA UMA VIÚVA NÃO ERA NADA FÁCIL A VIDA, PERDER SEU ÚNICO FILHO ERA SIMPLESMENTE TERRÍVEL. A VIÚVA ACOMPANHAVA O ENTERRO CHORANDO MUITO. ACREDITAMOS QUE MUITOS LHE FALARAM PALAVRAS DE CONSOLO, MAS ERAM COMO PALAVRAS SEM SENTIDO, NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE ACALMAR O CORAÇÃO FERIDO.
QUAL O MOTIVO DE UMA GRANDE MULTIDÃO ESTAR CAMINHANDO AO LADO DE JESUS?
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE ENFERMIDADE, SOMENTE SAÚDE;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE MORTE, SOMENTE VIDA;
• MAS PRINCIPALMENTE, PORQUE TEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA GRATIDÃO PELO QUE O SENHOR TEM FEITO PELAS NOSSAS VIDAS.
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE ENFERMIDADE, SOMENTE SAÚDE;
• PORQUE AO LADO DE JESUS NÃO EXISTE MORTE, SOMENTE VIDA;
• MAS PRINCIPALMENTE, PORQUE TEMOS EM NOSSO CORAÇÃO UMA GRATIDÃO PELO QUE O SENHOR TEM FEITO PELAS NOSSAS VIDAS.
QUANDO O SENHOR PARA/OLHAR = INTERVENÇÃO DIVINA = NA VIDA DO HOMEM, QUANDO ISSO ACONTECE,ONDE HÁ MORTE,VEM A VIDA,ONDE HÁ ENFERMIDADE,VEM A CURA,ONDE TINHA TRISTEZA,VEM A ALEGRIA ETC. ESSA É A AÇÃO DE DEUS NA VIDA DO HOMEM,PRA MUDAR POR COMPLETO A NOSSA SITUAÇÃO.
O SENHOR TINHA UM PRESENTE PARA AQUELA MULHER. MAS É NECESSÁRIO OBSERVAR A FORMA COMO ELA SE APRESENTOU AO SENHOR, (CHORANDO), E ESTA ATITUDE TOCOU NO CORAÇÃO DO SENHOR; O CHORO DO SERVO MOVE O CORAÇÃO DE DEUS.
AQUELA VIÚVA PERMITIU ESTA AÇÃO,E O SENHOR MUDOU POR COMPLETO = RESSUSCITOU SEU FILHO.
JESUS MUDA A NOSSA TRAJETÓRIA, NOS COLOCA EM UM NOVO E VIVO CAMINHO.
ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.
“E entregou-o a sua mãe.”
TROUXE JUNTO AO CORPO. E PASSARAM A SEGUIR AO SENHOR, PORQUE ELES ENTENDERAM QUE SOMENTE NA PRESENÇA DO PAI É QUE NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA, NÃO HAVERÁ MORTE, SOMENTE VIDA, MAS PRINCIPALMENTE ACOMPANHARAM AO SENHOR PORQUE HAVIA EM SEUS CORAÇÕES UMA GRATIDÃO PELO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
JESUS MUDA A NOSSA TRAJETÓRIA, NOS COLOCA EM UM NOVO E VIVO CAMINHO.
ELE É O DEUS DO IMPOSSÍVEL.
“E entregou-o a sua mãe.”
TROUXE JUNTO AO CORPO. E PASSARAM A SEGUIR AO SENHOR, PORQUE ELES ENTENDERAM QUE SOMENTE NA PRESENÇA DO PAI É QUE NÃO HAVERÁ MAIS TRISTEZA, SOMENTE ALEGRIA, NÃO HAVERÁ MORTE, SOMENTE VIDA, MAS PRINCIPALMENTE ACOMPANHARAM AO SENHOR PORQUE HAVIA EM SEUS CORAÇÕES UMA GRATIDÃO PELO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
Fantoche:
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Monte o centro do lar com berço, bonecos.
Deixe que as crianças brinquem à vontade sob sua visão até que cheguem os pais ou a pessoa responsável.
Lembrancinha:
Prepare as crianças para a saída.
Fale o texto bíblico da lição.
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis pela criança.
Lucas 7. 11 - 17
Ore com as crianças despedindo e desejando uma ótima semana.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Conclusão:
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Trabalhar com os bebês do Berçário é muito gratificante e é de fundamental importância que você saiba que está sendo responsável por conduzir os pequenos ao primeiro contato com a Palavra de Deus.
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Para Continuar lendo Berçário - Arquivo
BÍBLIA ONLINE
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.
Leia a Bíblia
Para Continuar lendo Berçário - Arquivo
BÍBLIA ONLINE
A Criança do Berçário
Segundo os fonoaudiólogos, entre os 12 e os 18 meses a criança começa a pronunciar suas primeiras sílabas com significado, por isso, é importante que você demonstre interesse pelo que ela diz. Para ajudá-la no desenvolvimento da fala, você pode cantar canções bem simples e curtas. Você já deve ter observado que seus alunos gostam muito de cantar, embora a fala ainda esteja em desenvolvimento. Por isso, cante com eles louvando a Deus, mesmo que você seja a única a cantar. As crianças aprendem verdades fundamentais por intermédio dos cânticos, além da música atrair a atenção delas e alegrar o ambiente, auxiliando a aprendizagem e a convivência.
Leia a Bíblia
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
Editora da Revista Berçário
Verônica Araujo
Adaptada do Manual - Berçário.5–CPAD
(Comentarista Marta Doreto)
Revista Cpad
Karolline Poerner
aobradosenhor.blogspot.com
Ebi blogspot.com
ospequeninosmt.blogspot.com
Ensino infantil num clique
www.escoladominical.net
www.escoladominical.com.br
sementinhakids.com)
Blog evangelizando criança.
Blog pequeninos de jesus
Ensino num clique
www.sementinhakids.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
escola-dominical-infantil.blogspot.com.br
gmcgmjrsantamaria.blogspot.com
www.escoladominical.net/
ministerioinfantil
Ebd animada
zulmiramoreira@hotmail.com.
Ensino infantil numclique
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”
Postagens relacionadas
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhosBrincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
BRINQUEDO de ENCAIXE com PAPELÃO
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar: Como? fazer?
Oficina Criativa a arte de fazer brinquedos
Relógio para salinha
Relógio de oração infantil - Como fazer
RELÓGIO de PRATO e EVA: COMO FAZER
"POR ISSO... ORE!!!"
Postagens relacionadas
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhosBrincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
BRINQUEDO de ENCAIXE com PAPELÃO
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar: Como? fazer?
Oficina Criativa a arte de fazer brinquedos
Relógio para salinha
Relógio de oração infantil - Como fazer
RELÓGIO de PRATO e EVA: COMO FAZER
"POR ISSO... ORE!!!"
"MUITO AMOR!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
A Paz! A postagem da Lição Bíblica do Berçário, cadê? Precisando muito. Obrigada!!!
ResponderExcluirO seu blog ajuda bastante.
Que O SENHOR continue lhe abençoando! 🙏🏼🙌🏼
A paz do Senhor, acabei de postar.
Excluir