Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.
Meu barco é pequeno - Turma do Cristãozinho
Deus é bom pra mim - 3palavrinhas
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Atos – Capítulo 27. 8 - 44
9 Depois de muito tempo, tendo-se tornado a navegação perigosa, e já passado o tempo do Dia do Jejum, admoestava-os Paulo,
11 Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia.
12 Não sendo o porto próprio para invernar, a maioria deles era de opinião que partissem dali, para ver se podiam chegar a Fenice e aí passar o inverno, visto ser um porto de Creta, o qual olhava para o nordeste e para o sudeste.
13 Soprando brandamente o vento sul, e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram âncora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta.
16 Passando sob a proteção de uma ilhota chamada Cauda, a custo conseguimos recolher o bote;
17 e, levantando este, usaram de todos os meios para cingir o navio, e, temendo que dessem na Sirte, arriaram os aparelhos, e foram ao léu.
18 Açoitados severamente pela tormenta, no dia seguinte, já aliviavam o navio.
19 E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.
20 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.
21 Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda.
22 Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.
23 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo,
25 Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.
26 Porém é necessário que vamos dar a uma ilha.
27 Quando chegou a décima quarta noite, sendo nós batidos de um lado para outro no mar Adriático, por volta da meia-noite, pressentiram os marinheiros que se aproximavam de alguma terra.
28 E, lançando o prumo, acharam vinte braças; passando um pouco mais adiante, tornando a lançar o prumo, acharam quinze braças.
29 E, receosos de que fôssemos atirados contra lugares rochosos, lançaram da popa quatro âncoras e oravam para que rompesse o dia.
30 Procurando os marinheiros fugir do navio, e, tendo arriado o bote no mar, a pretexto de que estavam para largar âncoras da proa,
31 disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos.
32 Então, os soldados cortaram os cabos do bote e o deixaram afastar-se.
33 Enquanto amanhecia, Paulo rogava a todos que se alimentassem, dizendo: Hoje, é o décimo quarto dia em que, esperando, estais sem comer, nada tendo provado.
35 Tendo dito isto, tomando um pão, deu graças a Deus na presença de todos e, depois de o partir, começou a comer.
36 Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer.
37 Estávamos no navio duzentas e setenta e seis pessoas ao todo.
39 Quando amanheceu, não reconheceram a terra, mas avistaram uma enseada, onde havia praia; então, consultaram entre si se não podiam encalhar ali o navio.
40 Levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela de proa ao vento, dirigiram-se para a praia.
41 Dando, porém, num lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam ali o navio; a proa encravou-se e ficou imóvel, mas a popa se abria pela violência do mar.
42 O parecer dos soldados era que matassem os presos, para que nenhum deles, nadando, fugisse;
43 mas o centurião, querendo salvar a Paulo, impediu-os de o fazer; e ordenou que os que soubessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra.
44 Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E foi assim que todos se salvaram em terra.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
• barco de caixa usado na Atividade preparatória a
lençol ou fita-crepe
• sombrinhas
• mantas ou toalhas
* lenha para fogueira
• homem para fazer a voz de Paulo
Dizer às crianças que elas estarão fazendo de conta que vão -
fazer uma viagem de navio com Paulo. Em uma classe maior, algumas crianças poderão representar a tempestade; em uma classe menor, um professor representará a tempestade. Pedir às crianças que entrem no navio-caixa que enfeitaram (Atividade Preparatória A), ou sentem-se sobre o lençol, ou usar fita-crepe para marcar uma área que representará o navio. Contar a história. Paulo estava viajando em um grande navio com mais de
Os passageiros quando começou uma forte tempestade.
O navio balançava de um lado para outro, de um lado para outro. [Uma criança ou professor sacode o barco ou lençol.] Começou a chover, mais e mais forte. [As crianças no barco abrem uma sombrinha, e um professor borrifa água sobre a sombrinha.] Todas as pessoas no navio estavam com medo; elas achavam que o navio se partiria e, certamente, elas se afogariam! [Crianças fingem estar com medo.]
A tempestade rugiu durante catorze dias. As pessoas no navio n ão comeram durante todo aquele tempo. Então, ouviu-se a voz de Paulo acima do barulho da tempestade.
Voz de Paulo: “Por favor, ouçam-me: Vocês já estão sem comer durante todos esses dias, e precisam comer alguma coisa! Vocês precisam de força!
“Não tenham medo! Um anjo do Senhor me disse a noite passada que Deus salvará todos os que estão no navio, mas iremos de encontro a uma ilha. Eu confio em Deus. Ele prometeu nos salvar.”
O grande navio foi se aproximando cada vez mais da ilha. De repente, ele encalhou em um banco de areia, e as grandes ondas batendo contra ele o partiram em pedaços. [As crianças saem de seu navio; rasgar o barco de papelão. Cada criança segura um pedaço como se estivesse boiando.] A água estava muito fria. Todos, pegando um pedaço do navio boiaram até à terra firme. Ao alcançarem a praia, as pessoas estavam geladas e molhadas. O povo que morava na ilha veio para ajudar. Eles fizeram uma fogueira para que os passageiros do navio pudessem secar a roupa e aquecer-se. [As crianças se reúnem em volta da lenha, enroladas em mantas/toalhas. Elas tremem como se estivessem com frio e molhadas.] Os habitantes da ilha deram alimento e roupa seca para eles.
O homem principal daquela ilha se chamava Públio. Era um homem bondoso e levou Paulo para sua casa e cuidou dele durante três dias. Paulo soube que o pai de Públio estava muito doente. Paulo o visitou e orou pelo homem doente. [Uma criança imita o doente, e outras crianças se reúnem e colocam a mão sobre ela. Orar para que o doente se sinta melhor Depois da oração, o doente se levanta.1 O pai de Públio ficou curado — estava se sentindo bem. Muitas pessoas ouviram que Paulo ajudara o pai de Públio e também foram em busca de ajuda. Paulo ficou feliz ao falar sobre Jesus e sobre o poder divino de cura. Paulo orou por todas as pessoas doentes e Deus as curou.
Paulo animou muitas pessoas naquela ocasião. Ele animou as pessoas no navio. E animou e ajudou as pessoas na ilha. Deus também deseja que animemos e oremos pelos outros.
Como acham que eles se sentiram quando a tempestade não passava?
O que um anjo disse a Paulo?
O que Paulo disse para animar as pessoas?
De quem era a mensagem?
Atividades:
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Vivenciando a História
• borrifador de água • barco de caixa usado na Atividade preparatória a
lençol ou fita-crepe
• sombrinhas
• mantas ou toalhas
* lenha para fogueira
• homem para fazer a voz de Paulo
Dizer às crianças que elas estarão fazendo de conta que vão -
fazer uma viagem de navio com Paulo. Em uma classe maior, algumas crianças poderão representar a tempestade; em uma classe menor, um professor representará a tempestade. Pedir às crianças que entrem no navio-caixa que enfeitaram (Atividade Preparatória A), ou sentem-se sobre o lençol, ou usar fita-crepe para marcar uma área que representará o navio. Contar a história. Paulo estava viajando em um grande navio com mais de
Os passageiros quando começou uma forte tempestade.
O navio balançava de um lado para outro, de um lado para outro. [Uma criança ou professor sacode o barco ou lençol.] Começou a chover, mais e mais forte. [As crianças no barco abrem uma sombrinha, e um professor borrifa água sobre a sombrinha.] Todas as pessoas no navio estavam com medo; elas achavam que o navio se partiria e, certamente, elas se afogariam! [Crianças fingem estar com medo.]
A tempestade rugiu durante catorze dias. As pessoas no navio n ão comeram durante todo aquele tempo. Então, ouviu-se a voz de Paulo acima do barulho da tempestade.
Voz de Paulo: “Por favor, ouçam-me: Vocês já estão sem comer durante todos esses dias, e precisam comer alguma coisa! Vocês precisam de força!
“Não tenham medo! Um anjo do Senhor me disse a noite passada que Deus salvará todos os que estão no navio, mas iremos de encontro a uma ilha. Eu confio em Deus. Ele prometeu nos salvar.”
O grande navio foi se aproximando cada vez mais da ilha. De repente, ele encalhou em um banco de areia, e as grandes ondas batendo contra ele o partiram em pedaços. [As crianças saem de seu navio; rasgar o barco de papelão. Cada criança segura um pedaço como se estivesse boiando.] A água estava muito fria. Todos, pegando um pedaço do navio boiaram até à terra firme. Ao alcançarem a praia, as pessoas estavam geladas e molhadas. O povo que morava na ilha veio para ajudar. Eles fizeram uma fogueira para que os passageiros do navio pudessem secar a roupa e aquecer-se. [As crianças se reúnem em volta da lenha, enroladas em mantas/toalhas. Elas tremem como se estivessem com frio e molhadas.] Os habitantes da ilha deram alimento e roupa seca para eles.
O homem principal daquela ilha se chamava Públio. Era um homem bondoso e levou Paulo para sua casa e cuidou dele durante três dias. Paulo soube que o pai de Públio estava muito doente. Paulo o visitou e orou pelo homem doente. [Uma criança imita o doente, e outras crianças se reúnem e colocam a mão sobre ela. Orar para que o doente se sinta melhor Depois da oração, o doente se levanta.1 O pai de Públio ficou curado — estava se sentindo bem. Muitas pessoas ouviram que Paulo ajudara o pai de Públio e também foram em busca de ajuda. Paulo ficou feliz ao falar sobre Jesus e sobre o poder divino de cura. Paulo orou por todas as pessoas doentes e Deus as curou.
Paulo animou muitas pessoas naquela ocasião. Ele animou as pessoas no navio. E animou e ajudou as pessoas na ilha. Deus também deseja que animemos e oremos pelos outros.
Analisando
Quem estava no navio?Como acham que eles se sentiram quando a tempestade não passava?
O que um anjo disse a Paulo?
O que Paulo disse para animar as pessoas?
De quem era a mensagem?
Atividades:
Ore com as crianças
Hoje, na lição bíblica, aprendemos a confiar em Deus. Se você deseja orar e pedir para Deus ajudar você quando estiver com medo, vamos orar. ORE!
Conclusão
Depois de três meses na ilha de Malta é que um navio passou por lá para resgatá-los. Paulo seguiu então para Roma, onde seria julgado por César, mas isso ia demorar e as autoridades romanas deixaram ele viver em liberdade em Roma até o dia de seu julgamento.
Na lição bíblica de hoje, vimos que Paulo passou por muitos perigos em sua viagem de navio de Israel para Roma, mas não deixou de confiar em Deus, mesmo quando parecia que tudo ia dar errado. Quando passamos por dificuldades na vida, às vezes parece que nada vai dar certo, mas devemos confiar que Deus tem o melhor para nós.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Conclusão
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Deus abençoe.
Deus abençoe.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Fontes consultadas
www.materialgospel.com.br
apascentarospequeninos.blogspot
Tia Malu: A viagem de Paulo
tiasdaescolinha.blogspot.com
ensinoinfantilnumclique.com.br
www.pequeninospracristo.com
Pequeninosdejesus
Apascentar os Pequeninos
Escolinha Bíblica da Garotada
(Marta Doreto)
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal: Cpad
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
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