domingo, 4 de novembro de 2018

Daniel e seus amigos: Aula bíblica 05: Maternal


Ideias para o ensino: 
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.


QUEBRA-GELO: MATERIAL: 
Um copo com água limpa e outro sujo.
PROCEDIMENTO: Mostre às crianças um copo de água bem limpinha. Pergunte para elas: Quem gostaria de tomar um gole? Agora mostre um copo de água suja com terra. E agora, quem gostaria de beber desta água? (Deixe as crianças responderem). Por que não? É água do mesmo jeito. É claro que está um tanto suja, mas não deixou de ser água. Bem, dá para perceber que essa água suja não serve para você, não é verdade? É porque essa água está contaminada.
MORAL: Da mesma maneira para sermos usados por Deus, não podemos permitir contaminação, nos misturando com a sujeira do pecado. 

Introdução

Monte uma mesa de lanche com bolachas, pedaços de bolo, bala e deixe as crianças comerem à vontade.) É bom poder comer à vontade! Na história de hoje, vamos ouvir sobre alguns rapazes que não puderam comer à vontade.



 Momento do louvor 
 Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus. 




É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil com legenda)



EM TODO TEMPO LOUVAREI AO SENHOR - Vaneyse - Música Infantil




POR DENTRO, FORA, ALTO E BAIXO SEMPRE SOU FELIZ!



Minha Oração - CRISTINA MEL





Para guardar no coração:




Vamos ler o que a Bíblia diz: 

  
Daniel – Capítulo 1. 2 - 21
2 Deus deixou que Nabucodonosor conquistasse a cidade e também que pegasse alguns objetos de valor que estavam no Templo. Nabucodonosor levou esses objetos para a Babilônia e mandou colocá-los no templo do seu deus, na sala do tesouro.
3 O rei Nabucodonosor chamou Aspenaz, o chefe dos serviços do palácio, e mandou que escolhesse entre os prisioneiros israelitas alguns jovens da família do rei e também das famílias nobres.
4 Todos eles deviam ter boa aparência e não ter nenhum defeito físico; deviam ser inteligentes, instruídos e ser capazes de servir no palácio. E precisariam aprender a língua e estudar os escritos dos babilônios.
5 O rei mandou também que os jovens israelitas recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia. Depois de três anos de preparo, esses jovens deviam começar o seu serviço no palácio.
6 Entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá.
7 Aspenaz lhes deu outros nomes, isto é, Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
8 Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido.
9 Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele.
10 Mas Aspenaz tinha medo do rei e por isso disse a Daniel: – Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados.
11 Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, de Ananias, de Misael e de Azarias. Daniel disse a ele:
12 – Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber.
13 No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser.
14 O guarda concordou e durante dez dias fez a experiência com eles.
15 Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei.
16 Aí o guarda tirou a comida e o vinho que deviam ser servidos aos quatro jovens e só lhes dava legumes para comer.
17 Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.
18 No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, Aspenaz levou todos os jovens até a presença do rei.
19 Este falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse com Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio.
20 Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
21 E Daniel ficou no palácio real até o ano em que o rei Ciro começou a governar a Babilônia.

 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE


Recurso visual: 






















Atividades:




  Atividade:
 Sugestões: 
Fazer uma salada de frutas com eles, e aproveitar para conversar sobre alimentos saudáveis. 


Oração:
Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.


LANCHE

Conclusão:
 
Brincar: 
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.



Prepare as crianças para a saída. 
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a).
O texto bíblico da lição se encontra em: 
  
Daniel – Capítulo 1. 2 - 21


Lembrancinhas:





Conclusão 
Daniel e seus amigos mostraram que amavam a Deus de verdade. Você tem coragem de dizer a seus amigos que ama a Deus? Não precisa ficar com medo ou vergonha disso. Você pode até dizer que Jesus está no seu coração e que um dia vai morar no céu com Ele.




Convide a todos para retornarem.



 Deus abençoe.


TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

Leia a Bíblia


Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nunca é tarde para ensinar uma criança a verdade do Evangelho.
Fonte: adaliahelena.blogspot.com


                                                     Maternal: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário