sábado, 1 de dezembro de 2018

Na Casa do meu Amigo há perdão: - Aula bíblica 09: Jardim de infância


 Ideias para o ensino:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição.
Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que sempre que entramos na Igreja devemos nos lembrar de sermos gratos a Deus por Seu grande amor para conosco em perdoar os nossos pecados, e que assim como somos perdoados devemos também perdoar as pessoas que nos ofendem.


A IGREJA É LUGAR DE PERDÃO

Enfatize aos pequenos, que cada vez que erramos, e nos ajoelhamos e pedimos perdão o Senhor Jesus está pronto a nos perdoar, porque Ele nos ama, e morreu na cruz para nos conceder o perdão.

E Ele nos ensina que devemos amar nossos amiguinhos e até mesmo os que nos aborrecem, então ao perdoarmos as pessoas que nos prejudica, nos faz chegar-se mais perto Dele, pois estaremos sendo seus amigos, pois estaremos obedecendo aos seus ensinos.

  

 Como iremos falar de perdão, você pode enfeitar a classe com balões de corações, e no final da aula dar para eles levarem para casa.

Ou comprar um balão de coração grande e encher de doces, como fazem nas festas infantis, e depois estourar no final da aula, para as crianças pegarem os doces


CORAÇÃO em EVA


Para decorar a sua sala!

 Pré - aula:





 Momento do louvor 
 Cante:

MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas




É MUITO BOM - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2



Crianças Diante do Trono em Amigos do Perdão




Perdão - Histórias para ouvir, contar e cantar



ESCOLHENDO PERDOAR




Memória em ação


Vamos ler o que a Bíblia diz:
   
Esdras - Capítulo 9. 1 - 15

1 Acabadas, pois, estas coisas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se separaram dos povos de outras terras com as suas abominações, isto é, dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,
2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e, assim, se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras, e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.
3 Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito.
4 Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci assentado atônito até ao sacrifício da tarde.
5 Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus,
6 e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus.
7 Desde os dias de nossos pais até hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniqüidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis de outras terras e sujeitos à espada, ao cativeiro, ao roubo e à ignomínia, como hoje se vê.
8 Agora, por breve momento, se nos manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos estabilidade no seu santo lugar; para nos alumiar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão;
9 porque somos servos, porém, na nossa servidão, não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós a sua misericórdia, e achamos favor perante os reis da Pérsia, para nos reviver, para levantar a casa do nosso Deus, para restaurar as suas ruínas e para que nos desse um muro de segurança em Judá e em Jerusalém.
10 Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos,
11 que ordenaste por intermédio dos teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir é terra imunda pela imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram de uma extremidade à outra.
12 Por isso, não dareis as vossas filhas a seus filhos, e suas filhas não tomareis para os vossos filhos, e jamais procurareis a paz e o bem desses povos; para que sejais fortes, e comais o melhor da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos, para sempre.
13 Depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras e da nossa grande culpa, e vendo ainda que tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades e ainda nos deste este restante que escapou,
14 tornaremos a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu, assim, contra nós, até de todo nos consumires, até não haver restante nem alguém que escapasse?
15 Ah! SENHOR, Deus de Israel, justo és, pois somos os restantes que escaparam, como hoje se vê. Eis que estamos diante de ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto.

1 Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, ajuntou-se a ele de Israel mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro.
2 Então, Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras, dos povos de outras terras, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel.
3 Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus, de que despediremos todas as mulheres e os seus filhos, segundo o conselho do Senhor e o dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se segundo a Lei.
4 Levanta-te, pois esta coisa é de tua incumbência, e nós seremos contigo; sê forte e age.
5 Então, Esdras se levantou e ajuramentou os principais sacerdotes, os levitas e todo o Israel, de que fariam segundo esta palavra. E eles juraram.
6 Esdras se retirou de diante da Casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe, e lá não comeu pão, nem bebeu água, porque pranteava por causa da transgressão dos que tinham voltado do exílio.
7 Fez-se passar pregão por Judá e Jerusalém a todos os que vieram do exílio, que deviam ajuntar-se em Jerusalém;
8 e que, se alguém, em três dias, não viesse, segundo o conselho dos príncipes e dos anciãos, todos os seus bens seriam totalmente destruídos, e ele mesmo separado da congregação dos que voltaram do exílio.
9 Então, todos os homens de Judá e Benjamim, em três dias, se ajuntaram em Jerusalém; no dia vinte do mês nono, todo o povo se assentou na praça da Casa de Deus, tremendo por causa desta coisa e por causa das grandes chuvas.
10 Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e lhes disse: Vós transgredistes casando-vos com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
11 Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado; separai-vos dos povos de outras terras e das mulheres estrangeiras.
12 Respondeu toda a congregação e disse em altas vozes: Assim seja; segundo as tuas palavras, assim nos convém fazer.
13 Porém o povo é muito, e, sendo tempo de grandes chuvas, não podemos estar aqui de fora; e não é isto obra de um dia ou dois, pois somos muitos os que transgredimos nesta coisa.
14 Ora, que os nossos príncipes decidam por toda a congregação, e que venham a eles em tempos determinados todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras, e com estes os anciãos de cada cidade, e os seus juízes, até que desviemos de nós o brasume da ira do nosso Deus, por esta coisa.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE



Ensino:
Leia o texto. Depois pergunte:
1- O que você sente quando não é perdoado?
2- Você gosta de perdoar?
3- O que Jesus fez por nossos pecados?
4- O que devemos fazer quando os outros pedem perdão?

Nem sempre é fácil perdoar. Às vezes ficamos magoados ou somos egoístas para perdoar.
Mas Jesus ensina a perdoar para ser perdoado.

Vamos perdoar?




 Atividade 2:
Faça uma cruz e enfeite como um quadro.
Escreva: Efésios 4: 32 – O Perdão de Deus ou Perdoar uns aos outros. Pendure o quadro num lugar visível para sempre se lembrar.


Perdoar
Atividade:
1- Faça com seus alunos um brinquedo chamado Bilboquê do Perdão.


Material: copos de isopor ou descartável, barbante, miçangas grandes, fita adesiva, canetas hidrográficas. Faça um furo no fundo dos copos. Cada aluno recebe um copo, barbante três vezes mais comprido que o copo e material para escrever e enfeitar o copo. No lado de fora do copo escreva: “Quantas vezes devo perdoar? 70 x 7”. Enfeite o copo com a caneta, amarre a miçanga numa ponta do barbante. Enfie a outra ponta de fora para dentro do copo. Dê um nó na ponta e prenda com fita adesiva no fundo do copo. Segure o copo, lance a miçanga para cima e tente pegá-la com o copo.


 Dinâmica70X7 = Perdoar Sempre!!!
Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.Mateus 18:21,22

Para este recurso visual você vai precisar de:
* Um pote com água
*Folha de sulfite para recortar o formato do coração e colocar sobre o pote
*Orégano - representará as marcas da mágoa/raiva/falta de perdão no coração
*Detergente - (uma gotinha no dedo) representará a Palavra de Deus que nos ensina a perdoar 70X7 e quando perdoamos as marcas saem do nosso coração.



 LEMBRANCINHA:





 Lembrancinhas:
Marcadores de páginas com versículos para a criança meditar:

 

 Lembrancinhas:






 Oração:

  Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Para concluir

Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus.

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus 



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto.


Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.



                                        Para continuar lendo Jardim de infância


Fontes consultadas:
tiasdaescolinha.blogspot.com
ensinoinfantilnumclique.com
Pequeninos de jesus blogspot.com
Blogtiale.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Apascentar os Pequeninos
minha-heranca.blogspot.com
Cantinho da Tia Carol
www.materialgospel.com.br
cathellyn.blogspot.com
CPAD


Ovelhinhas de Cristo. 


Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA


Com Jesus eu pulo de Alegria!!

Colossenses 3,23


Leia a Bíblia

Copie e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário