sábado, 17 de novembro de 2018

Pedro liberto da prisão - Aula bíblica 03: Jardim de infância


 Ideias para o ensino:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição.
Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa. 




COMO ORAR?
Dedo Mínimo: Ora por mim
Dedo Anelar: Orar pelos doentes, pobres e mais fracos
Dedo Médio (o dedo mais alto): Orar pelosos que tem grandes responsabilidades e pode (presidente, governador,etc)
Dedo Indicador: Orar pelos responsáveis por nós (pastores, professores da escola e EBD, líderes de departamento)
Dedo Polegar: Orar pelos que estão mais perto de mim (minha família, meus amigos e meus vizinhos).






Título da Lição

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que orar é conversar com Deus, e que na Presença de Deus todas as coisas podem ser mudadas. Quando falamos com Deus com sinceridade e nos arrependemos de nossos erros, grandes coisas acontecem em nossa vida.

 Pré - aula:




 Momento do louvor 
 Cante:


https://www.youtube.com/watch?v=AXnEFb-O4oY


https://www.youtube.com/watch?v=2F7GsEI_29o




O telefone do céu é a oração - YouTube https:



Vamos ler o que a Bíblia diz:  

É hora do versículo:

  Atos – Capítulo 12. 1 -18
1 Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja.
2 Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João.
3 Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento.
4 Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa.
5 E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.
6 Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.
7 De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: – Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.
8 – Aperte o cinto e amarre as sandálias! – disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. – Ponha a capa e venha comigo! – ordenou o anjo.
9 Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão.
10 Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora.
11 Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: – Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.
12 Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando.
13 Ele bateu na porta da frente, e a empregada, que se chamava Rode, foi ver quem era.
14 Quando reconheceu a voz de Pedro, ficou tão contente, que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora.
15 Então eles disseram: – Você está maluca! Porém ela insistiu que era verdade. Aí eles disseram: – É o anjo dele!
16 Enquanto isso, Pedro continuava batendo. Finalmente eles abriram a porta e, quando viram que era Pedro mesmo, ficaram muito assustados.
17 Ele fez um sinal com a mão para que ficassem quietos e contou como o Senhor o tinha tirado da prisão. – Contem isso a Tiago e aos outros irmãos! – disse ele. Em seguida saiu dali e foi para outro lugar.
18 Quando amanheceu, houve uma grande confusão entre os soldados, pois eles não sabiam o que tinha acontecido com Pedro.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE




A Oração do justo pode muito em seus Efeitos. Tiago 5:16




PEDRO LIBERTO DA PRISÃO
 ATOS 12:1-19
Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro durante a festa dos pães sem fermento. Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa.
 Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”. E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão. Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo o deixou.Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”. 

 Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando. Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender. Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: “Pedro está à porta!”
 Eles porém lhe disseram: “Você está fora de si!” Insistindo ela em afirmar que era Pedro, continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos.
Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: “Contem isso a Tiago e aos irmãos”. Então saiu e foi para outro lugar.De manhã, não foi pequeno o alvoroço entre os soldados quanto ao que tinha acontecido a Pedro. Fazendo uma busca completa e não o encontrando, Herodes fez uma investigação entre os guardas e ordenou que fossem executados.
Fonte: Revista O EVANGELISTA DE CRIANÇAS, Uma Publicação da APEC.


Atividades
Colorir







Brincadeira Telefone sem fio
Forme um meio circulo com as crianças e diga que você falará uma frase (uma única vez) no ouvido da criança que está em uma das pontas do semicírculo. O objetivo da brincadeira é que a crianças repita a frase no ouvido de seu colega do lado, seu colega do lado fará o mesmo e, sucessivamente, todos repetirão até que a criança da outra ponta tenha ouvido a frase. Se no meio do trajeto, uma das crianças não entender a frase ela terá que falar no ouvido de seu colega o que conseguiu entender. Para terminar, a última criança diz, em voz alta, o que ouviu de seu colega. Se o número de alunos for pequeno, repita a brincadeira por umas três vezes, sempre trocando as crianças de lugar.
Nessa brincadeira, nem sempre o nosso colega conseguiu entender o que falamos. Deu vontade de falar novamente para ele atender, não deu? E quando oramos? A lição de hoje é sobre a oração. Uma grande bênção em nossa vida é podermos falar diretamente com Deus! Ore com seus alunos por uma aula edificante.




Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que na Igreja conversamos com Deus. Quando oramos Deus nos ouve e nos responde.


Aula Maternal 28 013
Lembrancinhas:



Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso. Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Para concluir

Faça um pequeno apelo para que as crianças decidam viver ao lado de Deus. 

Oração: ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração. 


 Conclusão


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus 



                                                      Para continuar lendo Jardim de infância



 


Fontes consultadas:
minha-heranca.blogspot.com
Cantinho da Tia Carol
www.materialgospel.com.br
cathellyn.blogspot.com
pequeninosdejesusblogspot.com
Ensino infantil num clique
criancasipmar.blogspot.com/
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
Evangelizando Crianças
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
CPAD
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA




Leia a Bíblia

Copia e salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: daliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário