sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Neemias - Aula bíblica 06: Maternal

Ideias para o ensino: 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.




Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.


 Pré - aula


 Momento do louvor 
 Cante:

Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus. 

A alegria está no coração - David Fantazzini



Radicais Kids - cd Reis e Profetas



ASSIM VOU LOUVAR - 3PALAVRINHAS - VOLUME 2



Recorte tijolos de papel pedra ou papel marrom, ou espuma grossa e faça um muro com as crianças. O muro pode ser feito com peças de montar.



 DRAMATIZAÇÃO:
Você pode estar encapando caixas de sapatos ou outras que achar melhor, e as crianças ajudando a restaurar os muros, você conta a história e elasparticipam.

Para guardar no coração:



Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 Neemias – Capítulo 12. 27 - 46
27 Quando as muralhas da cidade de Jerusalém foram inauguradas, os levitas foram trazidos de todos os lugares onde estavam morando, para que assim pudessem comemorar a inauguração com hinos de louvor e com música de harpas, de liras e de pratos musicais.
28 As famílias de cantores levitas se ajuntaram e vieram dos lugares em redor de Jerusalém onde haviam construído as suas casas. Vieram também dos povoados que ficavam ao redor de Netofa
29 e de Bete-Gilgal, Geba e Azmavete.
30 Os sacerdotes e os levitas purificaram-se a si mesmos e também purificaram o povo, os portões e as muralhas da cidade.
31 Eu, Neemias, mandei que as autoridades de Judá se reunissem em cima da muralha e os organizei em dois grandes grupos para marcharem ao redor da cidade, dando graças a Deus. O primeiro grupo marchava para a direita, em direção ao Portão do Lixo.
32 Atrás dos cantores marchava Hosaías, seguido pela metade das autoridades de Judá.
33 Os seguintes sacerdotes, tocando trombetas, marchavam em seguida: Azarias, Esdras, Mesulã, Judá, Benjamim, Semaías e Jeremias. Depois vinha Zacarias, filho de Jônatas e neto de Semaías. (Seus outros antepassados foram Matanias, Micaías e Zacur, do grupo de famílias de Asafe.)
36 Zacarias era seguido pelos outros membros do seu grupo de famílias: Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanani. Todos eles levavam instrumentos musicais do tipo dos que tocava o rei Davi, homem de Deus. Esdras, o mestre da Lei, ia na frente deste grupo.
37 No Portão da Fonte, eles subiram as escadas que levavam até a Cidade de Davi, passaram pelo palácio de Davi e voltaram para a muralha no Portão das Águas, no lado leste da cidade.
38 O outro grupo daqueles que louvavam a Deus saiu para a esquerda, também andando em cima da muralha, e eu os segui com metade do povo. Nós fomos desde a Torre dos Fornos até a Muralha Larga.
39 Dali passamos pelo Portão de Efraim, pelo Portão de Jesana, pelo Portão dos Peixes e pela Torre de Hananel e pela Torre dos Cem, até chegarmos ao Portão das Ovelhas. E a marcha terminou perto do Portão do Templo.
40 Então os dois grupos chegaram até a área do Templo. Junto com os chefes que estavam no meu grupo,
41 também havia os seguintes sacerdotes, que tocavam trombetas: Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias.
42 E também Maaséias, Semaías, Eleazar, Uzi, Joanã, Malquias, Elão e Ézer. Os cantores, chefiados por Jezraías, cantavam o mais alto que podiam.
43 Naquele dia foram oferecidos muitos sacrifícios, e o povo estava muito contente e feliz, pois Deus os havia enchido de alegria. As mulheres e as crianças também entraram na festa, e o barulho que o povo fazia podia ser ouvido de longe.44 Ainda naquele dia, foram nomeados homens que ficaram encarregados do depósito onde eram guardadas as ofertas para o Templo e também a décima parte das colheitas e os primeiros cereais e frutas colhidos cada ano. Esses homens recolhiam nas fazendas de perto das várias cidades as contribuições exigidas pela Lei para os sacerdotes e levitas, conforme a Lei mandava. Todo o povo de Judá estava contente com o serviço dos sacerdotes e dos levitas
45 porque eles haviam realizado as cerimônias de purificação e as outras cerimônias que Deus havia mandado. Os músicos do Templo e os guardas do Templo também cumpriam os seus deveres de acordo com os regulamentos feitos pelo rei Davi e pelo seu filho Salomão.
46 Desde a época do rei Davi e de Asafe, o músico, muito tempo atrás, os músicos haviam dirigido os hinos de louvor e de agradecimento a Deus.
 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE


Neemias era copeiro do rei Artaxerxes.

Ele provava o vinho e qualquer líquido antes do rei tomar.

Neemias servia a Deus de coração, mas tinha vindo cativo de Israel, era escravo, e servia o rei Artaxerxes.


Quando Neemias soube que seu povo estava sofrendo muito em Judá e que o muro de Jerusalém tinha sido derrubado, ficou muito triste.


Então, Neemias começou a orar por seu povo querendo ajudá-lo de alguma forma.

Como Neemias era copeiro do rei, foi servir vinho para o rei como sempre.

O rei percebeu sua tristeza e perguntou o motivo dela.

Neemias contou que o seu povo sofria muito em Judá porque o muro da cidade tinha sido derrubado e as suas portas destruídas pelo fogo.


O rei resolveu ajudar Neemias. A oração de Neemias foi ouvida por Deus.

Vocês viram como devemos sempre orar? Deus ouve nossas orações e atende conforme a vontade Dele para nosso bem.

Neemias foi nomeado governador do rei nas terras de Judá.

Agora Neemias poderia ajudar seu povo. Ele ficou muito feliz.

Neemias foi para Jerusalém, com a permissão do rei, para reconstruir os muros da cidade e suas portas para que a cidade voltasse a ser segura.


Quando terminaram a reconstrução, pediram para o escriba Esdras ler o livro da Lei.


Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo com ele.

Todo o povo ouvia com atenção a leitura do livro da Lei.

Todo o povo resolveu pedir perdão dos seus erros para Deus e decidiram obedecer aos seus mandamentos.

Todos cantaram louvores a Deus- Salmo 147,148,149,150.


Vamos aprender a pedir perdão dos nossos erros para Deus?


Deus é sempre bom e pronto a perdoar.

Oração: mostre uma figura de oração- ore com as crianças, peça perdão dos erros cometidos e agradeça a Deus por sua bondade.


Recurso visual: 








Atividades:








Atividade
Trabalho manual:
Pinte ou cole lã no cabelo



Atividade
Recorte tijolos de papel pedra ou papel marrom e faça um muro colando os tijolos e escrevendo o versículo.


BRINCADEIRA:

Que tal brincar de LEGO? Leve essas peças de montar, para eles brincarem de Neemias!
Ou esses blocos de madeira que são lindos e baratos.



Oração:
Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.


Lanche: Sirva um lanche gostoso e nutritivo



  Conclusão:

Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.




Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
O texto bíblico da lição se encontra em:
 
Neemias – Capítulo 12. 27 - 46
  Conclusão 


LEMBRANCINHA:

Escreva com caneta na bexiga ainda vazia o versículo e peça para as crianças encherem.


  Lembrancinha:





Convide a todos para retornarem.



 Deus abençoe.


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com


                                                                         Maternal: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário