domingo, 21 de outubro de 2018

Plano anual de ensino para berçário

· Exploração dos objetos e brincadeiras:

· Objetivo geral:
· Criar um espaço educador, que convide a criança a brincar, que estimule o interesse e a participação das crianças;
· Expor os objetos de forma que a criança possa socializar com o material, com o meio e com outras crianças.

Objetivo específico:
· Explorar ambientes diversos;
· Manusear diferentes objetos;
· .Movimentar-se livremente em espaços variados;
· Desenvolver a autonomia;
· Estimular os sentidos.

· Conteúdos
· Exploração dos cantos lúdicos;
· Contato com objetos e brinquedos variados
· Atividades com diferentes texturas, formas, cores, tamanhos;
· Brincadeiras cantadas, e brinquedos sonoros;
· Explorar objetos sonoros, coloridos, com diferentes formatos.
· Atividades diversas com espelhos.
· Linguagem oral e comunicação

· Objetivo geral:
· Oferecer à criança variadas situações de comunicação verbal para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
·
· Objetivo especifico:
· Realizar comandos simples para execução;
· Nomear objetos verbalmente;
· Participar de situações de leitura;
· Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, cantar, comunicar-se e expressar;
· Estimula da fala por meio da interação com o outro por gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.

· Conteúdos
· Cantar e contar histórias com diferentes entonações de voz;
· Montagem de uma bebe teca;
· Cantar músicas;
· Leitura de histórias e livros infantis;
· Imitação de sons;
· Nomear verbalmente objetos e pessoas;
· Falar com as crianças nos momentos da rotina,
· Estimular por meio de sons o balbuciar dos bebes e a imitação de expressões faciais;
· Leitura não convenciona! De figuras

· Desafios corporais:
· Objetivo geral:
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
· Criar situações de equilíbrio e controle do próprio corpo;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
· Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, engatinhar, arrastar-se, desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão e encaixe, lançamento, para o uso de objetos diversos.

· Objetivo especifico:
· Desenvolver o equilíbrio;
· Reconhecer a imagem do próprio corpo;
· Nomear as partes do corpo
· Explorar movimentos corporais como: rolar, dançar, arrastar, puxar, entrar e sair.

· Conteúdos
· Atividades de encaixe, Desafios;
· Atividades com circuito; Tapete de sensações/estímulos;
· Espalhar objetos coloridos par que a criança tente alcançá-los ou mesmo pisar sobre eles; Oferecer pontos de apoio firme e seguros, para que a criança tente andar; Amparar a criança e colocá-la sentada buscando equilíbrio.
· Identidade e autonomia:
·
Objetivo geral:
· Valorizar a criança, construir sua identidade por meio das interações expressando seus desejos, vontades, desagrados e sentimentos desenvolvendo a autonomia.

Objetivo especifico:
· Desenvolver a autonomia; Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua
Unidade e as sensações que ele produz:
· Relacionar-se com os colegas, professores e funcionários;
· Construir sua identidade por meio das interaçòes socioculturais e da vivência de diferentes situações;
· Estimular às expressões afetivas para consigo mesma e com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho e lazer);
· Reconhecer a autoimagem;
· Conhecer os gostos e preferências das crianças.
· Conteúdos
· Realização de pequenas tarefas;
· Utilizar os momentos da rotina como a escovação e o momento da alimentação para diferentes aprendizagens;
· Reconhecer os adultos que lhes cuidam;
· Reconhecer os espaços onde ficam;
· Relacionar-se e comunicar-se com o outro
· Realizar suas escolhas;
· Bater palmas e descobrir suas mãos com o olhar;
· Atividades em frente ao espelho;
· Painéis de fotos para identificar a si e aos familiares;
· Estimular o fazer sozinho.

Linguagem musical e expressão corporal:
· Objetivo geral:
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

Objetivo especifico:
· Explorar diferentes tipos de objetos que imitam som.
· Perceber som silêncio;
· Participar de brincadeiras e jogos cantados;
· Reconhecer objetos sonoros simples;
· Discriminar sons de objetos e animais;
· Relacionar som e movimento.

Conteúdos
· Atividades diversificadas de movimento;
· Utilização de jogos e brincadeiras cantadas como fonte musical;
· Utilização de acalantos, parlenda, cantigas de roda e instrumentos populares da cultura:
· Organização do espaço para as atividades musicais;
· Escolha das fontes sonoras e confecção dos objetos sonoros;
· Utilização da bandinha musical,
· Brincadeiras de roda;
· Seguir e procurar os sons;
· Jogos de imitação e sons locais.

·Exploração da linguagem plástica:
· Objetivo geral.
· Ampliar o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e matérias, explorando suas características e propriedades entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas.

Objetivo específico:
· Observar e identificar diversas imagens.
· Realizar suas próprias produções;
· Utilizar diferentes materiais sobre diferentes superfícies.

· Conteúdos
· Manipulação de materiais diversos;
· Exploração de texturas e formas;
· Exploração das sensações corporais;
· Dramatizações;
· Músicas e jogos de imitações;
· Representação da própria imagem por meio de espelhos;
· Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas;
· Atividades com objetos recicláveis;
· Contato com diversos material; 


· Impressão das marcas gráficas com diferentes superfícies e materiais;

· Rasgar, amassar, manusear papéis diversos;
· Colagens;
· Pinturas;
· Expressões faciais.·

Desafios corporais:
· Objetivo geral:
· Proporcionar desafios para que as crianças saibam o que o seu corpo pode fazer, conhecendo gradativamente seus limites e potencialidades:

· Exploração do meio em que a criança esta conhecer outros espaços a serem explorados;
· Valorizar as conquistas corporais.

· Objetivo específico:
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais através das brincadeiras e diversas situações
· Possibilitar situações onde a criança possa experimentar situações em que a ela execute movimentos articulados do corpo;

· Utilizar de jogos e brincadeiras diversas desafiando e explorando as funções motoras.
· Conteúdos
· Equilíbrio;
· Esquema corporal;
· Nomeações das partes do corpo;
· Rolamento; 


· Vivência dos movimentos de engatinhar, pular, dançar, arrastar e puxar;

· Apoio para andar;
· Noções de entrar e sair, dentro e fora;
· Desenvolvimento de ações onde a criança experimente com o corpo noções de equilíbrio, impulso, força, velocidade, flexibilidade e direção.
Fonte:Professorarosangeladagloria.blogspot.com




  Para Continuar lendo Berçário

Nenhum comentário:

Postar um comentário