Objetivos:
Refletir sobre a importância do Culto Doméstico.Organizar um culto doméstico.
Observar as alternativas de tempo para a realização do Culto Doméstico.
Material:
01 cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Há duas situações para realização da dinâmica. Escolha apenas uma delas.
Situação 01:
- Dividam a turma em grupos de 3, 4 ou 5 alunos.
- Falem: Cada grupo representa uma família. E vão agora organizar um culto doméstico, observando os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Os alunos devem observar principalmente o dia e horário do culto, de acordo com as condições de tempo dos integrantes do grupo. Afinal, estão simulando uma família.
- Depois, os grupos devem escrever numa cartolina de forma objetiva os itens principais. Para isto, forneçam para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel atômico.
- Em seguida, as cartolinas devem ser fixadas e os grupos devem apresentar o resultado, apontando as dificuldades e as saídas para a organização do culto doméstico, principalmente quanto ao dia e horário para sua realização. Neste momento, aparecerão várias alternativas que poderão servir de exemplos para as famílias dos alunos.
Situação 02
- Após falar sobre a importância do Culto Doméstico e como realizá-lo, organizem com os alunos um Culto “Doméstico” com a turma.
- Falem: Vamos fazer de conta que todos nós aqui fazemos parte de uma numerosa família e que convivemos juntos numa mesma casa.
- Falem: Quais pontos já estudados, precisamos pensar para que esta família se reúna em um Culto Doméstico?
Aguardem as respostas. Certamente serão apontados os seguintes itens: dia, horário, local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Então, esta família deve pensar nas saídas para realização do culto doméstico, observando as reais dificuldades de tempo e horário, apontando alternativas para que todos os membros tenham a oportunidade de participar, mesmo que em dias diferentes ou não.
Observem as mais variadas formas de realização apontadas pelos alunos, que poderão servir de exemplo para as famílias dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário